Dicas de Mulher Dicas de Saúde

10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

Com o reaproveitamento de alimentos você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal e ainda ajuda o planeta

em 12/11/2013

Foto: Thinkstock

Segundo dados do Instituto Akatu, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo. A triste notícia é que um terço dos alimentos produzidos é jogado fora. Diariamente 39 mil toneladas de alimentos são destinados para o lixo, quantidade suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de brasileiros com as três principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).

Pensando em evitar o desperdício, é necessário buscar alternativas para o reaproveitamento dos alimentos que sobram das refeições. Para te ajudar nessa tarefa, a estudante de nutrição Yolanda Lopes da Silva preparou 10 maneiras inteligentes para você reutilizar os restos de alimento. O legal é que com o reaproveitamento você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal:

  1. Tomate: Sabe as pontas do tomate que você tira e joga fora? Se batidas com um pouco de água e extrato de tomate você tem um belo molho. Para isso você precisa higienizar bem o tomate antes de cortar, retirar as pontas, guardar em um saquinho e congelar. Para utilizar não é necessário descongelar, somente bater no liquidificador;
  2. Arroz: As sobras de arroz podem virar um bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto;
  3. Feijão: Sobrou feijão? Que tal fazer um delicioso Tutu? Outras opções são: Feijão Tropeiro e Sopa de Feijão;
  4. Frango: Pode ser desfiado e reutilizado em tortas, pizzas, risoto;
  5. Leite: O leite talhado pode render um delicioso doce de leite;
  6. Pão duro: Você pode batê-lo no liquidificador e preparar uma farinha de rosca. Torradas e Bolinhos de Carne feitos com pão também ficam deliciosos!
  7. Carne e Ovos: Uma farofa fresquinha pode ser preparada com as sobras de carnes e ovos;
  8. Cascas: As cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma deliciosa geleia. Confira uma receita no final da matéria;
  9. Sementes: As sementes das frutas e legumes também podem ser reaproveitadas. Ao triturá-las no liquidificador e misturá-las com linhaça é possível fazer uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. Outra opção é torrá-las no forno e usá-las como lanches rápidos, nutritivos e saudáveis durante o dia;
  10. Compostagem: Outra coisa que você pode fazer com as cascas, sementes, borra de café e chás e cascas de ovos é a compostagem, uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica.

Além do reaproveitamento, uma dica importante é você cozinhar e se servir apenas com a quantidade necessária para seu consumo evitando que os restos do prato acabem indo para o lixo. E busque sempre comer na janta ou no outro dia o que sobrou nas panelas da refeição.

Na hora das compras também é preciso cuidado. Compre apenas a quantidade necessária para o consumo evitando que alimentos estraguem na geladeira ou despensa. Verifique a data de validade de cada produto para não comprar uma grande quantidade de um alimento que está próximo de vencer.

Confira algumas receitas para colocar as dicas de reaproveitamento em prática já:

Geleia de casca de melão

Ingredientes:

  • Casca de um melão médio
  • 1 pauzinho de canela
  • 2 cravos
  • Açúcar
  • Água

Modo de preparo: Lavar e cortar em pedaços a casca do melão (a parte amarela e a branca) e cozinhá-las com água suficiente para cobrir os pedaços de casca totalmente. Cozinhe até que a parte branca se desfaça. Coe em pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco. Para cada copo de suco obtido, acrescentar um copo de açúcar. Acrescente a canela e os cravos e leve novamente ao fogo para ferver até chegar ao ponto desejado.

Farofa de sementes funcional

  • 200g de linhaça
  • 200g de gergelim
  • 200g de girassol
  • 200g de aveia
  • 200g de semente de melancia
  • 200g de semente de abóbora
  • (triturar em liquidificador)

Misturar todos os ingredientes já triturados no liquidificador com 300 gr de avelã ou nozes picadas. Guarde na geladeira em recipiente escuro e com tampa.

Se você tiver mais alguma dica interessante para compartilhar conosco escreva nos comentários!

Comentários
Dicas relacionadas