Como escrever votos de casamento inesquecíveis e emocionar seu futuro marido

Com dicas incríveis, você saberá exatamente por onde começar e como se inspirar para escrever um texto de derreter corações!

Escrito por Luciana Rodrigues

Foto: Reprodução / Ms Carmelc

Todo casamento é repleto de emoção, amor e romantismo, não é mesmo? Que atire a primeira pedra quem nunca chorou ou viu alguém se debulhando em lágrimas ao ver a união de duas pessoas que se amam!

E um dos grandes responsáveis por toda esse sentimento são os famosos votos. Esse é um dos momentos mais esperados e também é a hora dos noivos declararem toda sua paixão e dedicação para o companheiro, deixando suas marcas na cerimônia.

Por isso é importante que você, noivinha, se prepare para fazer a declaração para seu amado e deixar o coração dele e de todos os convidados derretidos.

Saiba por onde começar a escrever os votos e veja como tornar esse momento ainda mais especial e inesquecível!

Por onde começar a escrever os votos?

Muitas noivas possuem um forte bloqueio na hora de escreverem os seus votos. Por onde começar? Como dar o tom certo? Como honrar a história do casal no seu texto? Para ajudar nisso a jornalista e celebrante de casamentos, Flávia Ayer, dá algumas dicas certeiras:

Leia também: First Look: 40 fotos desse tipo de sessão que quebram todas as tradições

Faça uma lista

Foto: Reprodução / Lutterbach Fotografia

Para quem não sabe por onde começar, a celebrante dá a dica: faça uma lista! “Pense como você era e em quem se tornou depois que começou a conviver com seu futuro marido ou esposa. Liste tudo isso num papel. Pense naquilo de mais importante que já viveram juntos e no que sonha para o futuro.”, indica a especialista.

Pense sobre o seu comprometimento

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

Outro bom ponto de partida é imaginar o tipo de companheira que você deseja ser para seu futuro marido. Ou seja, com o que está se comprometendo a partir do momento do casamento? “Em que está disposta a mudar? Quais responsabilidades pretende assumir?”, completa Flávia.

Comece com antecedência

Foto: Reprodução / Lápis de Noiva

Quanto mais cedo você começar a planejar os votos, menos se sentirá pressionada pelo deadline. Outro ponto positivo de se antecipar é ter tempo para revisar e utilizar os momentos de inspiração para acrescentar um texto novo que tenha surgido.

Busque inspiração na história do casal

Foto: Reprodução / Lápis de Noiva

Falar também sobre o casal em si é uma boa forma de dar um toque romântico e leve para os votos. Flávia dá a dica: “Um bom caminho é revisitar a história do casal, contando, por exemplo, o que sentiu quando começaram a namorar ou decidiram se casar. Outra opção é falar sobre algo muito característico do relacionamento de vocês ou sobre hábitos triviais, como ir correr junto ou cozinhar.”.

E pode ir além da história dos noivos. “Você pode se inspirar ainda ao reler bilhetes ou cartões que se presentearam ao longo do relacionamento e citar alguma dessas frases, por exemplo. Contar sobre a intimidade, como apelidos carinhosos ou hábitos estranhos é sempre engraçado e dá leveza aos votos.”, indica a celebrante.

Leia também: 10 dicas para acertar na escolha do seu site de casamento

É possível ter um bom começo a partir dessas dicas, não é mesmo? Mas não para por aí! Ainda tem mais dicas para ajudar você!

Dicas para seus votos serem inesquecíveis

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Mais do que saber como começar, é essencial que você saiba como tornar os votos inesquecíveis. Você estará vivendo um momento único e é importante que tudo seja perfeito. Veja algumas dicas do que deve e o que não deve fazer, sugeridas pela especialista:

Seja você mesma: “Os votos devem ser a expressão da sua personalidade: engraçada, romântica, objetiva. Por isso, escreva da forma que fala”.

Não se preocupe com linguagem rebuscada: “Não precisa virar poeta da noite para o dia. Para ficar bonito, basta ser você e incluir muito amor em cada palavra.”

Evite reclamações e ressaltar defeitos: “Na cerimônia, não precisa falar do que não gosta no seu companheiro, a não ser que use um toque de bom humor. De toda forma, é importante pensar nisso para reconhecer o que terá de tolerar no dia a dia.”

Leia também: Decoração de casamento simples: elegância sem gastar muito

Cuidado com o tamanho: “Lembre-se que, por mais emocionante que seja sua história, um texto muito longo acaba sendo cansativo para os convidados. Portanto, tente não ultrapassar dois minutos de leitura. Se ficar grande e tiver muito apegada com a história, dê depois para seu amor a versão maior, sem os cortes.”

Não tenha medo de se emocionar: “Tem muita gente que fica com medo de chorar na hora de falar os votos. Não se preocupe com isso! O melhor é deixar as emoções fluírem nesse momento único da vida!”

Atente-se para a revisão: “Acredito muito também que os votos são uma espécie de norte para a relação. Portanto, é um texto para ser revisitado sempre. Periodicamente, releia-o e reflita se suas atitudes estão condizentes com aquilo que se comprometeu”.

Ou seja, é importante colocar todo o coração na hora de escrever seus votos para que tudo fique incrível! E lembre-se que o compromisso firmado nessas palavras é bem sério, então se comprometa apenas com aquilo que de fato almeja cumprir a partir do dia do casamento.

Votos de casamentos em vídeo para te inspirar

Quer uma maneira melhor de saber por onde começar do que acompanhando outros votos emocionantes? Então confira esses vídeos incríveis para se inspirar para começar os seus!

Leia também: 10 dicas para ter uma atitude positiva nos relacionamentos

Casamento de Amanda e Pedro

Com referências a Pulp Fiction, os votos do casal deixaram todos com lágrimas nos olhos! Além disso a cerimônia como um todo foi feita pensando em tudo que eles curtem. Lindo, não é?

Casamento de Maia e Muka

Apesar de diferentes, esse casal mostra o quanto o amor é surpreendente e feito de aprendizado e troca. E os votos deles mostra a graça de tudo isso!

Casamento de Lorena e Diego

A química e o amor desse casal ficam nítidos nesse vídeo maravilhoso! Juntos por um ano e meio antes do casamento, viveram um lindo conto de fadas até chegar ao grande dia.

Renovação de votos Tatá e Leandro

E as renovações de votos também podem ser uma grande inspiração! Os mineiros Tatá e Leandro optaram por esse evento após terem casado tão novinhos e quererem expressar seus sentimentos um pelo outro de uma forma mais madura e completa. E ficou lindíssimo!

Depois dessas inspirações – e muitas lágrimas de emoção –, ficou até fácil descobrir como começar a escrever os seus votos, não é mesmo?

Assuntos: Casamento, Planejamento

Dicas pela Web
Comentários