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13 dicas para ter uma vida saudável sem neuras

Aprenda dicas simples de serem colocadas em prática para cultivar hábitos mais saudáveis e ser mais feliz em sua vida!

em 19/06/2017

Foto: iStock

A vida cotidiana muitas vezes é brutal e desgastante. Na correria do dia a dia, com tantas obrigações, deixamos o auto-cuidado de lado e com isso também a saúde.

Você pode até ter uma vida regrada, mas quando a rotina pesa provavelmente algumas coisas ficam em segundo plano. Afinal, se você chega tarde em casa, cansada, só quer saber de resolver as pendências essenciais e ir dormir.

No entanto é preciso cuidar de si para ter uma vida saudável, de forma a não prejudicar a sua saúde e sua qualidade de vida e ser uma mulher feliz e poderosa.

Não consegue pensar como fazer tudo isso dar certo? Veja 13 dicas para conciliar a correria e a rotina com uma vida saudável, sem neuras e sem dificuldades!

1. Cuide do seu sono

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O sono é uma das partes mais importantes da sua vida e merece cuidado! É durante esse período que você recupera as energias perdidas durante o dia, a mente descansa após passar pelos estresses do cotidiano, os músculos se regeneram, há a regulação da temperatura corporal, a memória se consolida, os hormônios são liberados, entre uma série de outras funções vitais importantes para o organismo.

A privação do sono pode levar ao aumento do estresse, crises de falta de memória recente, além de aumentar as chances de problemas cardiovasculares, reduzir a concentração, e favorecer, em alguns casos, o surgimento/desenvolvimento de dores no corpo, dor de cabeça, obesidade e envelhecimento precoce.

Recomenda-se que você nunca durma menos do que 5 horas seguidas por noite. A média ideal é 8 horas, mas há quem necessite de mais ou menos tempo. Por isso tente se programar sempre para cumprir o número mínimo de horas por noite.

2. Desligue-se do mundo online

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Você tem a sensação de que é engolida por informações o tempo todo? Anda se sentindo cansada e constantemente ansiosa? Pode ser excesso de tempo online, sabia?!

Todo o tempo que ficamos conectados em redes sociais e aplicativos somos bombardeados de dados: informações de amigos, notícias, discussões, memes, vídeos, fotos e não descansamos a mente como deveríamos.

Quando os dias estão mais parados tendemos a ficarmos ansiosas em busca de notícias novas, não é? Isso é um sinal de que é hora de colocar o pé no freio.

Tire um tempo, desligue-se do celular e do computador e aproveite para fazer coisas diferentes. Admire um dia ao ar livre, saia para fazer alguma coisa que goste, vá ao cinema, enfim, passe um momento longe de todo esse alvoroço virtual. Você verá como isso fará uma grande diferença na sua rotina!

3. Faça algo que realmente goste

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Qual foi a última vez que você tirou um tempo para fazer algo que realmente goste, sem ser por obrigação? Por exemplo, ler um livro, fotografar, correr, andar de bicicleta, ir à praia, ir ao cinema, ou qualquer outra coisa que você ame fazer.

Se você não faz isso rotineiramente, é melhor se organizar para mudar isso. Nós precisamos fazer coisas que nos tirem do estresse cotidiano. Se isso não acontece, tendemos a acumular esse sentimento, o que gera cortisol, um hormônio que, em excesso, prejudica nosso organismo.

4. Não pule refeições

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Um erro comum de quem está de dieta e também de quem está em rotinas atribuladas é pular refeições. Isso é um erro!

Pular refeições faz com que seu organismo não receba determinados nutrientes no momento que deveria, podendo deixar você fraca, desmotivada e sonolenta.

Além disso, se você está fazendo isso com o intuito de perder peso, poderá fazer o efeito contrário. Seu corpo entende que necessita economizar energia pois há escassez de alimentos e é necessário se proteger. Com isso o resultado é o acúmulo de gordura.

Pular refeições a longo prazo também aumenta os riscos de desenvolver diabetes. Ou seja, policie-se para que isso não ocorra!

Caso sua rotina seja atribulada, pode preparar marmitas ou sempre ter um lanchinho consigo para se alimentar nos horários certos.

5. Pratique atividades físicas

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Pode parecer clichê, mas é importantíssimo que você pratique atividades físicas. Elas são essenciais para uma vida saudável.

Se você não é muito fã, é possível conseguir bons resultados com 30 minutos diários de caminhada. Algo bem simples, não é mesmo?

Atividades físicas ajudam no controle do peso, previnem doenças cardiovasculares, diminuem os índices de colesterol ruim e triglicerídeos e aumentam o colesterol bom, diminuem as chances de se desenvolver diabetes, fortalecem os músculos, reduzem os impactos e riscos da osteoporose, ajudam a diminuir as chances de se desenvolver depressão, devido a liberação dos hormônios endorfina e serotonina, entre vários outros benefícios.

