![]() |
|
Foto: iStock
Publicidade
Se engana quem acha que vinho quente é uma iguaria exclusiva das festas juninas. De origem europeia, a bebida que combina vinho tinto com especiarias faz sucesso o ano inteiro, especialmente quando as temperaturas começam a cair. Além disso, é popular em várias partes do mundo.
No Reino Unido bebe-se o mulled wine, que é típico das épocas natalinas. O gløgg, conhecido nos países nórdicos, é preparado com amêndoas e brandy. E mesmo no Brasil existem diversas formas de preparar o vinho quente. Açúcar, cravo, canela, laranja e limão siciliano são apenas algumas das possibilidades.
De uma forma ou de outra, todas as formas de vinho quente costumam ser cheias de sabor. Quer aprender a preparar em casa? Confira essas 13 receitas que selecionamos. Você encontrará versões das mais simples até aquelas que utilizam ingredientes especiais, como cardamomo e pimenta.
Foto: Reprodução / The Drink Blog
Para preparar essa versão básica de vinho quente, você precisa de açúcar, água, canela em pau, cravos da índia, gengibre em pó, maçã e vinho tinto seco. Quem gosta de uma bebida mais fraca deve deixar ferver por 5 minutos, para evaporar o álcool. Veja passo a passo completo aqui.
Foto: Reprodução / Sal de Flor
Diferente do preparo normal, essa versão aqui conta com vinho branco na lista de ingredientes. Além disso, é servida em uma maçã, o que deixa tudo ainda mais charmoso. Confira a receita completa.
Foto: iStock
Para preparar a sua bebida, você pode optar pelo vinho seco ou suave. O segredo está em cozinhar o açúcar com as especiarias até começar a ficar torradinho. Confira o passo a passo no vídeo.
Publicidade
Foto: Reprodução / Torrada Torrada
O toque especial desse vinho quente é a presença de maçã e pêssego picadinhos. As frutas são acrescentadas ao final do preparo, quando o vinho é acrescentado ao açúcar caramelado. Aprenda.
Foto: Reprodução / Lauren Caris Cooks
O uso de uma rodela de abacaxi cortada em cubinhos faz a diferença nessa receita de vinho quente. Entre as especiarias usadas estão canela e cravo. Aprenda a fazer nesse vídeo.
Foto: Reprodução / Dani Noce
O cardamomo faz parte da família do gengibre e, como ele, possui um sabor um pouco mais ardido. É o toque especial nessa receita, que ainda conta com 2 xícaras de suco de laranja. Pode ser adoçado com mel ou açúcar. Confira o passo a passo aqui.
Foto: Reprodução / Esquire
Quem gosta de um toque mais apimentado vai se apaixonar por essa versão da receita de vinho quente. Os 3 grãos de pimenta preta que são utilizados garantem um sabor único. Para ver mais, acesse a receita completa.
Foto: Reprodução / Caroline’s Cooking
A lista de ingredientes para esse preparo é bastante simples: açúcar, água, cravos, canela, maçã, vinho e raspas de meia laranja, o que dá um gostinho único. Veja como preparar.
Publicidade
Foto: Reprodução / Fresh Off the Grid
Essa receita de vinho quente leva anis estrelado e laranja açucarada, o que dá um sabor diferente para a bebida queridinha das festas juninas. Para ver a lista de ingredientes e o modo de preparo, acesse aqui.
Foto: Reprodução / Wines of Germany
O Glühwein é muito consumido na Alemanha, especialmente nos dias de temperaturas baixíssimas. Para prepará-lo você vai precisar de vinho tinto, canela, cravo, açúcar, água e laranja. Sim, é bem similar à maneira que preparamos em terras brasileiras. Veja quantidades e modo de fazer no vídeo.
Foto: Reprodução / Trem Bom
O sorbet parece um sorvete, mas tem como base água e frutas. Nessa receita, a lista de ingredientes traz água, sumo de laranja, açúcar, canela, vinho tinto e 2 colheres de sopa de Cointreau. Sirva com folhas de hortelã para dar um toque de chef. Confira os detalhes da receita.
Agora você já sabe: é só esperar o primeiro friozinho chegar para experimentar a sua receita favorita. Ou aproveitar os dias quentes para se refrescar com um delicioso sorbet! Só não se esqueça de compartilhar com os amigos!
Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.