Vinagrete: 23 receitas para você fugir do básico e surpreender

Esqueça o mero acompanhamento de churrasco, o vinagrete pode ser a estrela do seu prato!

Escrito por Ananda Almeida

Foto: iStock

É só falar em vinagrete que logo vem à mente a mistura de tomate, cebola e pimentão picadinhos com azeite, vinagre e salsinha? Pois saiba que essa receita, na verdade chamada de molho campana, é somente uma das possibilidades de vinagrete, molho de origem francesa que se caracteriza, basicamente, pela mistura de três ingredientes: sal, óleo e vinagre.

Como toda receita francesa, o motivo da mistura não é nada leviano. Enquanto o óleo é o condutor de sabor dos demais ingredientes, o vinagre tem a função de quebrar a gordura com sua acidez, deixando a receita equilibrada. Em tempo, de acordo com os manuais franceses, a fórmula ideal é sempre quatro partes de óleo para uma de vinagre ou, na variação citronete, de suco de limão ou fruta ácida.

Com essa fórmula em mente, é partir para a criação de diversos tipos de vinagrete. O legal é que, dependendo dos seus complementos, ele pode acompanhar queijos, saladas, frutos do mar, entre outras receitas bem distantes do churrasco de domingo. Confira abaixo algumas opções.

Receitas de vinagrete rápidas e fáceis

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Vinagrete tradicional: essa é a receita que todo brasileiro conhece bem. Em uma tigela, é só misturar tomate, cebola, salsinha, sal, limão e vinagre, e mexer bem. A acidez vai depender do gosto do freguês, por isso, coloque o vinagre aos poucos, experimentando sempre. Esse vinagrete é ideal para acompanhar churrascos ou mesmo um pastel.

2. Vinagrete de lentilha: fácil de fazer, esta receita é do time das que tiram o vinagrete da categoria molho, transformando-o em um verdadeiro acompanhamento, com mais sustância. O preparo é bem semelhante ao do vinagrete tradicional, a diferença é que será necessário cozinhar a lentilha antes para deixá-la bem macia. Além disso, a receita leva pimentão no lugar do tomate.

Leia também: 27 receitas de molho pesto para incrementar seus pratos e se apaixonar

3. Vinagrete de tomate cereja: você já parou para pensar que trocando alguns ingredientes por outros similares você já tem um vinagrete diferente? No caso desta receita, o tomate normal virou tomate cereja, a cebola virou cebola roxa, e a salsinha virou coentro. Acrescente pepino e o resultado é um vinagrete bem fresco e saboroso.

4. Vinagrete de banana: quer repaginar o arroz e feijão de todo dia? Não precisa de muito, é só acompanhá-lo desta receita de vinagrete com toque adocicado. Para fazer, você precisará de banana nanica, pimenta biquinho, cebola roxa e cheiro verde, além, claro, do azeite e do vinagre.

5. Vinagrete de jiló: caso esteja faltando um elemento amargo para equilibrar sua receita, este vinagrete de jiló pode ser a solução perfeita. Feito somente com jiló, vinagre, azeite e sal, ele foi criado para acompanhar um sanduíche de croquete de costela e ser servido com bolinhos.

6. Vinagrete de ervilhas: boa opção para incrementar saladas, este vinagrete é bem parecido com o molho campana tanto no preparo quanto nos ingredientes. A única coisa é que você vai acrescentar a ele ervilhas frescas e, caso queira algo mais ousado, uma colher de café de mel, mas o adocicado é opcional.

7. Vinagrete de cachaça e pimenta biquinho: mais saborosa que ardida, a pimenta biquinho é a estrela deste vinagrete ideal para acompanhar peixes. O mais bacana é que nem precisa cortar a pimenta, basta misturá-la à cebola roxa picada, azeite, limão siciliano e um pouquinho de cachaça de boa qualidade.

Leia também: 25 receitas de carne de panela que trazem aquela sensação de conforto

8. Vinagrete de pimenta dedo de moça: na feijoada, para acompanhar bolinhos fritos ou na salada, esta receita é um prato cheio para quem gosta de picância. Além da pimenta dedo de moça, a receita também leva dente de alho e cebola.

9. Vinagrete de mostarda dijon: menos “pedaçuda”, esta receita funciona superbem como molho de saladas. Para fazer, misture mostarda dijon, azeite, vinagre, sal e pimenta em uma tigela com a ajuda de um garfo e está pronta. Depois de parada, é natural que o azeite se separe dos demais ingredientes. É só misturar de novo!

