Os 5 melhores vegetais low-carb para você incluir na dieta

Escrito por Beatriz Castells

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Se sua intenção é perder alguns quilinhos para ter uma vida mais saudável, a dieta low-carb pode ser indicada para você. Ao contrário do que muitos pensam, é possível levar uma dieta comendo bem e preparando receitas deliciosas, é só usar a imaginação e ter as informações corretas sobre quais alimentos podem compor seu cardápio. É importante lembrar que, antes de começar qualquer dieta ou mudança na alimentação, é recomendado consultar um(a) nutricionista de sua confiança para que sua saúde esteja sempre em dia.

O consumo de vegetais é importantíssimo para a manutenção da saúde e criar o hábito de ingeri-los diariamente traz inúmeros benefícios para você. Conheça 5 vegetais que tem quantidades quase insignificantes de carboidratos e que vão se adaptar superbem à sua dieta:

1. Brócolis

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O brócolis é um vegetal da família dos crucíferos, assim como a couve, a couve-de-bruxelas, o rabanete e o repolho. Alguns estudos já mostraram como esse ingrediente pode ajudar pessoas diabéticas e também ser eficaz na prevenção contra alguns tipos de câncer, como por exemplo o câncer de próstata (1, 2).

Uma xícara de brócolis possui apenas 6 gramas de carboidrato (3) e fornece mais de 100 % da necessidade diária das vitaminas C e K.

2. Abobrinha

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Esse é um vegetal bastante conhecido e conquista muitas pessoas pela sua versatilidade na cozinha. Você pode prepará-la cozida, assada, em conservas e até mesmo crua. O vegetal ainda é uma ótima fonte de vitamina C, uma vez que apenas 124 gramas significa 35% da necessidade de ingestão diária da vitamina em questão (4).

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Em uma xícara de abobrinha você encontra 4 gramas de carboidratos.

3. Espinafre

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O espinafre é sem dúvidas um superalimento. Ele previne contra os danos ao nosso DNA e protege a saúde do coração e dos olhos (5, 6).

Além de seus inúmeros benefícios, ele é pouco calórico e muito nutritivo. Uma xícara de espinafre cozido é capaz de suprir 10 vezes a necessidade diária de ingestão de vitamina K e também contém apenas 4 gramas de carboidratos.

4. Couve-flor

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Quem é fã de couve-flor sabe como esse ingrediente pode ser versátil. Ele pode ficar bastante calórico se você adicionar requeijão, por exemplo. Mas se sua intenção é seguir uma dieta equilibrada, ela pode ser uma grande aliada.

Uma xícara de couve-flor contém 5 gramas de carboidrato e altas dosagens de vitamina K e vitamina C (7). A prevenção do câncer e de doenças cardíacas também está associada a esse alimento.

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5. Alface

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Não é novidade para ninguém que o alface é item queridinho das dietas. Além de ter um preparo bastante fácil, ele é extremamente nutritivo. O alface fornece quantidades significativas de vitamina A, C e K, além de também ter altas concentrações de folato.

O melhor de tudo isso? Uma xícara de alface tem apenas 2 gramas de carboidrato (8). Pode comer o quanto quiser!

Agora é só pesquisar algumas receitinhas e preparar um cardápio rico em nutrientes, vitaminas e com pouquíssimos carboidratos.

Assuntos: Alimentação

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