Vatapá: 12 receitas porretas de boas que vão fazer sucesso na sua mesa

Escrito por
Em 07.01.20

iStock

Prato típico da cozinha baiana e com influência africana, o vatapá também faz grande sucesso em outros estados, como Amazonas, Pará e Amapá. A versão tradicional desse creme é feita com camarão, mas há também versões feitas com frango e até mesmo veganas. Tudo isso faz com que ele seja bem versátil e possa agradar os mais variados paladares.

Continua após o anúncio

1. Vatapá fácil

Se você tem receio de fazer o vatapá pensando em que esse é um prato complicado, não deixe de conferir as dicas dessa receita. Para testá-la em casa, você vai precisar ter em mãos camarão, farinha de trigo, azeite de dendê, leite de coco, cebola, alho, pimentão, cheiro-verde, sal e, opcionalmente, pimenta-de-cheiro.

2. Vatapá com pimenta-calabresa

Essa é uma receita que leva pão de forma para dar consistência ao creme. Para um sabor apimentado, o ingrediente escolhido é a pimenta-calabresa. Sem complicações, essa é uma opção simples de ser reproduzida em casa. Confira o passo a passo no vídeo.

3. Vatapá com pimenta-dedo-de-moça

Além de ser temperada com pimenta-dedo-de-moça, essa é uma receita em que amendoim e castanha-de-caju são usados. Esses dois ingredientes agregam um sabor sensacional ao prato, que é feito de uma maneira bem prática no liquidificador.

4. Vatapá com mix de pimentas

Diferente das opções anteriores, essa é uma receita que não leva camarão. Aqui, o peito de frango desfiado é a carne escolhida. Além dele, pão, leite, cebola, alho, pimentão verde e azeite de dendê também entram em cena. Com um sabor irresistível, será difícil resistir a essa opção.

5. Vatapá com mix de pimentão

Jornada Vegana

Continua após o anúncio

Livre de ingredientes de origem animal, nessa receita, o vatapá é engrossado com pão francês. Além de pimentões vermelho, verde e amarelo, castanha-de-caju também é usada em uma boa quantidade. Os outros ingredientes são leite de coco, água, cebola, azeite de dendê e sal.

6. Vatapá com caldo de camarão

Para que o sabor de camarão fique marcante no prato, além de usar o fruto-do-mar, essa receita propõe também acrescentar um caldo feito com ele. Assim, esse ingrediente se destaca no prato sem que você precise ter muito trabalho na cozinha.

7. Vatapá de frango

Essa é uma adaptação paraense do famoso vatapá. Aqui, o principal ingrediente peito de frango. Para engrossar o prato, a farinha de trigo é o ingrediente escolhido. Além desses dois ingredientes, você ainda vai usar água, azeite de dendê, leite de coco e temperos.

8. Vatapá de frango com caldo de frango

Outra opção com frango, aqui, o caldo da carne também entra em cena. Além disso, o vatapá ainda leva pão amanhecido. O preparo é feito em parte no fogo e em parte no liquidificador. Sem complicações, até mesmo quem não tem experiência na cozinha consegue tranquilamente um resultado de sucesso.

9. Vatapá de frango cremoso

É cremosidade que você quer? Com essa receita, é isso que você vai ter! Com um passo a passo bem detalhado, fica fácil acertar no ponto e no sabor do seu vatapá de frango.

10. Vatapá de sardinha

Continua após o anúncio

Já pensou em usar pão como principal ingrediente para o seu prato? Essa é a proposta dessa receita. Para dar um toque marcante de sabor ao vatapá, a dica é usar sardinhas. Caso você queira uma versão vegetariana, é só deixar esse ingrediente de fora.

11. Vatapá vegano

Além de ser vegana, essa é uma receita fácil de ser feita e que conta com ingredientes baratos. Tudo isso faz com que essa seja uma opção bem acessível. Ficou curiosa? Então, anote os itens necessários: pão, leite de coco, água, tomate, cebola, pimentão verde, amendoim, azeite de dendê, coentro, cominho e sal.

12. Vatapá vegano com grão-de-bico

Quer inovar na cozinha? Essa opção leva como base o grão-de-bico, mas ainda conta com trigo, azeite de dendê, leite de coco, brócolis, cenoura, repolho roxo e temperos. Essa lista de ingredientes faz com que essa seja uma opção surpreendente.

Viu só quantas opções gostosas de vatapá para você testar em casa? Esse é um recheio clássico para o acarajé, mas isso não quer dizer que ele precisa ser comido apenas com o bolinho de feijão. Ele cai muito bem acompanhado de arroz e farofa ou até mesmo como aperitivo.

Assuntos: Alimentação