Vantagens e desvantagens de casar em um hotel

A modalidade traz várias vantagens, mas é preciso atentar-se para alguns detalhes

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Planejar um casamento envolve muitos detalhes. Os noivos precisam contratar o espaço da cerimônia e da festa, os músicos, o buffet, a decoração, além de todos os detalhes que fazem parte do dia tão esperado. No entanto, acertar todos os preparativos pode ser prazeroso, mas também pode trazer algumas complicações.

Uma das vantagens de se casar em um hotel é a praticidade que o ambiente oferece. Saiba mais sobre essa e outras vantagens de se casar em um hotel e conheça também as desvantagens da modalidade.

Praticidade

A primeira vantagem de se casar em um hotel é a praticidade, já que todos os serviços concentram-se no mesmo local. Não é necessário entrar em contato com vários fornecedores e solicitar inúmeros orçamentos, pois, normalmente, os hotéis já contam com pacotes de serviços fechados para casamentos. Por outro lado, uma possível desvantagem nesses casos, pode estar relacionada à dificuldade em personalizar os pacotes já fechados e negociar os valores, que podem ser altos.

Além disso, se o casal não sonhou com nenhuma decoração em especial, casar num hotel é a solução ideal, pois não precisa de grande criatividade. Basta escolher algumas flores e centros de mesa que combinem com o gosto do casal.

Por outro lado, muitos casais sabem exatamente qual a decoração e o ambiente ideal para o casamento. Entretanto, muitas vezes, as possibilidades são limitadas na cidade onde os noivos moram. Por isso, ter a opção de escolher casar em um hotel, localizado no ambiente onde você sempre sonhou em se casar, seja praia, fazenda ou até mesmo em outros países, é uma ótima saída.

Vantagem para os convidados

Se os noivos pensam em convidar parentes e amigos que vêm de longe ou de outros países, realizar a cerimônia e a festa em um hotel é uma vantagem para os convidados, já que eles não precisam se preocupar com hospedagem e com o trajeto da cerimônia para a festa. Além disso, alguns problemas desagradáveis, como alguns convidados insistirem em dirigir alcoolizados, podem ser evitados.

Outra vantagem, é a de que a festa pode ser prolongada, principalmente se o hotel escolhido estiver localizado em uma cidade turística. Nesse caso, os convidados tendem a chegar alguns dias antes e prolongar a estadia.

As despesas podem aumentar

Apesar dos hotéis apresentarem vantagens como a praticidade e a oportunidade de realizar o grande dia em um lugar dos sonhos, fazer essa escolha pode gerar um aumento nas despesas. Isso acontece se os noivos resolvem arcar com as despesas dos convidados, como estadia e passagens. Nesses casos, se o orçamento estiver curto, o melhor a se fazer é optar por um mini wedding , com menos convidados.

Alguns convidados podem não se sentir à vontade

Outra desvantagem de se casar em um hotel é o fato de que, se os noivos não forem arcar com as despesas dos convidados, alguns deles podem não se sentir à vontade em participar do casamento, principalmente se o hotel escolhido e o destino estiverem fora do orçamento dos convidados. Nesses casos, é importante relacionar várias opções de hotéis, além daquele onde acontecerá o casamento, além de diferentes opções de companhias áreas.

Se a escolha final dos noivos for realizar o casamento em um hotel, é importante atentar-se para alguns detalhes, a fim de evitar transtornos. Primeiro, é importante verificar se o hotel está habituado a realizar casamentos. Procure conversar com outras pessoas que já realizaram festas naquele local ou peça fotos e vídeos dos casamentos realizados lá para que você possa ter uma idéia melhor de como será e do que precisa providenciar. Além disso, é importante verificar os espaço para a festa e o isolamento acústico do local.

Cuidando desses detalhes, é possível realizar uma cerimônia agradável para os noivos e os convidados sem sair dos seus planos orçamentários e sem preocupações maiores.

Assuntos: Casamento, Planejamento

Dicas pela Web