Vitamina C para o rosto: um potente antioxidante para uma pele jovem e linda

Utilizada como princípio ativo em cosméticos, ela contribui para uma pele com menos rugas, mais hidratada e com um melhor tônus

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Cada vez mais opções de produtos para a pele contendo princípios ativos surgem no mercado. Com o intuito de tratar problemas como acne, rugas, linhas finas e manter, equilibrar ou restaurar sua hidratação, é possível encontrar produtos para cada um dos problemas mais comuns.

A vitamina C é um destes ativos que vem ganhando destaque nos produtos direcionados à pele. Além de se mostrar muito benéfica ao organismo quando consumida, ela conta com um alto poder antioxidante e atua no combate aos radicais livres.

De acordo com a dermatologista Cintia Guedes, a vitamina C é utilizada em cosméticos para evitar o envelhecimento da pele, melhorando sua textura e ajudando no clareamento de manchas.

Saiba mais sobre a atuação da vitamina C no rosto, conheça produtos que contêm este ativo e conquiste uma pele ainda mais bela!

Benefícios da vitamina C para o rosto

Foto: iStock

Confira a seguir alguns dos benefícios visualizados com o uso de produtos faciais contendo vitamina C de acordo com a profissional:

Leia também: Como se proteger do sol: apenas o protetor solar não é suficiente

  • Ação antioxidante: “contando com uma poderosa ação antioxidante, a vitamina C age neutralizando a produção de radicais livres, os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele”, explica Cintia.
  • Aumenta a maciez da pele: este ativo também estimula a produção de colágeno, ajudando a manter o tônus da pele.
  • Reduz os danos causados pelo sol: a mesma ação antioxidante ainda atua na proteção das células contra os raios solares, agindo em parceria e potencializando a ação de protetores solares.
  • Função clareadora: esta vitamina atua no clareamento de manchas, conferindo uma tonalidade mais uniforme a cútis.
  • Pele mais bela e hidratada: a vitamina C é capaz de reduzir os poros, deixando a pele com uma aparência mais bela, além de ajudar na hidratação da mesma.

Para quem é indicado e quando devo usar?

Foto: iStock

Conforme a dermatologista revela, o uso da vitamina C é indicado para quem está preocupado com a prevenção dos primeiros sinais de envelhecimento, podendo ser utilizada a partir dos 12 anos e até por mulheres grávidas.

Em relação a sua forma de uso, a profissional indica aplicar a vitamina C pela manhã, após a limpeza da pele e antes do protetor solar. “Ela também pode ser aplicada em associação com ácidos à noite, por exemplo”, ensina. Seu armazenamento também exige cuidados, pois ela “oxida facilmente, não devendo ficar em contato com a luz”, adiciona Cintia.

13 cosméticos com vitamina C bem recomendados para o rosto

Com a possibilidade de manipular uma receita personalizada ou ainda comprar um cosmético pronto, o acesso a produtos com este ativo é fácil, possuindo grande variedade, inclusive em lojas online. Confira a seguir uma seleção com opções variadas:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar:

  1. Make B. Nutridetox-C, na O Boticário
  2. Sérum Dermage Improve C10, na Drogaria Onofre
  3. Ácido Hialurônico Puro E Vitamina C 35%, na Americanas
  4. Melora C Max Espuma Antirrugas, na Kutiz
  5. Renovil – Sérum Concentrado Com Ácido Hialuronico E Vitamina C, na Americanas
  6. Vitamina C 20% Majestic Pure, na Americanas
  7. Corretor Dermatológico de Rugas La Roche Posay Active C, na Netfarma
  8. Gel Rejuvenescedor Facial Ivy C, na Drogarias Pacheco
  9. Sérum Facial Payout – Complexo Facial Vitamina C, na Época Cosméticos
  10. Redermic Hyalu C La Roche Posay, na Época Cosméticos
  11. Cicatricute Vitamina C Sérum Clareador, na Submarino
  12. Reative C Natupele – Rejuvenescedor Facial, na Época Cosméticos
  13. Ache Profuse Essencele Filler C Sérum Antirrugas Facial, na Walmart

Em relação as contraindicações deste ativo, a profissional revela que não há limitações. “O mais importante é a escolha ideal do veículo. Ela pode ser encontrada em creme, sérum ou gel-creme, por exemplo, e a decisão deve ser de feita de acordo com o tipo de pele”, orienta.

A dermatologista ainda alerta a necessidade de cuidado extra e orientação médica ao utilizar concentrações acima de 10%, já que estas podem causar irritação em pessoas de pele sensível. “Para finalizar, como estamos pensando na prevenção do envelhecimento da pele, é fundamental o uso de protetor solar diariamente”, alerta Cintia.

Leia também: Como proteger os cabelos dos efeitos do sol

Assuntos: Pele

Dicas pela Web