Truques para evitar os fios arrepiados em dias úmidos

Dicas simples para impedir que o frizz tome conta do seu cabelo e detone o seu visual

Escrito por Deborah Busko

Bastam poucos minutos de chuva para que os fios de cabelo fiquem elétricos, todos arrepiados e com um efeito que acaba com qualquer visual. Quando o dia amanhece chuvoso e sem previsão de melhora, o jeito é usar alguns truques para acabar com a rebeldia da cabeleira.

A umidade do ar tem o poder de arrepiar os cabelos porque ao entrar em contato com os fios, carregados de hidrogênio, causa uma ligação química natural que altera sua estrutura. Nesse caso, as cutículas dos fios se abrem e eles tendem a voltar ao seu “estado normal”. Ou seja, é o fim do efeito da chapinha e do secador.

Para evitar os fios arrepiados em dias úmidos, uma opção é impermeabilizar os cabelos com algum produto que crie uma película protetora, pode ser um spray ou leave-in.

Os produtos anti-frizz não agem diretamente nos fios arrepiados, mas servem para acabar com a ondulação dos cabelos. Em caso de chuva, estes produtos podem ser muito interessantes para salvar a escova.

Mas a chuva não é a única causadora de frizz nos cabelos. O vento do secador também pode fazer com que os fiozinhos comecem a subir, pois o atrito do vento seco com o fio gera eletricidade estática. A melhor solução para acabar com aquela “nuvem” de fios arrepiados que se forma após o uso do secador é esperar.

Como a eletricidade vai e vem, depois de algum tempo o cabelo tende a voltar ao normal. Outra maneira de acabar com o frizz nos cabelos é usar pentes de madeira, que são anti-estáticos e fazem os arrepiados sumirem na hora.

Quando o cabelo está ressecado, os fiozinhos rebeldes também podem aparecer com mais frequência. Nesses casos, o ideal é investir em um tratamento com hidratação intensiva para acabar com o problema. Se não houver tempo para isso, use um reparador de pontas, um silicone ou uma pomada como solução imediata. É importante lembrar que estes produtos apenas controlam os fios arrepiados, não recuperam o cabelo.

Assuntos: Cabelos

Para você