Tortéi: uma massa recheada para sentir o sabor da Itália em casa

Escrito por
Em 08.08.19

iStock

Típico da culinária italiana, o tortéi nada mais é do que uma massa recheada com abóbora. O sabor adocicado do recheio, quando contrastado com a suavidade da massa, cria uma explosão deliciosa que vai te deixar salivando!

Continua após o anúncio

Além do preparo tradicional, é possível deixar a criatividade fluir e preparar um tortéi diferente: seja com molho de tomate, temperado com especiarias ou recheado com castanhas e espinafre! Escolha seu preparo favorito e traga um pedacinho da Itália para a sua cozinha:

Receita de tortéi

iStock

Ingredientes

  • 500 g de abóbora cabotiá;
  • 400 g de farinha de trigo;
  • 100 g de parmesão ralado;
  • 50 g de semolina;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1/4 de xícara de água;
  • 1/2 maço de sálvia;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-preta a gosto.

Passo a passo do recheio

  1. Higienize, descasque e fatie a abóbora cabotiá em pequenos cubos;
  2. Em uma panela com água fervente, cozinhe a abóbora por cerca de 20 minutos, até que fique macia;
  3. Escorra e coloque em um outro recipiente;
  4. Em seguida, adicione o parmesão ralado, a pimenta-preta a gosto e misture bem, amassando a abóbora até formar um creme homogêneo. Reserve.

Passo a passo da massa

  1. Em um recipiente, adicione a farinha, os ovos, o azeite, a água, a semolina e tempere com sal a gosto. Misture bem com uma colher e com as mãos, até obter uma massa uniforme;
  2. Polvilhe farinha em uma superfície lisa e limpa, como uma mesa ou uma pia, e abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão ou um cilindro, até que fique com uma espessura fina;
  3. Com um cortador ou faca, fatie a massa em quadrados;

Finalização

  1. Coloque um pouco de recheio no centro de cada quadrado, mas lembre-se de medir a quantidade para não vazar!
  2. Pincele um pouco de água em dois lados do quadrado e dobre-o no meio, formando um triângulo e deixando o recheio no interior;
  3. Com um garfo, pressione as extremidades do triângulo para que a massa fique bem fechada;
  4. Em uma panela com água fervente, leve os tortéis para cozinhar por 4 minutos;
  5. Escorra os tortéis com uma escumadeira e, em uma frigideira com azeite a gosto e folhas de sálvia, salteie a massa até ficar douradinha.

Sirva ainda quente e, se desejar, finalize com um fio de azeite e queijo parmesão ralado, para trazer ainda mais sabor e cremosidade ao prato!

Outras receitas de tortéi

Muito versátil, o tortéi também pode ser feito de outras formas – desde o preparo da massa até a escolha de recheios. Por isso, confira abaixo outras receitas dessa massa deliciosa:

1. Tortéi de moranga

Além da cremosidade que só a moranga pode oferecer, o recheio deste tortéi é temperado com cebola, canela e noz-moscada. O aroma e o toque adocicado desses ingredientes vão deixar seu prato superespecial! Outra dica é utilizar forminhas de gelo para moldar os tortéis, tornando o processo muito mais prático e fácil.

2. Tortéi com massa de pastel

Leve a praticidade para outro nível com este preparo, que ensina a utilizar massa de pastel para fazer o tortéi. O sabor fica por conta do recheio, feito com abóbora cabotiá e carne moída, e com o molho de tomates pelados, que balanceia o doce do recheio!

3. Tortéi de abóbora com parmesão

Continua após o anúncio

Quem gosta de saborear um verdadeiro prato italiano sabe que, quanto mais queijo, melhor! Por isso, esta receita ensina a preparar um recheio repleto de especiarias e temperos que, além de tudo, ainda leva uma boa dose de queijo parmesão. Combinado com a abóbora, esse recheio vai proporcionar uma explosão de sabores.

4. Tortéi de abóbora com castanha-de-caju

Traga um toque crocante para o seu tortéi preparando o recheio desta receita: feito com abóbora, castanha-de-caju, parmesão ralado, farinha de rosca, mostarda dijon, limão siciliano e noz-moscada, une sabores, texturas e aromas que harmonizam superbem e vão deixar sua refeição sensacional!

5. Tortéi de espinafre com abóbora

Muito utilizado para rechear massas, o espinafre também é uma ótima opção para quem quer inovar no preparo do tortéi. Além de criar um contraste de cores com o laranja da abóbora, o vegetal traz um toque suave e delicioso para a massa, deixando-a ainda mais refinada e elegante.

6. Tortéi de ossobuco com molho de trufas

Ideal para ser servido em jantares e ocasiões especiais, este tortéi é digno dos melhores restaurantes italianos! Com um delicioso recheio de ossobuco e um molho de trufas com cenoura, alho-poró e vinho, fica impossível resistir ao sabor deste prato.

7. Tortéi de lombo de porco

Mesmo sem a tradicional abóbora, é possível recriar e inovar no preparo do tortéi! Esta receita, por exemplo, ensina a preparar um recheio de lombo de porco, frios, ovos e especiarias, ideal para quem prefere uma massa mais encorpada e com sabor forte!

8. Tortéi falso

Continua após o anúncio

Com massa de macarrão pronta, é possível recriar o sabor do tortéi sem ter o trabalho de preparar a massa fresca e montar o recheio individualmente. Este preparo ensina uma versão superprática e inovadora de fazer o prato, preparando um molho com tomate e abóbora tão delicioso quanto o da receita original.

Agora que você percebeu que é possível preparar uma massa caseira de forma prática e deliciosa, não deixe de conferir estas receitas de massas frescas para diversificar ainda mais o seu cardápio!