Vestido godê: o modelo perfeito para qualquer ocasião

Com sua modelagem acinturada, esta discreta peça pode compor looks versáteis e cheios de estilo

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Marina Casemiro

É inevitável dizer que o vestido godê possui um charme único e marcante. A modelagem definida por sua saia rodada com um leve pregueado na cintura é perfeito para mulheres que buscam um visual superfeminino e, ao mesmo tempo, querem valorizar as curvas do corpo, sem muito esforço.

Apesar de ter uma característica romântica, engana-se quem não acredita na versatilidade de um godê! Além do estilo ladylike, a peça também atende perfeitamente uma proposta mais formal, para ambientes corporativos ou até mesmo festas de gala, e também o mais casual, quando combinados com outras peças e acessórios que oferecem um ar mais despojado.

De acordo com a Consultora de Estilo Gaby Beraldo, essa variedade de estilos é determinada pelo tipo de material que o produto foi confeccionado: “o vestido godê pode ser feito com tecidos mais estruturados, que dão volume à parte debaixo da peça, mas é possível encontrar opções feitas de malha, jersey, entre outros materiais mais fluídos”.

Confira a seguir algumas propostas superestilosas de looks com vestidos godê em diversos modelos, com comentários da Gaby para você se inspirar:

Vestido godê em looks casuais

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Bruna Vieira / Thássia Naves

Para Gaby, o segredo para compor um look casual é combinar o vestido com outras opções mais despojadas: “Para que a composição não fique muito caracterizada ou jovial demais, é interessante mesclar a peça com itens de outros estilos e materiais, como a jaqueta jeans ou de couro. Os complementos variam muito de acordo com o estilo pessoal de cada uma e são eles que dão o tom da produção. É possível combinar o vestido com tênis, para um visual mais moderno, com sandália de salto fino, para produções mais sofisticadas e sapatilha ou scarpin para um look bem feminino”.

Leia também: Saia godê é fácil de combinar e dá um toque feminino a qualquer look

Vestido godê em looks para o trabalho

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Courtney Quinn / Marta Rebelo

Para ambientes corporativos, é importante ter uma atenção redobrada quanto ao comprimento, estampas e texturas do vestido, para que não sejam muito chamativos e descaracterizem a imagem profissional que você deseja passar. Dica da consultora: “A modelagem em A, com a saia em circunferência menor, com menos pregas e comprimento midi é certeira nestes locais. Saias muito volumosas, em tecidos muito brilhantes ou estruturados devem ser evitados, independente do grau de formalidade da empresa”.

Vestido godê em looks noturnos

Apesar de não ser uma regra, looks em tons mais escuros podem ser uma opção perfeita para um evento noturno: “A cor depende muito do gosto pessoal de cada uma. Contudo, tons muito claros, próximos do branco, podem ser confundidos com vestido de noiva, pela sua modelagem, e devem ser evitados principalmente em casamentos”, complementa Gaby.

Vestido godê em looks de inverno

Aquele casaco estiloso, uma jaquetinha acinturada e uma bota que não brigue com o comprimento do vestido são peças certeiras para compor um look para os dias mais friozinhos. É só investir em estampas e texturas confortáveis, cheias de estilo! A aposta da consultora são os tecidos mais grossos, como o couro ou lã, que combinam com meia-calça opaca e sapato fechado, tipo ankle boots.

Vestido godê duplo

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Bruna Marquezine / Mayo

“O vestido godê duplo é uma modelagem extremamente feminina, bem jovial e romântica, mesmo quando o comprimento é midi ou longo. O ideal é que ele seja usado em festas ou em situações de lazer. Tecidos brilhosos, como cetim, brocados, tafetá ou com aplicações devem ser usados em eventos mais formais e casamentos”, afirma a especialista no assunto.

Vestido godê curto

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Thássia Naves / Lu Ferreira

Mulheres que desejam alongar a silhueta podem seguir a dica da profissional: “Para não encurtar a altura, é necessário criar um contraponto para o volume da saia, marcando a cintura com um modelo de vestido em que a parte de cima seja mais sequinha, sem babados e mangas muito elaboradas, principalmente para mulheres com as coxas mais grossas. E claro, sapatos abertos como sandálias e scarpins sempre ajudam a criar este efeito alongador”.

