Você usa a menstruação como desculpa?

Estudo realizado no Reino Unido mostra que quase 40% das mulheres afirma ter desconfortos menstruais para fugir de compromissos

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Nós, mulheres, sabemos o quanto é chato e incômodo realizar qualquer atividade nos dias em que estamos menstruadas. O corpo se encontra inchado e as dores causadas pela cólica menstrual podem ser alucinantes, além do estado alterado de humor que, ao contrário do significado da famosa sigla “TPM“, não se restringe apenas aos dias que antecedem a menstruação, estendendo-se durante o ciclo e, algumas vezes, permanecendo após seu término.

Enfim, quando estamos menstruadas, a vontade é de ficarmos isoladas em casa, vendo televisão e, de preferência, com um estoque imenso de chocolate à disposição. Se pudéssemos, durante esses dias não trabalharíamos, estudaríamos, sairíamos ou mesmo namoraríamos, não é mesmo?

Pois um estudo realizado no Reino Unido e divulgado pelo Daily Mail aponta que cerca de 40% das mulheres costumam utilizar o período menstrual como desculpa nas mais variadas situações.

Seja para fugir de um compromisso de trabalho, escapar de um encontro indesejado ou mesmo evitar o sexo com seus parceiros, essas mulheres não apenas usaram a menstruação como desculpa em muitos casos, como também mentiram, algumas vezes, dizendo que estavam menstruadas para não realizarem uma imensa variedade de atividades.

O estudo contou com entrevistas feitas via internet com mais de mil mulheres. A porcentagem exata que admitiu usar a menstruação como desculpa foi de 38% – e os motivos alegados por elas foram os mais variados.

Nada de academia

A principal razão indicada pelas voluntárias para fazer uso da desculpa de estar menstruada é fugir de atividades físicas. Naqueles dias em que estamos mais preguiçosas ou sem paciência para realizar os exercícios necessários, convencer o personal ou a você mesma que a causa da falha é a menstruação é uma tática usada por quase todas as mulheres entrevistadas. Isso porque é fácil imaginar o desconforto sentido por uma mulher ao tentar praticar exercícios tendo o corpo afetado pelo ciclo menstrual.

Sexo, nem pensar

A clássica frase “estou com dor de cabeça”, famosa por ser usada pelas mulheres ao longo dos anos para fugir aos apelos sexuais masculinos, parece estar perdendo espaço para outras desculpas menos manjadas pelos homens. E o índice de utilização dessa desculpa já é muito alto: sete em cada dez mulheres entrevistadas afirmaram já ter usado a menstruação como motivo para fugir de uma relação sexual com seus parceiros, em algum momento.

Justificativa para oscilações de humor

Outro dado interessante é o que aponta que cerca de 20% das voluntárias do estudo já utilizaram o período menstrual como justificativa para alterações de humor. Do mau humor, à falta de disposição, passando pela irritação ou tristeza, a menstruação vem sendo usada como álibi pela parte feminina da população.

Um tempo para cuidar de si mesma

Outro grupo é o que afirma ter mentido sobre a menstruação para evitar contato com outras pessoas. Afirmando estarem indispostas por conta do ciclo, muitas mulheres aproveitam o tempo em que estão sozinhas para relaxar e aliviar o estresse.

Por fim, nenhuma delas demonstrou ou afirmou estar arrependida pela mentira contada, usando o período menstrual como desculpa e a maioria nem se incomodou em dar a desculpa pessoalmente, avisando chefes e namorados por telefone, mensagem ou mesmo e-mail.

Assuntos: Relacionamentos, Sexo, TPM

Para você