iStock
A vermelhidão no rosto pode ser causada por doenças ou fatores do dia a dia, como o famoso rubor facial, resultado da timidez. Ainda assim, para explicar melhor a questão, veja o que foi dito pelos dermatologistas Silvana Coghi, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, e Luann Lobo:
A doutora Silvana e o doutor Luann falaram sobre doenças comuns que podem ter a vermelhidão no rosto como um dos sintomas. Confira abaixo os detalhes:
iStock
A dermatologista explicou que se trata de uma doença inflamatória da pele: “É benigna, mas, por ser genética, é considerada crônica, com surtos e retorno das bolinhas”. Silvana complementou que “as pacientes apresentam a face vermelha com pequenas bolinhas vermelhas e amareladas (pápulas e pústulas), sentem calor local e apresentam vários “vasinhos” na face”.
Publicidade
Segundo Luann, “ocorre vermelhidão, pápulas (carocinhos) e até mesmo pústulas (pequenas bolhas contendo pus) na região ao redor da boca e do sulco nasogeniano”. Ele explicou que a causa está relacionada com “a aplicação indiscriminada de corticoides na face, a limpeza excessiva da pele e o uso de substâncias abrasivas”.
iStock
Silvana comentou que a inflamação é mais comum no couro cabeludo, porém pode se estender para a face e tronco. “É caracterizada por eritema e descamação, principalmente na zona T”, complementou. A dermatologista ressaltou que não há cura, mas “a doença pode ser tratada e controlada”.
Segundo a dermatologista, se trata de uma “doença inflamatória da pele, que também pode acometer a face, com vermelhidão e coceira, principalmente em crianças com pele sensível, rinite e asma brônquica”.
iStock
O doutor Luann comentou que a doença é crônica e “pode gerar lesões avermelhadas também na face. Costuma acometer mais frequentemente as crianças portadoras da doença em relação aos adultos”.
A doutora Silvana explicou que se trata de “uma inflamação na pele, com muita coceira e vermelhidão. Na face, pode ser causada por muitas substâncias cosméticas (maquiagem, esmalte, bijuterias)”.
iStock
A doença inflamatória autoimune atinge os órgãos internos e a pele, inclusive o rosto. “A lesão da face acomete o dorso nasal e as bochechas (asa de borboleta), mas a fotossensibilidade ocorre em toda pele, principalmente nas áreas descobertas pela roupa” finalizou a dermatologista.
Essas são as causas mais comuns para a vermelhidão no rosto relacionadas às doenças, porém, pessoas com pele mais clara podem ficar com o rosto avermelhado quando se exercitam ou ficam envergonhadas, o chamado rubor facial, sem motivos para se preocupar. Nipodescendentes e outras pessoas de pele clara também podem ter vermelhidão logo após o consumo de bebidas alcoólicas ou após a exposição ao sol.
A dermatologista citou os tratamentos mais recomendados em cada caso:
Como você pode ver, a vermelhidão no rosto pode estar relacionada com doenças e alergias. Assim, visite seu dermatologista sempre que se sentir incomodada com a questão. Agora, aproveite e leia também a matéria sobre espinhas na testa.