Uso de tablets e notebooks à noite pode prejudicar sono

A exposição à luz desses aparelhos pode ter relação direta com a qualidade do sono

Escrito por Daniella Grossi

Foto: Thinkstock

Nada mais agradável do que antes de dormir, deitar na cama, relaxar e ler um bom livro. Além de ser ótimo para descansar, ainda te ajuda a se preparar para uma boa noite de sono, te desligando dos problemas do dia.

Acontece que hoje, é mais comum substituirmos os livros por tablets. Faz sentido, afinal com o tablet podemos, além de ler livros, ler blogs, jornais e revistas on-line, jogar e interagir através de mídias sociais. Tudo ao seu alcance em um único aparelho.

O único problema é que os tablets emitem uma luz que reduz a nossa produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. A escuridão da noite nos diz que é hora de dormir, mas a luz do aparelho nos indica o contrário.

O Instituto Politécnico Rensselaer, dos Estados Unidos, desenvolveu um estudo que aponta os problemas acarretados pelo uso de gadgets eletrônicos.

Durante o estudo, os participantes ficaram expostos à um tablet, com a capacidade máxima de brilho ativado, por duas horas. Depois do procedimento, o efeito pôde ser considerado como o de se tomar uma xícara de café antes de dormir.

Isso acontece porque a luz emitida pelo tablet é diferente da luz de uma lâmpada comum. Outra influência negativa é o fato de manusearmos o aparelho muito próximo de nossos olhos, o que ajuda a luz a atingir nossa retina.

O que é diferente no caso de televisores. Já que não costumamos nos sentar perto da tela, a luz emitida por eles não afeta tanto nosso sono. Celulares também não acarretam o problema, porque são menores e emitem menos luz. Já os notebooks, podem ser ainda mais prejudiciais que os tablets.

A ordem é simples: quanto maior a tela, mais luz é emitida e quanto mais perto o equipamento, pior essa exposição é para a sua saúde.

Mas isso não quer dizer que você precisa parar de usar os novos gadgets. A dica é usar essa tecnologia a nosso favor. Utilize o aparelho com o mínimo de brilho possível. Para isso, é necessário modificar as configurações dele. Se estiver lendo um livro, opte pelo fundo preto com letras brancas, desta forma a luz não terá tanto impacto. Outra opção para leitura é o Kindle, e-book da Amazon que não emite luz. Sua aparência é como de uma folha de papel comum e por isso não afeta nossa retina.

Uma noite mal dormida pode afetar o dia seguinte com mau humor e distrações. Para evitar problemas com o sono, é necessário deixar tablets e notebooks de lado, pelo menos duas horas antes de dormir. Sendo assim, tente relaxar com o velho e querido livro, ou até mesmo com um pouco de televisão. Isso pode fazer muita diferença ao seu bem-estar.

Assuntos: Bem-Estar, Sono

Dicas pela Web