Bem-estar

Você sabe identificar os sinais de uma traição?

Os homens costumam enviar vários sinais de alerta quando estão sendo infiéis

Atualizado em 05.07.22

Foto: Thinkstock

Ser traída, diriam as mais radicais, é apenas uma questão de tempo. A verdade é que as tentações e facilidades que o mundo de hoje oferece para que a famosa “pulada de cerca” se concretize são inúmeras, e é muito difícil encontrar aquele mocinho de cinema, que não te fará passar por essa situação.

Entretanto, da mesma forma que trair tornou-se quase fácil demais, também não é preciso ser um gênio para descobrir uma traição, principalmente porque os homens emitem muitos sinais quando estão fazendo algo de errado, basta prestar atenção. Se você está desconfiada de seu parceiro, alguns comportamentos dele podem ser a confirmação que você esperava.

Celular

Atualmente quase todo mundo tem um celular, o que o torna um dos principais meios de comunicação e, portanto, uma ferramenta que provavelmente será utilizada, caso seu parceiro esteja te traindo. Desconfie se ele, de repente, passar a sair de perto de você para atender ligações, trocar mensagens de texto em excesso ou manter o aparelho sempre escondido, andando apenas com ele no bolso, por exemplo.

Tratamento

Caso seu companheiro, sem uma razão específica, mudar a maneira como a trata, fique atenta: homens que se sentem culpados por algo que fizeram tendem a compensar, passando a tratar a parceira muito melhor, de uma hora para outra. O oposto, porém, também é sinal de alerta. Se seu parceiro, de repente, passou a te tratar muito mal, ele pode estar interessado em outra pessoa.

Publicidade

Compromissos misteriosos

Quando um homem diz que vai trabalhar até mais tarde, quando um homem começa a dedicar muitas noites da semana ao futebol ou videogame com os amigos, quando um homem precisa fazer várias viagens de trabalho nos fins de semana, quando ele não pode te ver no sábado à noite porque a avó está doente, enfim, há diversos compromissos misteriosos que podem indicar uma traição.

Internet

A internet é a representação de uma oportunidade de traição. Tal como o celular, atualmente é comum que as pessoas se comuniquem através da internet, o que faz dela mais uma fonte de dúvidas e desconfianças. Quando seu namorado passa tempo demais na internet, sem que esse seja um hábito antigo, pode ser que não se trate de traição, mas mulheres mais radicais apontariam esse como um sinal de alerta para você.

Novas amizades

Pode ser na faculdade, no trabalho ou mesmo na roda de amigos. O cara, simplesmente, não consegue parar de mencionar suas novas amizades. Comentários como “a fulana é muito competente/inteligente/engraçada” podem ser muito inocentes mas, quando são frequentes demais, também podem ser interpretados como certo nível de interesse por parte do rapaz.

Opinião

João Rafael C. (26 anos/solteiro) afirma: “Acredito que quando surgem alguns sinais padrões como: desatenção e falta de companheirismo é necessário desconfiar. A pessoa que trai deixa de se importar com o companheiro, deixa de se sacrificar pelo bem comum do casal. Perde o interesse em atividades conjuntas, tem traços de irritabilidade. Na minha opinião esses são os principais sinais. Mas o maior, com toda certeza, é o desinteresse.”

Já Verônica P. (28 anos/noiva) pensa que mudanças bruscas de comportamento ou brigas também podem ser um sinal de que a pessoa está te traindo. A leitora Juliana C. (21 anos/namorando) também deu sua opinião: “Quando o parceiro esconde o celular, evita acessar as redes sociais na sua frente e não atende o celular em momentos decisivos – por exemplo em uma sexta à noite – pode ser que tenha alguma coisa errada. A não ser que o relacionamento seja aberto ou em casos em que o casal não usa o celular e redes sociais com muita frequencia. Mas, para mim, são fortes indícios. Inclusive porque as traições hoje começam de forma virtual”.

Como reagir diante da suspeita?

Se você suspeita que as atividades realizadas pelo gato através do celular são, na verdade, contatos com outras mulheres, não surte e nem pense em investigar. Além de feia, essa atitude demonstra falta de respeito para com o espaço do outro. Da mesma forma, passar a vigiar cada passo dado pelo parceiro não deve ser uma opção, porque isso te transforma em escrava da vigilância 24 horas por dia.

Quando há a desconfiança da traição, o melhor a fazer é analisar as opções possíveis. O diálogo aberto é sempre a melhor saída para solucionar o problema de maneira justa, impedindo que as duas partes de machuquem ainda mais. Em primeiro lugar, espere que a raiva sentida no primeiro momento diminua, antes de tentar qualquer tipo de conversa. Atitudes tomadas de cabeça quente nem sempre correspondem ao que, de fato, temos vontade de fazer.

Publicidade

Formada em Secretariado Executivo Trilíngue pela UEM e graduanda em Jornalismo pela UEL.