Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

Livre-se dos carunchos

Saiba o que fazer quando encontrar esses bichinhos dentro do armário da cozinha

em 30/01/2013

Foto: Thinkstock

Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros.

Para que eles não tomem conta da sua despensa, perfurem as embalagens e estraguem seus mantimentos, confira algumas dicas para evitar os carunchos de uma forma prática e eficaz.

Sempre que estocar novos alimentos no armário, é recomendável retirar os que já estavam guardados e conferir a data de validade de cada um. Evite estocar os condimentos por muito tempo, pois os alimentos vencidos são alvos fáceis para a proliferação dos carunchos.

Os pacotes abertos devem ser guardados em potes hermeticamente fechados. Se encontrar pacotes de alimentos com furos e notar a presença dos carunchos dentro das embalagens, elimine-as imediatamente.

Evite que os alimentos fiquem em armários totalmente fechados, prefira guardá-los em locais mais abertos ou em armários com portas de treliça.

Para ter uma boa ventilação do local e evitar a umidade, deixe as portas do móvel abertas por um tempo pelo menos duas vezes por semana. Além disso, aproveite essa oportunidade para limpar o armário e conferir se não há nenhum pacote furado ou com carunchos.

A limpeza frequente da despensa é fundamental para manter os carunchos longe dos alimentos. Para limpar o local onde a comida é guardada, use uma flanela seca ou papel toalha. Evite usar pano úmido. Porém, se preferir limpar com o seu produto de limpeza favorito, não se esqueça de deixar o móvel aberto para secar bem antes de recolocar os produtos nas prateleiras.

Em casos mais extremos, pode ser necessário fazer a dedetização dos ambientes e armários. Alguns dos produtos mais usados para esse fim incluem pirimiphos-methyl e fenitrothion. Recomenda-se recorrer a empresas especializadas e de sua confiança para executar a dedetização.

Outra dica eficaz contra os carunchos é colocar um recipiente com um pouco de borra de café dentro do armário ou gotas de óleo (essência) de eucalipto. O truque funciona como um inseticida natural e mantém os carunchos longe dos alimentos.

Mais dicas para evitar e se livrar dos carunchos dos alimentos

Veja o vídeo abaixo com mais conselhos para que esses bichinhos fiquem bem longe dos seus alimentos.

Carunchos da madeira

Algumas espécies de carunchos se alimentam da madeira. Este tipo não é tão comum no Brasil, mas é possível que eles apareçam, porém, com menos frequência que os carunchos dos grãos. Esta espécie vive melhor no clima temperado europeu, tendo ocorrência mais frequente em Portugal.

As larvas desta espécie se desenvolvem em fendas e rachaduras das madeiras coníferas (Pinus, Picea e Abies) alimentando-se da madeira, cavando buracos nela. Quando adultos, os carunchos perfuram a madeira para chegarem ao exterior e deixam orifícios na superfície.

É possível perceber a presença destes carunchos através da detecção de pequenos montinhos de madeira em pó, semelhantes aos montes de terra que as formigas fazem ao redor das casas de alvenaria.

Madeiras que foram tratadas com bom acabamento em verniz ou tinta são mais resistentes a esses carunchos. Porém, se o problema acometer seus móveis e portas, uma forma de se livrar dos carunchos é deixar itens de madeiras sempre bem iluminados e arejados, pois essa espécie se desenvolve melhor em ambiente úmido e escuro.

Se a praga tiver se infestado de forma grandiosa, a solução, nesse caso, é contar com dedetização profissional.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas