Vantagens e desvantagens de cada local para malhar

Escolher o ambiente ideal para suas necessidades é fundamental para não abandonar os exercícios

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Quem está tentando iniciar uma rotina de exercícios físicos sabe: a variedade de opções oferecidas para tal prática pode deixar em dúvida mesmo a mais obstinada das mulheres. Chega de mistério, entenda agora quais as vantagens e desvantagens que cada ambiente oferece na hora de suar a camisa.

Malhar em casa

Em um primeiro momento, essa pode parecer a escolha mais acertada para quem não tem tempo ou dinheiro disponíveis para frequentar uma academia. A comodidade, a flexibilidade de horários e a privacidade oferecidas pelo aconchego do lar são fatores muito tentadores na hora de optar por um ambiente para malhar. Afinal, não perder tempo entre sua casa e a academia, poder se exercitar no horário que considerar mais conveniente e o fato de não haver ninguém reparando nos resultados (e nos movimentos) dos seus exercícios são mesmo argumentos convincentes.

No entanto, é preciso muita força de vontade para manter uma rotina quando ela não está vinculada a um horário e local pré-definidos. Também pode ser prejudicial o fato de que os recursos disponíveis em casa são limitados e nem sempre estão adequados às suas necessidades. Outra desvantagem desta escolha é a falta da orientação de um profissional de educação física, para que as atividades sejam realizadas da maneira correta.

Malhar na academia

Motivação não é problema nas academias. Elas, normalmente, oferecem uma grande variedade de aparelhos para trabalhar as partes do corpo necessárias para seu tipo físico. Modalidades esportivas também não faltam: aulas de luta, de dança ou mesmo de aeróbica podem ser mais atraentes para você que apenas a malhação. Escolher a academia também é vantajoso para quem tem mais preguiça já que, uma vez paga a mensalidade, é menos provável que desistam de ir até lá. Além disso há a convivência com pessoas sempre diferentes e a orientação específica de um profissional na realização dos exercícios.

As desvantagens da academia são o congestionamento nos horários de pico – não adianta, você provavelmente vai frequentá-la nesses horários –, além da questão financeira envolvida e da falta de privacidade incluída no pacote.

Malhar ao ar livre

Seja em uma academia ao ar livre – também conhecidas como academias da terceira idade, seja se alongando em um parque, ou mesmo caminhando pela cidade, malhar ao ar livre é o ideal para quem, além de se exercitar, também procura agregar qualidade de vida à rotina. Isso porque espaços abertos permitem que você desconecte sua mente das demais atividades do dia a dia, diminuindo os níveis de estresse.

A desvantagem dessa escolha é que, nos dias frios, é quase impossível encarar a malhação. Aqui, a falta de orientação profissional também é um fator contrário, assim como os horários livres – que podem desmotivar as pessoas menos determinadas.

Assuntos: Boa forma, Fitness

Dicas pela Web