Conheça a prática da yoga facial e todos os seus benefícios

Escrito por
Em 12.02.21

iStock

Muito se fala sobre atividade física e os benefícios do fortalecimento dos músculos para o corpo, inclusive com o rosto. Os cuidados com essa área vão muito além da rotina com esfoliantes e cremes. Por isso, conheça a yoga facial e veja como esses exercícios funcionam como um rejuvenescedor natural.

Continua após o anúncio

O que é yoga facial

A yoga facial é uma prática milenar que não tem datas de seu registro. Há quem diga que Cleópatra, muito conhecida pela sua vaidade e rituais de beleza, já era adepta de exercícios para o rosto. Outros relatos apontam, que a yoga facial evoluiu da Kobido, uma técnica de massagem facial de origem oriental.

Segundo a instrutora Valentina Alas, a yoga facial é a arte de rejuvenescer o rosto conectando beleza, saúde física e mental. A prática também traz alguns princípios da yoga convencional, como disciplina e autorrealização.

A yoga facial é mais uma possibilidade de autocuidado e sua prática pode ser diária, assim como escovar os dentes, se alongar e exercitar o corpo todo.

Conheça os benefícios da yoga facial

iStock

Com o passar dos anos, o nosso corpo perde colágeno e ácido hialurônico naturalmente, isso abre espaço para a flacidez e linhas de expressão. A yoga facial entra como uma grande aliada e ajuda na prevenção e fortalecimento dos músculos do rosto. Só não se engane achando que a prática se resume apenas a estética, ela também traz outros benefícios, veja:

  • Exercite a papada: os músculos do pescoço também são exercitados na yoga facial. A atividade na região ajuda a tonificar e retardar o envelhecimento, ativa a circulação diminuindo inchaços, podendo até reverter alguns casos;
  • Yoga facil rejuvenesce: os exercícios propostos pela yoga facial ajudam na circulação sanguínea, eliminação de toxinas, drenagem de líquidos e fortalecimento muscular. A combinação de tudo isso garante uma pele com mais sustentação, vivacidade e menos linhas de expressões;
  • Firmar o rosto: a yoga facial é capaz de eliminar rugas, tonificar o rosto todo, delinear as bochechas, maxilar e lábios. A diferença pode ser notada em poucas semanas de prática regular, e isso acontece porque os músculos trabalhados são menores e bem mais delicados que o do restante do corpo;
  • Qualidade do sono: os exercícios faciais também liberam serotonina e endorfina, substâncias de bem-estar produzidas pelo nosso cérebro e que promovem o relaxamento e sono profundo;
  • Recuperação de paralisia facial: a prática é uma grande aliada no processo de recuperação de pacientes com paralisia facial. Os exercícios diários auxiliam no fortalecimento dos músculos do rosto e podem ser feitos em qualquer lugar. Vale lembrar que a yoga facial é uma ferramenta complementar e não dispensa o acompanhamento médico;
  • Pausa para autocuidado: quantas vezes os compromissos do dia a dia foram a prioridade e as suas necessidades não? Você deve lembrar de separar um tempo em meio às suas tarefas para cuidar de si mesma e fazer um exercício que te proporcionará bem estar e saúde.

Esses são alguns dos benefícios que a prática regular pode oferecer. Considere incluir a yoga facial em sua rotina e faça isso por você, afinal, se cuidar é um ato de carinho.

Confira os melhores exercícios de yoga facial

A yoga facial leva 10 minutos e você pode fazer logo após escovar os dentes pela manhã, na pausa do trabalho ou antes de dormir. Uma dica importante: antes de iniciar os exercícios, limpe, tonifique e hidrate sua pele. Seguir esse processo garante melhores resultados, e o uso de cremes facilita que os dedos deslizem pelo rosto durante a prática.

De acordo com Valentina, os exercícios abaixo, quando feitos diariamente, trazem grandes benefícios para o rosto logo nas primeiras semanas:

Continua após o anúncio

1. Tonifique o pescoço

iStock

O exercício para o pescoço tonifica o músculo, evita as rugas horizontais da região, além de ser muito relaxante.

  1. Coloque uma mão sobre a outra com a palma voltada ao colo;
  2. Deslize os polegares pela extensão do pescoço;
  3. Ao chegar na base da clavícula, faça um biquinho com a boca e incline a cabeça para trás;
  4. Volte até que o queixo esteja paralelo ao chão;
  5. Repita a sequência 10 vezes, sempre respirando pelo nariz.

2. Ative a circulação da papada

iStock

A má postura é um dos principais inimigos da papada: olhar para o celular, computador ou qualquer outro movimento em que o queixo não fique paralelo ao chão pode causar rugas e flacidez no pescoço.

  1. Levante a cabeça levemente;
  2. Passe sutilmente as costas dos dedos na papada;
  3. Intercale as mãos;
  4. Relaxe.

3. Dê adeus as rugas na testa sem botox

iStock

A testa lisa é uma realidade para quem prática yoga facial regularmente. Existem muitos exercícios para essa região com objetivos diferentes.

  1. Relaxe os ombros;
  2. Entrelace seus dedos apoiando na testa logo acima da sobrancelha;
  3. Olhe para cima e fique nessa posição de 10 a 20 segundos por dia.

4. Drenagem de líquidos

iStock

A retenção de líquidos também acontece no rosto. O yoga facial tem exercícios que ajudam a drenagem e inchaço da região.

  1. Respire profundamente pelo nariz;
  2. Massageie as laterais do nariz com a ponta dos dedos indicadores;
  3. Repita o movimento acompanhando o formato da boca e olhos;
  4. Repita a massagem completa no rosto todo;
  5. Relaxe.

5. Reduza o pé de galinha

iStock

O exercício pode parecer simples, mas mantendo frequência é possível notar a pele diferente em poucas semanas.

Continua após o anúncio

  1. Relaxe os ombros;
  2. Coloque as palmas das mãos nas laterais do rosto;
  3. Posicione para cima a 45º;
  4. Pisque rapidamente por 15 segundos.

Os exercícios são simples e podem variar ao longo da semana para que não aconteça a fadiga muscular.

Saiba mais sobre yoga facial

Agora que você já sabe quais são os benefícios da prática e como fazer exercícios simples em sua casa, chegou a hora de testar a yoga facial em sua rotina e acompanhar os resultados. Quer aprender mais movimentos? Acompanhe os vídeos que separamos especialmente para você:

Exercício facial rápido e fácil: faça antes de dormir

A instrutora Letícia Menezes ensina alguns exercícios. Lembre-se de passar um creme hidratante ou óleo vegetal no rosto antes da prática para que os exercícios sejam mais confortáveis e gentis com a sua pele.

A sequência de exercícios da Maitê Proença

A atriz Maitê Proença é adepta da yoga facial e mostra a sua rotina de exercícios nesse vídeo bem didático. Ela separa 10 minutos de suas manhãs para trabalhar os músculos do rosto e tonificar a pele.

Yoga facial também pode ser o seu skincare

A terapeuta facial Claudia Reis, ensina alguns exercícios de yoga facial à atriz e apresentadora Carolina Ferraz. As dicas vão desde como usar os dedos e a mão para trabalhar com músculos do rosto, até instruções de como usar acessórios que podem potencializar a sua prática.

A prática regular de yoga facial proporciona diversos benefícios para corpo, mente e autoestima. Com apenas 10 minutos diários você consegue exercitar e tonificar os músculos do rosto todo, o resultado é uma pele firme, rosto delineado e com poucas linhas de expressão. Agora que você já conhece todas as vantagens, que tal conhecer também a prática da yoga para dormir?

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.