Dicas de Mulher Dicas de Beleza

7 penteados práticos e rápidos para o verão

Sugestões de penteados descomplicados para ficar bonita sem sofrer com o calor

em 06/02/2015

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Com o verão e as altas temperaturas, ter cabelo comprido passa a ser um grande incômodo e muitas mulheres chegam a cogitar um corte mais curto nessa época do ano. Mas, para quem não quer se desfazer das madeixas e, ainda assim, conseguir amenizar o calor de forma prática, a solução é apelar para penteados que deixem a nuca e pescoço à mostra.

Seguem algumas possibilidades, que vão desde penteados que prendem todo o cabelo, para dias em que não é possível não ficar de pescoço de fora, até penteados que prendem parte do cabelo ou deixam os cabelos soltos, para quem não abre mão, mesmo no calor. Confira:

1. Rabo de cavalo

É possível que o rabo de cavalo seja o primeiro penteado que toda mulher aprenda a fazer. Simples e rápido, é ótimo para dias quentes e para quando há pouco tempo disponível para um penteado mais elaborado. Mas não é por ser tão simples que o rabo de cavalo precisa ser sempre igual.

Além da possibilidade de se usar os mais diversos acessórios, como elásticos, tiaras, fivelas e laços, a altura em que é feito o rabo de cavalo faz toda diferença no visual, assim como as combinações. Pode-se combinar o rabo de cavalo com topete, fios soltos, nós ou pequenas tranças, por exemplo. Pode-se também fazer um penteado mais preso ou mais bagunçado, tudo dependendo do estilo e da ocasião.

No vídeo abaixo, a blogueira Lu Ferraes mostra o passo-a-passo de um rabo de cavalo diferente, com topete, volume e bagunçadinho.

2. Tranças

As tranças, além de práticas, são muito úteis para criar visuais românticos e para lidar com os dias em que o cabelo não quer colaborar. E a variedade é imensa. Há tranças mais certinhas, mais despojadas, tradicionais, invertidas, embutidas, laterais, tipo escama de peixe, maxi tranças, tiaras de trança, coques trançados e mais uma infinidade de possibilidades.

No vídeo a seguir, a blogueira Niina Secrets ensina a fazer uma trança embutida e uma trança invertida embutida.

3. Coque

Prático e rápido, o coque é um penteado versátil que nunca sai de moda, pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e usado nas mais diversas ocasiões.

Entre as muitas possibilidades de uso desse penteado, há o coque baixo, mais tradicional; o coque alto ou coque bailarina, que fica no topo da cabeça; o coque lateral, coque nó, coque leque e coque desfiado. Todos eles podem ser montados de forma mais estruturada ou mais despojada, com fios soltos, ou mais volumosa, sempre dependendo da ocasião em que será usado.

No vídeo abaixo, a blogueira Niina também ensina como fazer um coque leque despojado, ótimo para ser utilizado em situações mais informais.

4. Penteado torcidinho

Mais do que apenas um penteado, o torcidinho é uma espécie de “decoração”, que pode mudar completamente outro penteado, como um coque, trança ou rabo de cavalo.

Além de ser simples, é um penteado muito feminino, podendo ser usado inclusive com o cabelo solto.

Para fazê-lo, é necessário separar e torcer pequenas mechas do cabelo na direção desejada, prendendo nas laterais da cabeça ou atrás. Use grampos e spray fixador para o acabamento.

A blogueira Bruna Pacífico mostra, no vídeo, como fazer um penteado torcidinho fácil e charmoso, que pode ser usado em diversas ocasiões.

Neste outro vídeo, a Brunna Fabrício opta por uma possibilidade mais elegante, que pode ser usado tranquilamente em uma festa.

Vic Ceridono, por sua vez, mostra sua versão do penteado torcidinho, apelando para um acessório para montar o que ela chama de “penteado que as francesas amam”.

5. Semipreso

Para as mulheres que não gostam ou não querem prender todo o cabelo, também há opções que combinam muito bem com o clima de verão.

A primeira dessas opções é o cabelo semipreso, um penteado romântico que fica muito bem tanto em cabelos lisos como cacheados e volumosos.

Para montá-lo, basta puxar algumas mechas da parte superior da cabeça para trás e prender os fios como um rabo de cavalo, com elástico ou fivela. Alternativamente, é possível fazer o rabo de cavalo como se fosse o início de uma trança grega, como mostra a Roberta Mello no vídeo a seguir.

