Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Toxina botulínica x preenchimento facial

Cada tratamento é indicado para atenuar um tipo diferente de sinal no rosto

em 26/06/2012

Quando os sinais do tempo começam a aparecer, dá um pouco de desespero mesmo. A parte boa de hoje em dia é que existem várias formas de não deixar o tempo dar as caras. Você pode atrasar desde cedo as marcas da idade usando filtro solar, creme anti-sinais, etc.

Entretanto, se você não começou desde cedo a se cuidar, a medicina estética tem dois procedimentos incríveis que recupera o rosto que você já teve. E não se trata de procedimentos invasivos, como cirurgia plástica. Esta coluna vai fazer com que você entenda melhor como funciona o preenchimento e a toxina botulínica, duas técnicas que vão rejuvenescer você.

Preenchimento cutâneo

O preenchimento é uma técnica desenvolvida que injeta sob a pele substâncias orgânicas ou inorgânicas para preencher rugas, corrigir sulcos ou aumentar partes do rosto, como o contorno maxilar e os lábios.

– É simples? O procedimento não pede anestesia, por isso pode ser realizado no próprio consultório do dermatologista. Para as pessoas mais sensíveis, pode ser aplicado um anestésico em forma de creme cerca de trinta minutos antes do procedimento.

O preenchimento é feito através de microcânulas (agulhas sem ponta, que desviam das estruturas importantes e evitam a formação de hematomas) aplicadas de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a densidade da substância e os sulcos da pele. E também é muito rápido: pode variar de 15 a 40 minutos e a recuperação é imediata.

– Quais são as substâncias usadas? O ácido hialurônico é a mais popular, por não causar alergias e também por não ter resultado definitivo. Assim, a paciente pode ver o efeito e decidir ou não pelo preenchimento definitivo depois. Esse ácido é um componente natural da derme (a segunda camada da pele), por esse motivo é bem aceito pela pele, eliminando a necessidade de testes.

A duração do preenchimento varia de 6 a 12 meses, sendo necessária nova aplicação após esse tempo. Por possuir forma mais fluida, é recomendado para rugas finas, como ao redor dos olhos ou dos lábios.

Se você deseja um preenchimento que dure mais, o seu médico poderá optar pelo metacrilato. Essa substância não é absorvida pelo organismo, ou seja, os resultados são mais duradouros. O metacrilato pode ser aplicado mais profundamente e em maior quantidade e é utilizado na correção de sulcos profundos. Lembrando que esse pede um teste prévio antes de realizar o preenchimento.

– Há contraindicação? Sim. Pessoas com histórico de quelóide, doenças de pele agudas e problemas de cicatrização precisam ser honestas com o dermatologista. Por isso, é necessário conversar e tirar todas as suas dúvidas, além de mostrar possíveis marcas e cicatrizes.

Toxina Botulínica

Ela é perfeita para eliminar as rugas dinâmicas (causadas pelos movimentos dos músculos, como as linhas de expressão na testa e ao redor da boca, além dos pés de galinha nos olhos).

– O que exatamente é Toxina Botulínica? Trata-se de uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Sua ação é potente, por isso precisa ser usado em pequenas doses. Nesse caso, não faz nenhum mal e pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. Quando se exagera na aplicação, o rosto perde a naturalidade e fica fácil saber que foi feita uma aplicação exagerada. Nesse caso, os desvios musculares se tornam óbvios.

– A aplicação é simples? Sim! E também pode ser feita no próprio consultório médico, sem anestesia ou apenas com o creme de efeito anestésico. A substância é injetada com uma agulha em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada pessoa, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado.

Os efeitos demoram de 24 a 48 horas para começarem a aparecer. Em uma semana se tem 90% do efeito final e em duas o tratamento está completo. O efeito dura de três a seis meses. Depois disso, precisa ser refeito.

Qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?

A diferença básica é que o primeiro relaxa a musculatura e evita a contração excessiva dos músculos. Já o preenchimento aumenta o volume das regiões do rosto, ou seja, remodela as formas e os contornos.

O ideal é sempre procurar um médico respeitado, com experiência nessas técnicas. Isso porque se o procedimento for feito de forma errada, os efeitos colaterais vão durar o mesmo tempo que aplicação de toxina botulínica ou o preenchimento durariam: mais de meses ou até um ano.

Daniela Hueb

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Dermatologia

Comentários
Dicas relacionadas