Você intimida os homens?

Beleza, inteligência e independência são alguns dos fatores que mantêm os homens afastados.

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Enquanto algumas de nós enfrentam grandes batalhas contra a timidez, outras parecem brilhar naturalmente, sem que seja necessário esforço algum. Essas mulheres são donas de uma personalidade forte e uma capacidade de decisão incrível mas, em alguns momentos, nos parece que justamente elas acabam tendo problemas para manter relacionamentos duradouros.

Mas por que isso acontece? Homens são criados (sim, ainda hoje) para comandarem suas vidas. Eles estão historicamente acostumados a ocupar posições e cargos de liderança muito importantes perante a sociedade. É da natureza masculina acreditar que apenas os homens são capazes de prover as necessidades de um lar e mesmo de organizações, sejam elas públicas ou privadas. Uma vez que, no mundo moderno, as mulheres passaram a ocupar cargos e posições de destaque, os homens tendem a se intimidar diante de espécimes femininos muito “avançados”.

Mas nem tudo está perdido. Existem maneiras de mantermos nossa dignidade e as conquistas femininas sem, contudo, perdermos a convivência com nossos parceiros (ou futuros parceiros).

Mulheres muito bonitas

Uma das categorias que mais intimida os homens é a das mulheres muito bonitas. É claro que a beleza é um fator desejável mas, se a mulher é fisicamente muito atraente, os homens tendem a se sentirem um pouco “abobalhados”. De acordo com um estudo feito por psicólogos da Universidade de Radbound, na Holanda, em 2010, e publicado no Jornal Experimental de Psicologia Social chegou à conclusão de que homens, de fato, se sentem intimidados por mulheres muito bonitas.

Se esse é seu caso, não há muito que você possa fazer a respeito. Procure demonstrar que, apesar de muito “requisitada”, você busca um relacionamento sério que não esteja baseado apenas em características físicas. Mostre-se aberta a conhecer novas pessoas quando um homem interessante parecer intimidado perto de você.

Mulheres muito inteligentes

Inteligência é afrodisíaco, dizem, mas também pode atrapalhar quando você conhece alguém novo. Mulheres inteligentes representam um universo a ser descoberto pelo instinto masculino. A maioria dos homens quer uma companheira com quem se possa conversar sobre temas variados mas, se percebem que não acompanham o raciocínio feminino, os homens tendem a se afastar. Isso acontece porque o homem teme não conseguir manter um diálogo à altura.

Para não perder o gato apenas porque ele tem menos conhecimentos que você, tente guardar suas observações mais aprofundadas para outra ocasião. Não fique exibindo seu domínio sobre assuntos muito complexos; essa atitude, além de afastar os homens, pode mesmo parecer prepotente.

Mulheres muito independentes

O homem, como já foi dito, é um ser naturalmente protetor. Ele deseja poder suprir as necessidades da sua parceira. Uma mulher completamente independente são um desafio para eles mas, após um tempo, podem se tornar difíceis demais para lidar, por sua personalidade forte e contestadora, que normalmente não se deixa influenciar pelas opiniões alheias (inclusive as dele).

Se esse é seu caso, convém controlar seus impulsos. Muitas vezes, ao tentar demonstrar sua condição de independência, você pode soar grosseira ou mesmo nervosa. Esse é o tipo de atitude que mantém os homens longe. Para não deixar que esse comportamento atrapalhe seus relacionamentos, seja menos enfática quanto à sua independência – às vezes vale a pena deixar que o gato te ajude a trocar um pneu, ainda que você saiba fazê-lo sozinha.

Entenda que modelar comportamentos não é o mesmo que se anular. Em qualquer caso, não deixe de ser quem você é apenas para atrair os homens. O cara ideal é aquele que te aceita e te ama tal como te conheceu.

Assuntos: Namoro, Relacionamentos

Dicas pela Web