Toxina botulínica contra o suor

Chega de esconder as axilas! O tratamento com a toxina permite que você levante seus braços sem medo das marcas de suor

Escrito por Daniela Hueb

Foto: Thinkstock

A hiperidrose, também conhecida popularmente como suor excessivo, deixa muita gente sem graça no dia a dia. É comum a camisa molhar em excesso nas áreas das axilas, fazendo com que você limite seus movimentos de tão sem graça que fica. E pra esse problema não há desodorante que dê jeito. Mas há solução: a aplicação de toxina botulínica. Os efeitos são tão poderosos que você vai deixar de ter medo de ambientes sem ar condicionado.

Como funciona?

A toxina botulínica tem o poder de anular a transmissão nervosa das glândulas sudoríparas, que são responsáveis pelo suor. É como se ela desligasse a “tomada” da produção de suor. Dentre as opções atuais para tratar a hiperidorse, é a toxina o tratamento mais seguro e simples, uma vez que não se trata de uma cirurgia e, logo, não existe pós-operatório.

Onde podem ser aplicadas as injeções?

Principalmente nas mãos, nos pés e nas axilas, que são as regiões onde o suor é mais intenso e que mais incomodam no dia a dia. Mas vale lembrar: as mãos e os pés são áreas nas quais o desconforto durante a aplicação é um pouco maior, mas o resultado é o mesmo.

Como é feita a aplicação?

É necessário você fazer antes uma consulta com seu médico dermatologista, para que ele a examine e veja os locais onde o suor é mais intenso. Para fazer a aplicação das injeções de toxina, é necessária uma anestesia local e, então, são feitas as aplicações.

O procedimento pode ser feito no próprio consultório médico e a paciente pode voltar às suas atividades normais no mesmo dia. Apenas a prática de exercícios físicos é que pede um intervalo de dois dias após a aplicação, ok?

Qual é a duração?

As aplicações de toxina botulínica duram, em média, seis meses. É necessário reaplicar após esse período porque o suor excessivo acaba voltando. A boa notícia é que, ao longo das aplicações, você pode ir aumentando o tempo entre cada sessão.

Vale lembrar: o efeito da toxina não é imediato, algumas pessoas podem demorar até 48 horas pra que sintam a melhora.

Existe contraindicação?

Áreas com infecção, alergias ou machucados não devem receber a toxina botulínica enquanto não estiverem 100% saudáveis. Durante a gravidez e a amamentação também não se recomenda.

Importante!

Por mais simples que seja a aplicação da toxina pra minimizar o suor, você precisa consultar um médico de confiança. Nenhum outro profissional está indicado para fazer esse tratamento. Somente o dermatologista está ciente dos pontos em que devem ser feitas as aplicações.

Fim do desconforto

Pessoas muito ansiosas, inclusive os adolescentes, sofrem mesmo com o excesso de suor e o legal deste tratamento é que o resultado é rápido e duradouro, conforme você continua fazendo as aplicações, e é recomendado por todos os médicos. Por isso, se você fica incomodada com a hiperidrose ou sente que seu filho adolescente sofre com isso, marque logo com seu médico pra que voltem a ter uma vida normal, sem medo da camisa ou camiseta molhada ao longo do dia!

Assuntos: Pele

Dicas pela Web