Moda e Beleza

Unhas descamando: o que elas dizem sobre a sua saúde?

iStock

Com colaboração da Dermatologista Dra. Sara Bragança

Atualizado em 12.03.24

As unhas dizem muito sobre a nossa saúde. Quando elas estão descamando, fracas e quebradiças é importante ligar o sinal de alerta. Em muitos casos, uma mudança de hábito resolve o problema, em outros, é sintoma de doenças. Não precisa se desesperar! Acompanhe as explicações da médica Sara Bragança e entenda o que fazer com as unhas descamando.

Conheça a especialista

Dra. Sara Bragança é médica pós-graduada em Dermatologia (CRM: 52.64654-7), membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Principais causas das unhas descamando

Também conhecida como síndrome das unhas frágeis, a descamação ocorre devido a uma diminuição da resistência ungueal (todas as partes que formam a unha). Estudos¹ apontam que a condição afeta até 20% da população, além de ser mais frequente em mulheres.

Na maioria dos casos, a descamação gera apenas um incômodo estético, pois as unhas ficam quebradiças. No entanto, há relatos de dores e dificuldades para realizar atividades cotidianas. Não há uma causa específica para essa síndrome, geralmente ela indica problemas de saúde ou negligência no dia a dia. Abaixo, com a ajuda da dra. Sara, vamos entender o assunto.

Hábitos e cuidados

Ficar muito tempo com as mãos na água (por exemplo, lavar louças, roupas ou calçadas) e mexer constantemente com produtos de limpeza fortes, sem usar luvas, são hábitos cotidianos que interferem na saúde das unhas e provocam a descamação. Nessa lista, também entra o trauma repetitivo desencadeado pelo excesso de digitação.

Antes de considerar qualquer hipótese, observe como você cuida de suas unhas. Acetona, esmalte de baixa qualidade, unhas postiças, lixar exageradamente e não dar intervalo ou ficar muito tempo sem trocar o esmalte são medidas que afetam a resistência ungueal. Quando a descamação é provocada por fatores externos, ela tende a ser cumulativa, ou seja, vai se deteriorando ao longo do tempo.

Publicidade

Indicativo de problemas de saúde

Se a descamação não está acontecendo devido aos hábitos e cuidados, então, ela indica que alguma coisa não vai muito bem em sua saúde. É preciso passar por uma avaliação médica para chegar ao diagnóstico preciso. No entanto, de acordo com a dra. Sara, geralmente, as unhas frágeis são sintomas de:

  • Falta de vitaminas: com a falta das vitaminas D, B e A, o corpo fica escasso de substâncias para a produção de queratina, principal componente das unhas.
  • Anemia: faltam os glóbulos vermelhos no corpo, gerando a redução do fluxo do oxigênio para os órgãos. Entre outros sintomas, causa alterações nas unhas.
  • Hipotireoidismo: a glândula tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônios, ocorrendo a diminuição do metabolismo e dificultando o transporte dos nutrientes para as unhas.
  • Policitemia primária: aumenta a produção de todos os tipos de células sanguíneas, consequentemente o sangue fica mais espesso e flui com menor facilidade nos vasos sanguíneos, interferindo na saúde das unhas.
  • Psoríase: doença inflamatória crônica que acomete a pele. As unhas das mão e dos pés descamam, ficam sem cor, com manchas e depressões.
  • Estresse: traz diversas consequências para o organismo, pois mobiliza diferentes hormônios. Entre elas, gera alterações nas unhas.

A micose de unha e alergias também causam descamação. Ao perceber o problema, procure um médico especialista, pois o diagnóstico precoce facilitará o tratamento. Além de avaliar o histórico clínico do paciente, o profissional pedirá exames, como micológico e de sangue.

Tratamento para unhas descascando

iStock

Tudo começa com o diagnóstico. “Dependendo do caso, teremos que tratar a causa (se for uma doença, por exemplo). É importante ter uma rotina de hidratação das unhas – pode usar óleo de coco”. Também é preciso evitar atividades cotidianas que provocam a umidificação excessiva das unhas e traumas com substâncias irritativas.

Se a causa da descamação for por alergia, “há esmaltes hipoalergênicos que evitam o aumento do quadro”. A aplicação de emolientes nas unhas é válida, particularmente aqueles que possuem fosfolipídios e alfa-hidroxiácidos. Evite os agentes fortalecedores ungueais com formaldeído, pois eles causam dermatite de contato.

Se for preciso, o médico receitará biotina – uma substância usada no tratamento da recomposição dos cascos de cavalos. Pesquisadores¹ apontam que essa medicação leva à melhora do quadro em até 67% dos casos. Com o resultado dos exames em mãos, talvez seja preciso repor vitaminas.

Publicidade

Mais informações sobre unhas descamando

Ouvir o relato e dicas de outras pessoas pode ajudar na identificação e na resolução do problema. Vale destacar que não se pode tirar conclusões precipitadas, achando que o seu caso é o mesmo. A consulta com o dermatologista não deve, de forma alguma, ser deixada de lado!

Por que as unhas descamam?

Um resumão de tudo que a gente aprendeu no decorrer da matéria! A farmacêutica Giovanna Pansani explica os motivos da descamação das unhas. Ela também apresenta dicas para o cuidado cotidiano, por exemplo, usar removedor de esmalte sem acetona. Acompanhe!

Como tratar unhas que descamam demais?

Um relato de quem já sofreu com a descamação. Alice conta que suas unhas estavam descamando, finas e quebradiças. Ela mostra como conseguiu recuperar a saúde de suas unhas. Talvez, as dicas funcionem para você. Entretanto, o tratamento caseiro não dispensa o diagnóstico médico.

Sinceramente, faz um bem danado para a autoestima quando as unhas naturais estão saudáveis e bonitas. Confira dicas que te ajudarão nos cuidados diários, por exemplo, massagear as mãos com azeite de oliva.

Referências

COSTA, Izelda Maria Carvalho; NOGUEIRA, Lucas Souza-Carmo; GARCIA, Patrícia Santiago. Síndrome das unhas frágeis. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/sD8mSDZswtL9kyqy6JjtGmx/#. Acesso em 11 mar 2024.

Publicidade

Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.