Dicas de Mulher Dicas de Casa

Horta em casa

Confira as dicas e aprenda a fazer sua própria horta em casa

em 06/02/2012


Quem não gostaria de preparar diversas receitas com vegetais e hortaliças frescas cultivados na própria horta? Produzir os próprios alimentos além de mais saudável, longe de agrotóxicos, é muito prazeroso e proporciona horas em contato com a natureza. Sem contar que a horta caseira ainda acaba fazendo parte da decoração.

Para ter uma horta em casa não é preciso possuir um espaço grande tanto em casas como em apartamentos, basta cultivar em vasos ou canteiros. Pelo fato do espaço ser pequeno, o trabalho é mais fácil e prático para cultivar os alimentos. As hortaliças se adaptam muito bem nesses espaços e não dão muito trabalho na hora de cuidar.

Se você dispõe de um espaço amplo, só tem a ganhar, pois pode deixar a sua horta com mais variedade de alimentos. Veja abaixo algumas dicas de como ter uma horta em casa e para facilitar, saiba quais alimentos podem ser cultivados em cada espaço.

Horta em espaço pequeno

Para horta em espaço pequeno, como varandas e sacadas, os alimentos que se adaptam muito bem são: Agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.

Horta em espaço grande

Já no caso de fazer horta em espaço grande, como em hortas de sítio ou em quintal, os alimentos possuem mais espaço e por isso podem ser melhor cultivados abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem.

Agora que você já sabe quais os alimentos mais indicados para plantar, dependendo do espaço disponível, confira o vídeo abaixo e aprenda passo-a-passo como montar a sua horta em casa.

Depois de montada, não se esqueça de cuidar bem da sua horta. Regue-a diariamente para que os vegetais cultivados continuem crescendo bonitos e fortes. Adube sempre com quantidades de adubo mineral e caso as mudas começarem a perder a vitalidade, recomece a plantação.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas