Torta de sardinha: praticidade e muito sabor em 12 saborosas receitas

Com preparo prático e sem muitos processos, a torta de sardinha se torna queridinha para uma refeição prática

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Projeto Vip Nutricional

Opção ideal para quem deseja desfrutar de um prato fácil, prático e muito saboroso, a torta salgada possui lugar garantindo no coração dos brasileiros. Necessitando de poucos preparos, qualquer pessoa pode executá-la, mesmo aquelas que não possuem dons culinários.

A sardinha ganha destaque dentre os ingredientes utilizados para preparar um recheio saboroso, aumentando ainda mais a praticidade do prato. Rico em ômega 3, este peixe ainda é uma ótima fonte de proteínas, além de conter vitaminas e sais minerais. Confira a seguir uma seleção de receitas de torta de sardinha e escolha sua versão favorita:

1. Torta de sardinha de liquidificador

Foto: Reprodução / Aqui Na Cozinha

Essa opção de massa preparada no liquidificador é super versátil, podendo ser acompanhada de diferentes recheios. Nesta versão a sardinha ganha a companhia de ervilhas, tomates e azeitonas picadas. Depois de pronta, a autora ainda sugere cortar em pequenos pedaços e servir em forminhas de doces, ideal para uma festinha de última hora. Acesse o passo a passo completo.

2. Tortinha de sardinha

Foto: Reprodução / Chocorango

Outra opção de massa curinga, esta versão pode também ser utilizada para preparar um bauru de forno. Utilizando ovos, leite, óleo, farinha de trigo, queijo parmesão, sal e fermento, a massa recebe muito bem o recheio de sardinhas, cebola caramelizada e tomate em fatias. Veja todos os detalhes da receita.

3. Torta de sardinha sem glúten

Foto: Reprodução / Fit Food Ideas

Alternativa para quem é celíaco ou deseja diminuir o consumo de glúten, esta torta não leva farinha de trigo. Em vez da opção tradicional, a farinha de arroz e o polvilho doce cumprem o papel. Com um recheio simples e prático, esta torta tem grandes chances de virar queridinha para quem a prova. Confira a receita completa.

4. Torta rápida de sardinha

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Com o tamanho ideal para servir de duas a quatro pessoas, esta torta inova na ordem dos ingredientes: em vez de ser recheada de sardinha, os ingredientes do recheio são dispostos por cima da massa. Por fim, basta polvilhar queijo ralado para arrematar o prato. Acesse as instruções aqui.

5. Torta de sardinha à moda portuguesa

Foto: Reprodução / Cozinha da Matilde

Opção queridinha para ser degustada em um piquenique, a autora divide uma receita passada por gerações. Além de lindo, este prato ainda é muito saboroso: aqui a torta é recheada com molho de tomate, sardinha, ovos cozidos, tomate, cebola roxa e temperos como salsinha, pimenta dedo de moça, azeite, sal e pimenta do reino. Confira a receita completa.

6. Torta de sardinha com queijo

Foto: Reprodução / Teretetê na Cozinha

Esta receita utiliza queijo ralado no preparo da massa, garantindo um sabor mais marcante para a mistura. Já o recheio é elaborado com sardinha enlatada, cebola refogada no azeite, azeitonas, milho verde e orégano. A lista de ingredientes e o modo de fazer estão detalhados aqui.

7. Torta de sardinha com milho

Foto: Reprodução / Caramelo e Sal

Com textura fofinha, esta receita tem tudo para agradar até quem não é muito fã de sardinha. Para garantir um tempero cheio de sabor, a sardinha ganha a companhia de milho verde, tomates sem sementes picados, cebola, alho, azeitona, cheiro-verde, sal e pimenta. Veja os detalhes e como preparar.

8. Torta de sardinha com cenoura

Foto: Reprodução / Cozinhando com Sussa Rodrigues

Outra receita que demonstra toda a versatilidade da sardinha: ela é capaz de harmonizar-se com vegetais variados. Nesta versão, além de ganhar a companhia de ervilhas e tomates, o recheio ainda conta com o uso da cenoura, enriquecendo o prato com nutrientes e sabor. Confira as instruções completas para esta saborosa receita.

9. Torta quiche de sardinha com aspargos

Foto: Reprodução / Monta Encanta

Com um visual de dar água na boca, esta torta possui um segredinho em seu preparo: para garantir que a massa fique crocante e esfarele na boca, o ideal é que ela esteja gelada antes de ir ao forno. Unindo doses ideais de proteína e carboidrato, ela se torna uma ótima opção de refeição. Veja o passo a passo aqui.

10. Torta de sardinha na marmita

Foto: Reprodução / Teretetê na Cozinha

Aqui as tortas são assadas em marmitas de alumínio, um ótimo método para fazer porções menores da massa, além de evitar sujar muita louça. O queijo ralado é utilizado em dois momentos diferentes: como ingrediente da massa e polvilhada em cima da torta, antes de ir ao forno. A lista de ingredientes e instruções pode ser visualizada aqui.

11. Torta de sardinha com maionese

Foto: Reprodução / Receitas e Temperos

Quem adora um prato rico em cremosidade precisa experimentar esta receita. Aqui a massa leva leite integral e creme de leite para enriquecer sua textura. Já o recheio surpreende ao utilizar maionese para agrupar melhor os ingredientes e deixá-lo ainda mais saboroso. Confira a receita completa e faça esta delícia em casa.

12. Torta fria de sardinha

Foto: Reprodução / Ana Maria Brogui

Opção ideal para quem tem pressa para comer e não deseja esperar o tempo de forno para o prato ficar pronto, aqui a torta de sardinha é elaborada com camadas de pão de forma sem casca e uma pastinha feita com a sardinha, maionese e temperos. Acesse o modo de fazer e ingredientes da receita.

Versátil, a torta de sardinha pode ser degustada no almoço, jantar ou para lanches rápidos, aqueles momentos em que a fome bate. Com a opção de ser servida sozinha ou acompanhada de uma salada, é uma alternativa rica em sabor e praticidade.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web