Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Vestido de daminha de honra: dicas para escolher o modelo ideal

Confira dicas e inspirações para acertar na hora de adquirir o vestido das daminhas

em 09/09/2014

Foto: Thinkstock

O casamento é o sonho de muitas mulheres e, na hora de comemorar, nada melhor do que uma festa maravilhosa. Para tornar o dia ainda mais especial, cada detalhe é importante para a realização da cerimônia.

Entre eles, um dos momentos mais fofos é a entrada das daminhas de honra e pajens. Eles têm papel fundamental nas cerimônias de casamento tradicionais: são as crianças que levam as alianças até os noivos e, muitas vezes, espalham pétalas de rosas por onde a noiva vai passar.

Mas uma decisão preocupa muitas noivas: qual será o vestido ideal para as damas de honra da sua festa? Confira algumas dicas abaixo elaboradas com a ajuda da Hindy Caló Assessoria e Cerimonial e acerte no vestido de sua daminha!

A melhor escolha

De acordo com Hindy Caló Assessoria, o vestido das daminhas não precisa ser inspirado no vestido da noiva. Ao contrário, a noiva deve ser personagem de destaque na cerimônia e seu vestido é algo exclusivo. Já o vestido das crianças deve estar em harmonia com os elementos da festa, e pode ser romântico, alegre, descontraído, colorido: tudo vai depender da decoração escolhida.

Outro ponto importante de ser observado é o local e horário da cerimônia. “Um casamento ao ar livre pede roupas mais alegres, coloridas, com tecidos leves”, orienta a assessoria. Já as festas à noite, mais tradicionais, combinam com cetim, bordados, rendas e cores mais sóbrias.

O uso das cores no vestido das daminhas é permitido e cada vez mais bem aceito nas cerimônias. Mais uma vez, tudo depende do contexto da festa. O estilo da decoração pode combinar com tons pastel, cores sóbrias e até vestidos brancos com detalhes em tons fortes.

Foto: Thinkstock

Comprar ou alugar?

Hoje há muitas opções na hora de adquirir o vestido. Alugar, comprar, mandar fazer: afinal, qual é a melhor opção? Neste momento, algumas coisas devem ser consideradas. Primeiro, é preciso pensar no orçamento e com que antecedência o modelo será escolhido.

Comprar é uma boa opção, mas a escolha exige um investimento mais alto – e é preciso considerar que a peça poderá ser utilizada apenas uma vez. Além disso, é preciso tempo de pesquisa para encontrar o vestido que melhor combina com a festa.

Já o aluguel pode ser uma das melhores opções para quem busca economia. Existe uma infinidade de modelos e muitas lojas especializadas em aluguel costumam fazer os ajustes necessários. Por isso, é uma solução mais prática.

Também é possível mandar fazer o vestido. A vantagem, neste caso, é ter o vestido do jeitinho que você pensou. Caso essa seja a opção escolhida, procure uma costureira de confiança e encomende a peça com bastante antecedência, para que seja possível fazer as provas e ajustes com tranqüilidade.

Por último, outra opção para quem deseja gastar menos é procurar o vestido em sites de produtos importados. Muitos entregam no Brasil e, em alguns sites, é possível encontrar modelos a preços muito convidativos. No entanto, duas coisas devem ser levadas em consideração: o tempo de entrega, que pode ser longo, então é preciso comprar com bastante antecedência; e a possibilidade de ajustes, já que não é possível experimentar o vestido antes de adquirir e os moldes internacionais são diferentes dos brasileiros.

Mais dicas para escolher o vestido da daminha

  • Os casamentos de dia permitem o uso de vestidos coloridos e até floridos;
  • Para os penteados, cabelos soltos ou meio soltos ficam ótimos em cerimônias diurnas;
  • Aposte nas tiaras de flores, que dão um toque delicado à produção das crianças;
  • Os vestidos brancos podem ser incrementados com detalhes coloridos que combinem com a decoração da festa;
  • Brilhos são permitidos tanto de dia quanto à noite;
  • Cerimônias diurnas pedem vestidos com tecidos leves e fluidos;
  • Festas à noite combinam com cetim, renda e tecidos mais pesados.

Inspire-se com 15 fotos de daminhas de honra

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Comentários
Dicas relacionadas