6. Ondas naturais

Cabelos ondulados combinam muito com o verão, praia e calor. Para quem já tem os cabelos naturalmente ondulados, o segredo é conseguir um efeito natural sem armar. Isso pode ser feito com aplicação de mousse ou spray fixador nos fios ainda úmidos, que devem ser amassados com as mãos, das pontas ao comprimento, e depois secados com difusor.

Para aquelas mulheres que não tem os cabelos ondulados, ou querem conseguir um efeito mais marcante, basta seguir um dos tutoriais abaixo. No primeiro, Victoria Emi explica como fazer ondas bastante semelhantes às naturais usando a prancha. No segundo, Jéssica Flores mostra como conseguir o mesmo efeito com o babyliss. E no terceiro, Mari Leon mostra três técnicas alternativas para quem não tem ou não usa nem prancha, nem babyliss. Confira:

Com chapinha

Com babyliss

Sem chapinha ou babyliss

7. Cabelo com efeito molhado

O cabelo com efeito molhado, além de ser rápido, prático, e dificilmente sair do lugar, é muito adequado para o verão, por dar a impressão de que a pessoa acabou de sair do banho ou da piscina. O visual acaba transmitindo uma sensação de limpeza e frescor, mas para conseguir que esse efeito dure bastante tempo sem armar ou estragar, é preciso aplicar um bom gel combinado com spray fixador.

Uma boa dica para que o efeito molhado fique mais bonito é misturar um pouquinho de óleo de coco ou algum outro óleo finalizador ao gel no momento da aplicação. Isso garante um brilho extra e impede que o gel resseque o cabelo.

Aliás, em se tratando de gel, opte sempre por formulações sem álcool, que são menos agressivas para os fios e também possuem ótima fixação.

No vídeo abaixo (aos 4m43s), Tatiana Lobo mostra uma possibilidade de penteado com efeito molhado bastante utilizado pela Kim Kardashian.

Mais 25 ideias de penteados fresquinhos

Todos os penteados mencionados podem ser utilizados em todos os tipos de cabelos, mas os cabelos cacheados e crespos, por seu tipo e volume, permitem variações muito bonitas e fáceis de fazer.

No vídeo abaixo, Camilla Santana mostra nada menos do que 25 possibilidades de penteado para cabelos cacheados e crespos, a maioria com nuca e pescoço à mostra, ou seja, ótimos para serem usados nos dias quentes. Confira:

Cuidados especiais com os cabelos no verão

O cuidado com os cabelos deve acontecer durante o ano todo, em todas estações, porém, de acordo com Alan Cocolo, proprietário e hairstylist do Salão Prime, localizado no interior de São Paulo, durante o verão, por conta do excesso de praia e piscina, o cuidado com os fios deve ser redobrado.

Segundo ele, “é obrigatório usar leave in com filtro solar diariamente. Este produto, disponível em inúmeras marcas, pode ser encontrado com facilidade atualmente. Ele protege da poluição e também dos raios solares. Outra atitude indispensável é apostar em máscaras de nutrição e hidratação semanalmente, especialmente as que contam com aminoácidos ou óleos vegetais em sua composição.” No caso de cabelos muito finos, Cocolo indica que o leave in seja substituído por um spray, para que os fios não fiquem pesados. Já as cacheadas podem optar por produtos mais hidratantes, até com silicone.

O hairstylist ressalta que o leave in é fundamental antes de entrar no mar ou piscina. Se o cabelo for loiro platinado, o cuidado precisa ser ainda maior, pelos danos que esse tipo de procedimento causa. Assim, a pessoa “deve usar dois tipos de máscara: uma de reconstrução e outra de nutrição. Vale lembrar que a reconstrução deixa os fios mais enrijecidos, isso faz parte da reconstrução, por isso é necessário nutrir, para deixar os fios com toque sedoso e macio.”

Alan ainda dá uma dica muito importante: “Para as loiras evitarem os fios esverdeados após um banho de piscina, a dica é aguardar pelo menos duas semanas após o retoque para dar um mergulho. Também indico o uso de máscaras e reparadores de ponta com fator de proteção após um dia de praia, para garantir que os fios fiquem nutridos e saudáveis”.

Para fechar os conselhos em relação a essa época do ano, o hairstylist recomenda que quem tem os fios longos evite “entrar na praia ou piscina com os cabelos soltos, pois desta forma eles absorvem uma quantidade maior de cloro ou sal. O indicado é já entrar com os fios molhados, de preferência com água mineral” e, sempre que possível, deixar os cabelos secarem naturalmente.

Com esses cuidados e os penteados práticos, seus cabelos vão passar pelo verão lindos, saudáveis e bem arrumados, para que você possa aproveitar o melhor da estação.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas