Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Tudo sobre autobronzeador

O produto garante um bronzeado uniforme e natural sem precisar expor a pele aos riscos do sol em excesso

em 21/06/2012

Os autobronzeadores são uma alternativa rápida e eficaz para quem gosta de manter a pele dourada o ano todo. A grande vantagem é que estes produtos bronzeiam de forma segura, sem precisar ficar horas torrando no sol e sem causar danos.

Diferente do que muita gente pensa, os autobronzeadores não são à base de tinta. O efeito é proporcionado pela ação da dihidroxiacetona (DHA), uma substância que reage com as proteínas da camada mais superficial da pele, produzindo o efeito de escurecimento.

Dessa forma, os autobronzeadores são mais seguros que os bronzeadores comuns, já que têm a função de apenas pigmentar a pele sem depender do sol para apresentar resultados.

Estes cosméticos também apresentam vantagens em relação ao bronzeamento artificial, que estimula a produção de melanina para dar o efeito bronzeado, acelera o envelhecimento, o aparecimento de manchas na pele e ainda pode provocar câncer.

Com o tempo, o maior desafio dos fabricantes foi desenvolver loções autobronzeadoras mais fáceis de aplicar e que proporcionassem uma tonalidade natural e uniforme sem deixar a pele com um aspecto alaranjado, o que era comum nos produtos mais antigos.

O processo de bronzeamento sem sol acontece em apenas duas horas após a aplicação e para conseguir um bom resultado, o segredo é espalhar bem o produto. Se o autobronzeador for bem aplicado, quase não dá para perceber que o bronze foi proporcionado pelo cosmético. O desaparecimento da cor é progressivo.

Um erro comum de quem usa os autobronzeadores é acreditar que o bronzeado deixado pelo produto bloqueia os raios ultravioleta e dispensa o uso do filtro solar. Ao contrário disso, é fundamental aplicar o protetor com FPS adequado para sua pele a fim de evitar queimaduras e manter a pele mais saudável.

Como usar autobronzeador

Antes de aplicar o produto é necessário fazer um teste em uma pequena área do corpo para conferir o resultado e verificar alguma possível reação alérgica à fórmula. Além disso, a pele precisa ser esfoliada para então receber o autobronzeador.

Não se esqueça de aplicar no pescoço, atrás das orelhas e no peito dos pés. As áreas ao redor das sobrancelhas e a raiz do cabelo também merecem atenção especial e é preciso remover os resíduos do produto com um algodão úmido.

Depois de usar o autobronzeador, lave bem as mãos, esfregando bem ao redor das unhas. Espere pelo menos meia hora antes de tomar banho e use um hidratante depois para deixar o bronzeado mais bonito. Para manter a cor, o ideal é reaplicar o autobronzeador a cada três dias.

Comentários
Dicas relacionadas