E antes de qualquer atividade física, procure um médico para saber se você possui alguma restrição, ok?

6. Não fique bitolada com a dieta

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Muitas mulheres surtam com a necessidade de fazer dieta para chegar no que consideram o corpo ideal para elas. O problema é que isso leva a duas coisas: a estresse e ansiedade desnecessários e a impossibilidade de seguir com a dieta, pois é uma imposição muito forte e a tendência é que as famosas “escapadinhas” ocorram com frequência.

O foco deve ser sempre manter uma alimentação saudável, diminuindo a quantidade de alimentos que possam fazer mal a sua saúde. Cardápios excessivamente restritivos tendem a deixá-la mal-humorada, infeliz e te impedem de chegar a seu objetivo. E já é comprovado que o excesso de restrição não faz com que você emagreça mais do que em uma reeducação alimentar equilibrada.

7. Consuma mais alimentos naturais

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Alimentos industrializados tendem a ter um maior quantidade de conservantes e aditivos químicos. A longo prazo prejudicam o organismo e tendem a causar problemas graves, incluindo o desenvolvimento de tumores.

Os alimentos naturais, principalmente orgânicos, são uma melhor opção para você que quer levar uma vida mais saudável. Eles são ricos em nutrientes essenciais, são saborosos e ajudarão você a manter a reeducação alimentar.

8. Mantenha o foco

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Quais são os seus objetivos de vida? O que você deseja para sua vida? Fazer um curso novo? Subir de posição na carreira? Conquistar um emprego novo? Começar uma nova atividade física? Escrever um livro e plantar uma árvore?

É importante até para a sua saúde que você mantenha o foco em busca de realizar esses objetivos. Isso porque, quanto mais você se desvia deles, mais tende a se entristecer e, consequentemente, abre brecha para o despertar de problemas piores posteriormente.

Por isso, busque sempre saídas e caminhos para realizar seus sonhos. Até porque, quando você conquistar um deles, se sentirá mais feliz e isso ajudará nos cuidados com a sua saúde.

9. Esteja mais com seus amigos

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Seus amigos são aqueles companheiros incríveis que estão do seu lado sempre que precisa? Então que tal passar mais tempo com eles?

Esses momentos de descontração com boas companhias são essenciais para que você desligue do estresse cotidiano, relaxe e aproveite. Isso também te ajuda a estar em contato com histórias diferentes e descobrir coisas novas.

Por isso, marque mais coisas com eles: encontros em casa, almoços, jantares, festas e viagens. Você verá como isso irá te ajudar a se sentir mais feliz!

10. Viaje mais

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Viajar é uma delícia e esse hábito pode ajudar bastante para uma vida mais saudável!

Além de te ajudar a relaxar e se distrair, faz bem para seu cérebro conhecer novos lugares. Isso porque são novos aprendizados: novos caminhos, novos roteiros turísticos, novos detalhes. Isso ajuda a estimulá-lo!

Também estimula a memória, principalmente quando você, ao chegar, conta as histórias que viveu para os amigos e familiares. Além disso, pesquisas indicam que quem viaja regularmente tende a ser mais criativo e mais feliz. 😉

11. Vá ao médico regularmente

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Alguns médicos e profissionais da saúde devem ser visitados regularmente para realização de exames periódicos e prevenção de doenças. Entre os principais deles estão:

  • Ginecologista;
  • Oftalmologista;
  • Cardiologista;
  • Otorrinolaringologista;
  • Dentista.

As consultas com esses profissionais devem ser regulares para exames de rotina (em média uma vez por ano). Fazendo isso, caso seja encontrado algo, será em seu estágio inicial e será possível tratar da melhor forma possível, sem complicações.

12. Beba água

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Essa é uma das recomendações mais importantes para se manter uma vida saudável e evitar complicações: beba água.

Seu organismo precisa estar devidamente hidratado para realizar suas atividades normalmente. Caso contrário, muitas de suas funções ficam comprometidas e você sentirá os efeitos, tais como sonolência, letargia, fraqueza, entre outros.

Além disso, pode ajudar no desencadeamento de problemas renais e infecções urinárias. O ideal é que você beba pelo menos dois litros de água por dia para se manter saudável.

13. Seja feliz consigo mesma

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A autoestima faz parte da vida saudável sim! Uma mulher segura de si tende a ser mais feliz, mais animada e ter menos problemas com estresse.

É preciso que você olhe no espelho e se reconheça como uma pessoa poderosa, incrível, linda, cheia de si. Esse processo nem sempre é fácil, mas você precisa trabalhá-lo com o tempo. Mude o visual, mude o estilo das roupas, faça coisas que te façam sentir-se mais segura e incrível!

Então, o que acharam dessas dicas? Que tal colocar já em prática e compartilhar com as amigas para que elas também saibam como seguir um estilo de vida mais saudável?

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