12 usos inusitados do micro-ondas que vão mudar a sua vida

De descascar alimentos até higienizar objetos da cozinha, descubra formas diferentes de aproveitar o seu forno micro-ondas

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Se você acha que o micro-ondas serve apenas para preparar comida congelada ou fazer pipoca, saiba que você está deixando de aproveitar muitas possibilidades do aparelho.

É verdade que nem sempre os alimentos ficam com uma textura muito agradável quando são preparados no micro-ondas, sendo mais indicado utilizar o forno tradicional ou mesmo uma fritadeira.

Porém, esse eletrodoméstico pode se transformar no seu melhor amigo na cozinha se você conhecer alguns truques que vão facilitar a sua vida.

Confira a lista a seguir e descubra como descascar alguns alimentos, cozinhar vegetais e até mesmo a higienizar a esponja de lavar louça usando o micro-ondas:

1. Fazer espuma de leite para o cappuccino

Foto: iStock

Despeje meia xícara de leite semidesnatado em um recipiente selado próprio para micro-ondas. Agite vigorosamente até que o leite forme uma espuma. Coloque no micro-ondas por 15 a 20 segundos para estabilizar.

Leia também: Este é o jeito correto de esquentar pizza (e não é no micro-ondas nem no forno)

2. Torrar nozes, castanhas e amêndoas

Fotos: Thinkstock

Espalhe meia xícara de nozes e similares em um prato e adicione meia colher de chá de manteiga ou margarina derretidas ou óleo de cozinha. Misture bem e leve ao micro-ondas em potência alta por um minuto. Misture novamente e deixe mais um minuto se necessário.

3. Obter mais suco de um limão

Foto: iStock

O calor ajuda a romper as estruturas celulares das frutas cítricas, favorecendo a liberação do suco. Para isso, basta deixar o limão no micro-ondas de 10 a 20 segundos e depois rolá-lo entre as mãos ou contra a mesa para que ele solte mais suco ao ser cortado.

4. Higienizar a esponja da cozinha

Foto: iStock

Para matar quase todas as bactérias perigosas que se acumulam na esponja da cozinha, basta você colocá-la no micro-ondas por dois minutos na potência alta.

5. Fazer chips de batata

Foto: iStock

Fatie as batatas em chips bem fininhos e misture-os com azeite de oliva e sal. Distribua as fatias em um prato untado, formando uma camada única. Coloque no micro-ondas por 2 a 3 minutos, até que os chips comecem a escurecer nas beiradas. Vire-os e deixe-os no micro-ondas por mais 2 a 3 minutos. Veja aqui o passo a passo detalhado.

6. Cozinhar bacon

Foto: iStock

Se você quer evitar a bagunça na cozinha ou prefere não fritar o bacon, você pode prepará-lo no micro-ondas. Para isso, cubra um prato com algumas folhas de papel-toalha, distribua o bacon sobre ele em uma camada única e cubra-o com mais papel-toalha. Coloque no micro-ondas por cerca de 2 minutos, até ficar crocante.

Leia também: Dicas de limpeza de eletrodomésticos

7. Fazer sua própria estufa

Foto: iStock

Você precisa de um local quentinho e úmido para deixar sua massa de pão crescer? O micro-ondas é ideal para isso! Basta aquecer uma xícara de água até que o aparelho fique cheio de vapor, colocar a massa lá dentro e fechar a porta rapidinho.

8. Desidratar ervas e temperos

Foto: iStock

Se você tem algumas ervas ou temperos frescos e não vai dar conta de usar tudo, você pode desidratá-los no micro-ondas. Para isso, distribua os ramos entre duas folhas de papel-toalha e coloque-os no forno por dois a três minutos.

9. Descascar cabeça de alho

Foto: Getty Images

Coloque a cabeça de alho inteira no micro-ondas por cerca de 20 segundos para que os dentes se separem e saiam facilmente de suas cascas.

10. Descascar tomates

Foto: iStock

Com auxílio de uma faca, faz um X na parte de baixo dos tomates. Leve-os ao micro-ondas por 30 segundos e observe a casca saindo com muita facilidade. Para tomates muito grandes, pode ser necessário deixar mais 30 segundos.

11. Desfazer os grumos do açúcar

Foto: iStock

Se o seu açúcar está todo empedrado, você pode levá-lo ao micro-ondas por 20 segundos, coberto por uma folha de papel-toalha. Esse processo vai desfazer os grumos e soltar os grãos.

Leia também: Mantenha seu forno micro-ondas limpo

12. Cozinhar vegetais no vapor

Foto: iStock

Coloque seus vegetais (brócolis, couve-flor, cenoura, berinjela, etc.) em uma tigela própria para micro-ondas e adicione algumas colheres de água. Tampe o recipiente e leve-o ao micro-ondas por 3 a 4 minutos, até que os vegetais estejam macios. Tome cuidado ao abrir o forno, pois o vapor estará muito quente.

Para aproveitar ainda mais o seu eletrodoméstico, vale a pena conhecer alguns truques de limpeza para deixar seu micro-ondas tinindo e pronto para a próxima sessão de descobertas. Além disso, não deixe de conferir a lista de alimentos que não devem ser reaquecidos nesse aparelho.

Para você