Wellness: Conheça a prática que fornece bem-estar ao corpo e a mente

Escrito por
Em 21.07.20

iStock

Você já ouviu falar na prática wellness? Quer saber mais sobre essa modalidade que traz forças para o corpo e a mente? Trouxemos para você todas as respostas relacionadas a este modelo de lifestyle e como colocá-lo em prática na sua rotina diária. Saiba mais logo abaixo.

Continua após o anúncio

O que é wellness

iStock

O termo em inglês “wellness” significa “bem-estar” e é um estilo de exercício que tende a promover benefícios para o corpo e a mente como um todo. Entre os exercícios mais comuns estão o yoga, pilates, dança, hidroginástica, caminhadas e afins.

Qual a diferença entre fitness e wellness?

O formato de exercícios fitness possui associação às capacidades físicas, voltadas para atividades de força, resistência, flexibilidade e condicionamento. É uma prática que visa o corpo, podendo ser associada à dietas. Já o wellness se preocupa com o bem-estar de uma forma geral, o que importa é incluir atividades em sua vida que te deixem bem, para além de exercícios e alimentação.

Como praticar o wellness

Praticar o wellness, pode ser mais simples do que parece. Com pequenos hábitos, você conquistará uma qualidade de vida muito melhor. Veja as dicas que separamos para te ajudar a incluir uma rotina wellness em seus dias.

1. Tenha um horário de acordar definido

O wellness participa de toda a sua rotina. Desde a hora que você acorda até o momento que vai dormir, você estará o praticando. Ter um horário para acordar todos os dias te ajuda a executar suas tarefas. Se você começar o dia adiando a hora de acordar, possivelmente adiará outros cuidados e atividades que havia planejado. Mas fique tranquila caso não consiga manter essa rotina um dia ou outro, o wellness respeita suas necessidades e seu tempo.

2. Evite usar o celular ao acordar

Abrir os olhos e navegar diretamente nas redes sociais é um erro para quem deseja uma vida benéfica, pois na internet há muita cobrança para que tenhamos uma vida perfeita. Tente mudar seu foco, direcionando-o para você mesma. Tome um banho ou prepare um café da manhã bem gostoso, o importante é você conseguir aproveitar o momento presente de uma forma mais intensa.

3. Tome água e medite por alguns minutos

iStock

Hidrate sempre o seu corpo, tomando pelo menos um copo de água ao despertar. Essa ação ajuda a eliminar toxinas e a água nos ajuda a ficar mais despertas. Em seguida, faça uma prática meditativa ou de mindfulness por alguns minutos e veja como seu corpo e mente ficarão relaxados.

Continua após o anúncio

4. Anote as suas tarefas diárias

Escrever as suas tarefas do dia é uma ótima prática de wellness, acredite. Ter tudo que precisa ser feito em seu dia anotado em um papel, auxilia na execução das tarefas e reduz a ansiedade. Além de que você se sente melhor quando as cumpre, certo?

5. Alimente-se de forma equilibrada

iStock

Tanto no café da manhã quanto no almoço ou no jantar, busque fazer refeições equilibradas. O ideal é que os alimentos sejam capazes de gerar a energia necessária para o seu corpo e não sobrecarregá-lo. Procure entender os benefícios dos alimentos e saber do que o seu corpo precisa, isso funcionará como uma motivação para você cuidar mais da sua alimentação.

6. Pratique algum exercício físico

Aqui você pode ficar a vontade para escolher o horário e a prática. Dentre as atividades mais comuns do wellness estão o yoga, hidroginástica, caminhada, dança, etc. Busque a atividade que mais combina com sua personalidade e seu estilo de vida. O importante é você se sentir bem ao realizá-la.

7. Durma bem

iStock

Ter uma boa noite de sono é imprescindível para que você consiga acordar no dia seguinte com disposição para realizar sua rotina de wellness. Por isso, se puder, durma mais cedo e aproveite sua noite de sono completa. Tente relaxar antes de dormir, seja com um chá, uma música calma ou alguma leitura tranquila. Isso irá te ajudar a se desconectar mais fácil.

Lembre-se que o wellness respeita seu tempo e seus limites, você se sentir bem é o que importa. Conheça mais sobre esse universo do autocuidado e se coloque em primeiro lugar!