Leia também: Vestidos rodados: saiba como criar looks para diferentes ocasiões com a peça

Vestido godê midi

Este modelo tradicional e superelegante pode sim fugir da formalidade e, para Gabriela, o segredo está em combinar o vestido com acessórios modernos, como bijuterias e sapatos coloridos, ou até mesmo investir em tecidos naturais. O algodão ou a seda, em cores fortes ou estampados, são os mais indicados.

Vestido godê longo

Um belo vestido godê longo é o look perfeito para quem deseja brilhar em uma festa que exija trajes formais, como o black tie, por exemplo. Para a ocasião, a consultora indica combinar a peça com acessórios tão delicados e nobres quanto o seu tecido. Depois, é só caprichar na maquiagem e no penteado para ficar igual uma estrela de red carpet.

Vestido godê preto

Foto: Reprodução / Lala Noleto / Dash of Darling / Viva Luxury

“A cor preta já denota uma certa formalidade, por isso, dependendo do material no qual a peça foi confeccionada, é possível “diluir” a seriedade da cor e do corte. Para deixar a produção mais descontraída e não aumentar o volume da silhueta, o vestido pode ser usado com um blazer ajustado na cintura, com bainha na altura do quadril, complementado com cinto”, orienta a profissional.

Vestido godê com renda

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Mayo / Girl With Curves

A renda não precisa ser necessariamente um material usado somente em vestidos de festa e pode sim ser utilizado em composições urbanas, justamente para dar um frescor a mais ao look. Mas, segundo a Gaby, se a ideia é realmente manter a feminilidade do tecido, é importante adicionar peças delicadas à composição, como sapatos refinados e acessórios minimalistas.

6 vestidos godê para comprar online

Depois de conhecer a versatilidade do vestido godê, é hora de escolher um modelo especial para chamar de seu:

Leia também: 8 looks que são estilosos e frescos para os dias mais quentes

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Vestido godê curto, na Kanui
  2. Vestido vintage floral, na Light in the Box
  3. Vestido godê azul, na Oqvestir
  4. Vestido com estampa geométrica, na Posthaus
  5. Vestido godê folha e geométrico, na Posthaus
  6. Vestido midi preto, na Renner

Já sabe qual peça combina mais com o seu estilo?

Mais looks com vestido godê

Confira algumas inspirações fashionistas com um dos vestidos mais delicados e femininos do mundo da moda:

Todo o charme de um longo com aplicações bordadas

Foto: Reprodução / Camila Coelho 

O romantismo de um vestido florido com saia dupla de tule

Foto: Reprodução / Mayo 

Um sapato divertido dá um ar mais descontraído a qualquer peça formal

Foto: Reprodução / Thássia Naves 

Um pretinho básico vai bem em qualquer ocasião

Foto: Reprodução / Girl With Curves 

Para alongar a silhueta, aposte em um salto bem estiloso

Foto: Reprodução / Camila Coelho 

E preferencialmente com a frente aberta, como as sandálias de tiras

Foto: Reprodução / Marina Casemiro

O animal print é perfeito para quebrar a seriedade do look total black

Foto: Reprodução / Lu Ferreira 

A sobreposição com camisa é perfeita para ambientes profissionais

Foto: Reprodução / Thássia Naves 

Com meia arrastão, para mostrar que nasceu para ser diva

Foto: Reprodução / Blog da Mariah 

Todo frescor que um look de verão exige

Foto: Reprodução / Viva Luxury 

Chique, elegante e totalmente feminina

Foto: Reprodução / Fashion Coolture 

Os tecidos leves são perfeitos para longos passeios

Foto: Reprodução / Marina Casemiro

O mais legal deste tipo de peça é que ela é perfeita para todos os biotipos de mulher, basta encontrar o modelo ideal para valorizar as suas curvas: “O godê aumenta visualmente o volume dos quadris, sobretudo quando o comprimento do vestido é mais curto. Em contrapartida, é uma modelagem que ressalta a cintura. Para bumbuns avantajados ou para quem não quer marcar a barriga, o ideal é buscar um modelo que tenha uma pala ou cinto que se sobreponha a costura entre a parte de cima e a de baixo, para que as pregas feitas no tecido não façam volume no abdômen e valorize naturalmente a linha do corpo”, finaliza Gabriela.

Assuntos: Como usar

Dicas pela Web
Comentários