10. Vinagrete de couve-flor: que molho que nada! Esta receita de vinagrete é um acompanhamento dos bons, principalmente para dias quentes ou em que você quer pegar mais leve. Depois de cozinhar a couve-flor, junte tomate e cebola picados, alho espremido, vinagre balsâmico, azeite e, surpresa, uma pitada de curry para dar um sabor extra.

11. Vinagrete de damascos: boa receita para saladas, principalmente as que levam queijo, este vinagrete leva apenas azeite, vinagre e geleia de damasco. Se preferir, você também pode adaptá-la para outras geleias, como de pêssego ou de manga.

12. Vinagrete de caqui: se você gosta de receitas agridoces já pode anotar na lista de compras caqui do tipo rama forte, cebola, salsinha, limão galego, pimenta vermelha e azeite. Com os ingredientes picados, misture tudo e leve à geladeira até a hora de servir. Ele rende um molho delicioso para acompanhar peixes.

Leia também: Sunomono: aprenda 8 receitas dessa saladinha leve e refrescante

13. Vinagrete de berinjela: feita ou não em dia de churrasco, mesmo os vegetarianos vão se deliciar com esta receita. O preparo inicial é semelhante ao da caponata. Com a berinjela cortada, tempere-a com sal e azeite, e leve ao forno até que ela fique assada, mas sem murchar completamente. Em seguida, faça o preparo tradicional do molho campana, com tomate, cebola, vinagre e salsinha.

Receitas de vinagrete incrementadas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

14. Vinagrete de jiló, maxixe e cebola roxa: bastante usado na região Nordeste do Brasil, o maxixe tem um sabor suave que cai muito bem nesta receita que também leva jiló, cebola roxa, limão, azeite e cheiro-verde com coentro. Combina muito bem com carnes e churrascos.

15. Vinagrete de repolho roxo com maçã: supercolorida, saborosa e funcional. Assim é esta receita de vinagrete que, além do repolho e da maçã, também leva manga, pepino, rabanete e maçã verde.

16. Vinagrete de polvo: se várias das receitas passadas até agora são muito mais que um molho, esta aqui é um verdadeiro prato principal, especialmente nos dias de calor. Depois de cozinhar o polvo e de cortar em cubos o tomate, o pimentão e a cebola, finalize na frigideira, acrescentando por último o vinagre.

17. Vinagrete de framboesa com muçarela de búfala: uma opção superdiferente de entrada, esta receita feita com dois preparos distintos é, na verdade, uma salada com um molho bem especial. A graça da salada está na mistura do sabor amargo da rúcula, com o leve adocicado da pera e a crocância das nozes. Já o vinagrete é feito com geleia de framboesa, azeite e vinagre.

Leia também: 30 receitas de conserva para guardar os alimentos por mais tempo

18. Vinagrete de laranja e limão: mais uma opção de molho capaz de valorizar qualquer salada, este vinagrete de preparo rápido, feito em uma tigela só, acrescenta suco e raspas de laranja ao tradicional molho campana, além de açúcar para realçar os sabores.

19. Vinagrete de aspargos: não precisa de muito para deixar uma receita mais refinada e trazer novos sabores. Como prova, este vinagrete de aspargos apenas acrescenta o ingrediente picadinho e isso é o suficiente para transformá-lo em um belo acompanhamento.

20. Vinagrete dourada à oriental: quem gosta de sabores fortes vai adorar este vinagrete! Para fazer, você vai precisar de azeite, cúrcuma, coentro, canela e cominho em pó, limão, alho e sal.

21. Vinagrete de rabanete e maçã: apesar de aparecer com destaque na maior parte das receitas de vinagrete, o tomate não precisa ser o protagonista. No caso desta receita aqui, por exemplo, ele divide as atenções com rabanete, cenouras, maçã e até com mostarda dijon, que faz parte do tempero.

22. Vinagrete de frutas: uma ideia para comer com salada, especialmente se você gosta de sabores agridoce. Esta é a receita ideal não só para ter uma refeição saborosa, mas também para aproveitar frutas que estejam dando mole na cozinha. Para que fique equilibrado, o segredo é não juntar somente frutas muito doces ou só frutas muito cítricas, tentando sempre balancear.

23. Vinagrete de cebola na cachaça: sabe aquele molhinho de cebola para comer com carne, servido em vários restaurantes? Ele também é um vinagrete! Inspirado nele, esta receita utiliza a cachaça para tirar a acidez da cebola o que, de quebra, a deixa mais doce, mesmo sem ficar com o sabor da bebida alcoólica.

Um segredo para começar a criar suas próprias receitas de vinagrete é lembrar que o que caracteriza o molho não é um ou outro ingrediente, e sim a combinação de vinagre e azeite de forma equilibrada. A partir daí, é só buscar referências e colocar a criatividade para funcionar!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web