Você está na profissão certa?

Saiba como agir se estiver em dúvida sobre sua vida profissional

Escrito por Deborah Busko

A escolha da profissão é um passo muito importante. Enquanto algumas pessoas já sabem desde muito cedo qual profissão seguir, outras enfrentam a dificuldade da indecisão. Normalmente a responsabilidade de fazer a escolha certa vem acompanhada da transição da adolescência para a vida adulta. Optar entre o que se gosta de fazer, o que dá dinheiro ou ainda o que os pais gostam, são dilemas comuns neste momento.

Não existe uma fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta e podem ajudar na escolha da profissão ideal. Mas e se mesmo depois da decisão, de já ter entrado para o mercado de trabalho e adquirido experiência surgir a dúvida, como agir?

Será que estou na profissão certa?

Se a dúvida sobre a profissão certa surgir, não se sinta a pessoa mais confusa do universo. É mais comum do que você imagina. Há quem ame o emprego e esteja muito satisfeita, mas por outro lado, existem pessoas que adorariam mudar completamente sua vida profissional.

Faça uma análise da atual situação da sua carreira. Tente identificar se a sua insatisfação está relacionada com o seu cargo ou sua posição dentro da empresa, com o estresse devido ao acúmulo de tarefas, se tem a ver com o relacionamento com o chefe ou colegas de trabalho ou ainda se você realmente não se encaixa naquela profissão.

Insistir em uma escolha errada pode trazer infelicidade e frustração na vida profissional. Portanto, se isso acontecer com você, o primeiro passo é assumir o controle da situação. Ficar se lamentando não vai ajudar em nada, é preciso agir. Se chegar à conclusão de que você e seu emprego não têm futuro juntos, pode ser a hora ideal para começar a pensar em como mudar de emprego.

Chegar a uma decisão pode ser complicado. Para encontrar respostas e driblar a insegurança, o melhor é avaliar bem a situação considerando todos os fatores que envolvam a mudança.

Mas existem também maneiras para evitar que isso aconteça. A melhor dica é não se precipitar quanto à escolha e buscar conhecer qual a sua real vocação. Tente conhecer a fundo as profissões que lhe agradam e que se encaixam no seu perfil, levando sempre em conta suas perspectivas para o futuro.

Os teste vocacionais podem ajudar bastante. A opinião de familiares e de pessoas próximas também é válida, mas não devem interferir na sua decisão.

Para saber se você está na profissão certa o caminho é sempre analisar se ela traz realização profissional e pessoal, se você gosta do que faz e por consequência, consegue ter um bom retorno financeiro.

Dicas pela Web