Descubra as vantagens de praticar yoga para dormir e comece essa noite

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Em 03.02.21

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Em 03.02.21

Ter uma boa noite de sono é importante para manter a saúde em dia. Contudo, nem todos conseguem descansar bem, por isso, a procura por práticas como yoga para dormir aumentaram. Dessa forma conversamos com uma instrutora de yoga para esclarecer dúvidas e apresentar detalhes desse exercício.

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Pode fazer yoga antes de dormir?

A yoga é conhecida por trabalhar a mente e o corpo, além de atuar no sistema nervoso parassimpático. Esse sistema, quando desregulado, provoca a insônia, um distúrbio que gera prejuízos à saúde. De acordo com Bruna Bali, instrutora e digital influencer, a prática da yoga para dormir é recomendada porque “podemos induzir um relaxamento profundo capaz de permitir uma noite verdadeiramente reparadora”.

6 posições de yoga para dormir tranquilamente

Muitas razões levam as pessoas a começarem a prática da yoga para dormir, sendo a insônia uma delas. Segundo a Sleep Foundation, esse exercício ajuda na melhora da saúde mental, emocional e do estresse, alívio de algumas dores, perda de peso e melhora do sono. Portanto, confira 6 posições simples que você pode pôr em prática antes de se deitar:

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  • Postura da Criança (Balasana): para essa primeira postura, fique ajoelhada com os joelhos ligeiramente afastados, esticando os braços para frente e relaxando o corpo sob as coxas. Encoste sua testa na cama e respire profundamente, através dessa posição você poderá descarregar a tensão e aliviar a sensação de peso na cabeça ou nas costas.
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  • Torção: em seguida, deite-se em sua cama, estenda as pernas em direção ao peito e estique os braços na lateral do seu corpo. Ponha os joelhos para um lado e vire o rosto para o oposto, a medida que mantém seus ombros bem relaxados e em contato com a cama. Após alguns minutos troque os lados, mas lembre-se que o segredo da torção é a respiração que deve ser leve e suave.
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  • Posição Invertida (Viparita Karani): para essa posição, coloque as pernas perpendicularmente levantadas em uma parede e mantenha a posição por 10 a 15 minutos, relaxando o pescoço e o abdômen. Segundo Bruna, “essa postura vai ajudar a restaurar a boa circulação sanguínea e a reduzir as retenções de líquido, que acumulam na região das pernas, após um dia cansativo”.
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  • Posição Apana: ainda de costas, dobre os seus joelhos no peito e abrace as suas pernas por alguns minutos. Você pode ficar parada ou balançar lentamente de um lado para o outro a fim de relaxar. Por fim, solte as pernas e relaxe os pés completamente e respirando de forma profunda.
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  • Posição deusa reclinada – Supta Baddha Konasana: mantendo as costas na cama, dobre seus joelhos e junte as solas dos pés. Em seguida, com cuidado, deixe os joelhos afastados caírem para o lado. Deixe os braços caídos nas laterais do corpo, bem relaxados; e respire fundo, expandindo até o abdômen inferior. Aproveite o momento de relaxamento visto que essa posição ajuda a abrir o peito e o quadril.
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  • Posição Savasana: por fim, essa posição que também é conhecida como a posição do cadáver. Fique completamente deitada em sua cama com peito, braços e pernas esticados e palmas das mãos viradas para cima. Tire alguns instantes para observar a sua respiração, caso deseje você pode fazer a meditação yoga nidra.

De acordo com Bruna, “ao praticar a yoga voltada para o relaxamento e acolhimento, podemos induzir um relaxamento profundo capaz de permitir uma noite verdadeiramente reparadora, restaurando todas as funções orgânicas do nosso corpo”. Sendo assim, busque, uns minutos antes de ir se deitar, fazer yoga para dormir e descansar completamente.

Como fazer yoga para dormir

Com toda a certeza praticar yoga para dormir é algo benéfico para a saúde, porém, como qualquer outro exercício, deve ser praticada regularmente para que seus efeitos possam ser duradouros. Sendo assim, confira algumas formas de praticar essa técnica e adotá-la no seu dia a dia.

Tenha um sono tranquilo com yoga

Um dia estressante e agitado podem afetar e muito o seu sono, por isso é importante relaxar o corpo antes de se deitar. A Bruna Bali mostra em seu canal alguns exercícios e técnicas simples para relaxar o corpo e dormir bem. Aproveite para ter uma merecida noite de descanso.

Combine a meditação com o yoga para dormir tranquila

Alcance um relaxamento profundo através da yoga nidra, uma técnica de yoga com meditação que deve ser praticada deitada, sendo assim, recomendada para antes de dormir. A instrutora Camila Zen irá te guiar para você desfrutar de um sono tranquilo.

Dê adeus a insônia com essa prática simples

Nessa aula a instrutora Fernanda Raiol apresenta movimentos voltados especialmente para quem tem insônia. Desde exercícios respiratórios até alongamentos para relaxar ao máximo o corpo, nessa aula você encontra as técnicas para ajudar na insônia e descansar bem.

Relaxe profundamente e aproveite uma noite serena

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Depois de um dia agitado, separe 15 minutos antes de dormir e veja a diferença no seu sono. Pratique yoga para dormir com a instrutora Pri Leite que, com movimentos fáceis, irá direcionar você a uma noite tranquila.

Como você pode ver é muito benéfico para a saúde e para a mente praticar yoga para dormir, pois ela induz a um relaxamento profundo e reparador. Além disso, esse exercício pode ser realizado por todas as idades, “desde criança até idosos”, afirma Bruna. Por fim, confira outras dicas de como dormir bem e aproveitar horas de sono tranquilas.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar