Vai viajar? Siga 10 dicas para reduzir seu kit de maquiagem

Um truque interessante é usar caixinhas de lente para colocar base ou corretivo líquido

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Viajar é uma delícia, mas arrumar a mala nem sempre é uma tarefa simples! Dificilmente é possível levar tudo o que você quer, já que a bagagem não pode ser tão grande assim e há muitas coisas para serem levadas. Então surge a dúvida: o que, de fato, é necessário? O que é dispensável?

Fazer esse filtro é fundamental, não só na hora de ajeitar as roupas na mala, mas também no momento de separar sapatos, itens de higiene e beleza, entre outros, que vão para a viagem.

E é claro que as maquiagens não podem ficar de fora, porém, especialmente para as mulheres mais vaidosas, apaixonadas por makes, é preciso fazer uma boa seleção na hora de arrumar a necessaire.

“Maquiagem é que nem filho, tem que levar para todos os lugares”, brinca Valentim Bruno, maquiador da Ophicina do Cabelo. O segredo está em fazer boas escolhas e reduzir ao máximo seu kit maquiagem com algumas dicas e até alguns truques. Confira abaixo:

  1. “Faça uma nécessaire com o básico: base, corretivo e pó. Rímel, três opções de sombras e batom”, sugere o maquiador Valentim Bruno.
  2. “Dá para dispensar as variações de cores de sombra, lápis e batom e levar apenas o básico”, acrescenta o maquiador.
  3. Na opinião de Raphaella Bahia, maquiadora do Studio Longevita, o essencial é: base com filtro solar ou um BB cream, rímel, um duo de sombras, lápis de olho, blush e batom. “É dispensável levar o kit completo com todas as cores de sombra ou batom”, diz.

  4. Aposte nos produtos multifuncionais! Está é a dica do maquiador Valentim Bruno.
  5. “Existem produtos que possuem mais de uma função. Isso já dá uma enxugada na mala”, acrescenta Raphaella Bahia. Entre eles: BB Cream (que, de forma geral, reúne os benefícios de primer, filtro solar, hidratante e base); base que já contêm filtro solar (fundamental para todos os dias); batom gloss (que possui a cor intensa de um batom, mas com o brilho de um gloss); batom com protetor solar para os lábios (superinteressante especialmente para quem vai à praia).
  6. Aposte nas maquiagens em miniatura! Elas são igualmente úteis às de tamanho convencional, mas ocupam bem menos espaço. Batom, corretivo, pó, pincel, sombra, rímel e blush, por exemplo, estão na lista do que você pode comprar em tamanho menor.
  7. Caso você leve duas ou três cores de sombra na viagem e, um dia ou outro, resolva inovar, você pode substituir a sombra por um gloss que levou na nécessaire. O make fica supermoderno!
  8. Use caixinhas de lente de contato. Elas são uma boa opção para colocar bases ou corretivos líquidos, além do BBCream. São pequenas, práticas, baratas e superfáceis de serem encontradas (em qualquer farmácia). Quem usa lentes, costuma ter um monte em casa.

  9. Leve “mini cotonetes”. Eles podem ser usados para limpar a sombra que borrou e até para esfumar a sombra (pelas meninas e mulheres que já têm mais prática com a maquiagem), por isso, não podem ficar de fora! E a dica fundamental é cortá-los pela metade, transformando-os em “mini cotonetes”, e colocá-los dentro de uma caixinha vazia de fio dental. Ideia superprática e que vai ajudar você a reduzir o tamanho do seu kit!
  10. Outra sugestão é apostar nas maquiagens instantâneas. Elas são individuais e descartáveis. Ideais para usar em viagens curtas.

Mais dicas para otimizar sua maquiagem de viagem

Além da maquiagem, outros itens de higiene e beleza também podem ocupar menos espaço na sua mala, se você seguir algumas dicas!

Xampu e condicionador, por exemplo, são produtos fundamentais, mas que, certamente, ocupam bastante espaço. A dica, então, é levá-los em outro recipiente que não seja o seu original.

Se você tiver em casa aqueles frasquinhos menores, que são encontrados, geralmente, em hotéis, ótimo! Basta transferir um pouco do seu xampu e condicionador favoritos para eles Caso contrário, a ideia é improvisar. Aquela caixinha que embala a vitamina C em comprimidos, por exemplo, é uma boa opção. O mesmo vale para algum frasco de remédio/vitamina/suplemento que você mandou manipular e já acabou…

O creme corporal também pode ser colocado em um desses recipientes improvisados. Vale lembrar que, se você estiver usando vários recipientes para produtos diferentes, é importante classificá-los, colocando, por exemplo, uma etiqueta. E não se esqueça de que as embalagens devem ser resistentes e possuir tampas que vedam totalmente a abertura para evitar acidentes na sua mala ou nécessaire. Use sacos plásticos para colocar embalagens com risco de derramar o produto em creme ou líquido.

Um pouco do seu perfume predileto também pode ser transferido para um potinho de amostra grátis de perfume já vazio. Lembre-se, porém, de lavá-lo bem antes disso, para que os dois aromas diferentes não se misturem.

Na viagem você pretende fazer um penteado especial ou, simplesmente, tem o costume de prender os cabelos com grampos?! Uma boa ideia para levar alguns (mas não a caixinha de grampos inteira!) é encaixá-los num cartão de visita. Ocuparão pouquíssimo espaço e você não corre o risco de perdê-los. Elásticos de cabelos também podem ser colocados ao lado!

Gostou das dicas? Escolhendo bons produtos (os mais básicos) e usando alguns truques você consegue reduzir bastante seu kit de maquiagem e beleza. Isso, é claro, sem deixar de levar produtos essenciais para a sua viagem! E se for viajar de avião verifique as normas que regulamentam o transporte de produtos de beleza nas malas.

Assuntos: Maquiagem

Para você