3 maneiras de melhorar sua vida social

Com o advento das novas tecnologias, fazer novos contatos e conservar os velhos já não é uma tarefa tão árdua

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

“Quem tem contatos não anda a pé”, diz o ditado, que não poderia estar mais correto. O ser humano depende – entre outros fatores – de sua capacidade de comunicação e manutenção de contato com outros seres humanos para viver bem. Estar conectado ao restante do mundo não é apenas uma forma de se manter afastado da solidão, é uma questão de qualidade de vida e, mais profundamente, até de sobrevivência.

A internet, a facilidade de aquisição de aparelhos celulares e todas as novidades tecnológicas trazidas para o campo da comunicação aumentaram a capacidade humana de manter sua rede de contatos em dia e estar mais ligado ao que acontece na grande tribo globalizada que é, hoje, a comunidade humana. Todavia, uma pessoa precisa saber usar essas ferramentas para permanecer socialmente ativa. Selecionamos três maneiras práticas de aumentar seu número de contatos e cuidar de sua rede social.

1 – Invista nas redes sociais

Tal qual as grandes organizações – que vêm descobrindo o poder das redes sociais para divulgar suas marcas e manter contato direto com seus clientes -, as pessoas também podem utilizar serviços disponíveis na internet para atualizar a rede de contatos.

Sites como o Facebook e o Twitter, além de oferecerem entretenimento, são indicados para quem pretende ter um canal aberto de comunicação com o mundo.

Use as redes sociais para divulgar suas ideias e encontrar pessoas com os mesmos interesses através das chamadas “fan pages” e também pesquisando entre os amigos de seus amigos. Interação é a palavra de ordem para quem pretende, usando a internet, expandir o número de pessoas com as quais se relaciona.

2 – Saia de casa

Ainda que a internet proporcione muitas possibilidades, nada como sair de casa para conhecer gente nova. Aceite os convites dos amigos e colegas de trabalho para o happy hour, o churrasco ou a baladinha no fim de semana. Se você acha que sua vida social anda meio morna, certifique-se de ser vista – e aguarde os efeitos maravilhosos disso.

Quando uma pessoa se tranca em casa fim de semana após fim de semana, é compreensível e mesmo lógico que sua vida se torne um tanto monótona. Não é preciso se tornar a maior baladeira da paróquia, mas não há mal algum em deixar-se ver por aí. Sem dúvidas uma maneira eficaz de fazer novos amigos.

3 – Mantenha as amizades antigas

Com o passar dos anos, as pessoas tendem a se afastar de seus velhos companheiros e amigos devido a fatores os mais diversos: trabalho, namoro e estudos, por exemplo. Aquelas pessoas que conhecemos no colégio, no trabalho ou na faculdade e que, portanto, faziam parte de nossa rotina, passam a ser vítimas de nossas tarefas diárias e torna-se muito difícil conciliar as agendas para um encontro.

No entanto, manter contato com essas pessoas é uma das formas de não abrir mão da vida social. Invista nas suas antigas amizades para marcar aquele encontro em um barzinho ou reunião na casa de alguém. Não perder o vínculo, além de te ajudar na socialização, ainda é muito gostoso – nada como velhos amigos para desabafar e se divertir.

Para você