31 receitas de torta de Natal para celebrar os bons momentos

Seja como entrada, prato principal ou sobremesa, as tortas são garantia de sucesso nas festas de fim de ano

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

O Natal é, para muitas pessoas, a data mais esperada do ano! Sinônimo de confraternização, alegria, paz e, claro, de ótimas experiências gastronômicas: é quando todos os sabores, cores, texturas e aromas se misturam para unir a família e amigos em torno da mesa, para que todos possam se deliciar sem culpa!

E, a verdade é que poucos pratos agradam tanto quanto uma boa torta! E melhor ainda se ela for preparada então para esta ocasião especial, que é o Natal. Mas para isso, claro, ela deve ser preparada com muito carinho e ingredientes especiais, para que se torne realmente convidativa e impressione os convidados.

Inspire-se abaixo com receitas de tortas doces e salgadas que são tão lindas quanto saborosas, ou seja, perfeitas para se destacarem na sua mesa de Natal!

Receitas de tortas doces

Foto: Reprodução / Dani Noce

1. Torta doce de Natal com especiarias: em cerca de 35 minutos estará pronta esta torta que fica linda, além de deliciosa. Você precisará de manteiga sem sal, açúcar mascavo, ovos, farinha de trigo, fermento em pó, especiarias, passas brancas, passas pretas, cerejas, frutas cristalizadas, limão siciliano e amêndoas.

2. Torta de rabanada: além de fazer uma deliciosa torta de Natal, nesta receita você reaproveita o pão francês que ficou velho em sua casa. Você usará, basicamente, pão, açúcar, canela, nozes, ovos, essência de baunilha, leite, leite condensado e amido de milho.

Leia também: 18 receitas de pamonhas doces e salgadas para um quitute perfeito

3. Torta de frutas vermelhas: uma torta linda e cheia de sabor, perfeita para ocasiões especiais. É adoçada somente com pasta de tâmaras. E a dica é finalizar com um delicioso chantilly!

4. Torta Floresta Branca: linda e deliciosa, esta torta rende em média 10 pedaços. Você uará biscoito maisena de chocolate, manteiga, creme de leite, chocolate branco picado, cerejas, gelatina em pó sem sabor, águas e raspas de chocolate branco.

5. Torta Oreo decorada com frutas vermelhas: uma torta tão maravilhosa quanto gostosa. A base é feita inteiramente com biscoito Oreo, o que garante maciez e sabor incríveis. O recheio é uma ganache de chocolate meio amargo e, para completar, chantilly com frutas vermelhas. Uma sobremesa perfeita para o seu Natal!

6. Torta rápida de doce de leite: simples de fazer, mas não menos especial por isso! A receita leva três ingredientes e lembra muito um pudim, só que é mais firme e pode ser decorada como você desejar. É ainda uma receita sem glúten, perfeita para celíacos.

7. Torta de cereja: uma torta caprichada, perfeita para enfeitar sua mesa de Natal e encantar todos os convidados da festa! O processo é um pouco trabalhoso, especialmente na preparação da massa, mas o resultado com certeza compensa.

Leia também: 22 receitas de torta de limão que vão deixar você morrendo de vontade de experimentar

8. Torta alfajor: uma receita fácil ao mesmo tempo que apaixonante. Leva dois ingredientes que dispensam apresentações… Doce de leite e chocolate. Para uma decoração especial de Natal, a dica é usar frutas cristalizadas, cerejas ou frutas vermelhas.

9. Torta de tiramisu: ótima opção para a ceia de Natal ou Ano Novo, já que é super refrescante e rápida de fazer. Você precisará apenas de cream cheese, açúcar, chocolate em pó, essência de baunilha, café solúvel, água, gelatina incolor, creme de leite e bolacha champanhe.

10. Torta Banoffee: uma torta cheia de vantagens, já que é fácil de fazer, requer poucos ingredientes, é cremosa, tem sabor intenso e combina perfeitamente com ocasiões importantes, como o Natal.

11. Torta palha italiana: apesar de ser simples, fica deliciosa e com certeza é uma ótima opção para a ceia de Natal. É bom saber que esta torta fica baixinha, por ser puro chocolate, mas caso queira uma torta mais alta, dobre a quantidade de recheio. Se quiser dar um ar ainda mais natalino a esta sobremesa, pode trocar um pouco da farinha da base e do creme por nozes picadas.

12. Torta de chocolate vegana: uma sobremesa mais saudável, mas não menos gostosa! Fica com uma massa supercrocante e é sem glúten ou açúcar. O recheio fica bem cremoso, trata-se de uma ganache feita com leite de coco (em vez de creme de leite).

Leia também: 30 receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal

13. Torta de morango com arroz doce: uma combinação diferente e saborosa, para realmente impressionar. A massa é feita com açúcar de confeiteiro, manteiga sem sal, sal, farinha de amêndoas, ovo e farinha de trigo.

14. Torta de ganache com nozes e amêndoas: uma combinação de ingredientes que dispensa comentários! Você usará, basicamente, chocolate amargo, manteiga, creme de leite, Nutella e mix de nozes e amêndoas assadas e quebradas grosseiramente.

15. Torta de morango e limão: uma torta bonita e saborosa, que mistura o azedinho do limão com o doce do morango e a massinha crocante de chocolate. Daquelas sobremesas para ninguém botar defeito, perfeitas para impressionar nas festas de fim de ano!

16. Torta de nozes com baba de moça: linda e cheia de sabor. Nesta receita bem portuguesa, você usará, basicamente, ovos (muitos ovos!), açúcar, nozes trituradas, essência de baunilha e água.

17. Torta de maçã americana: daquelas sobremesas impossíveis de resistir! Exige tempo e um tanto de habilidade na cozinha, mas compensa, não só pelo sabor incrível, mas também pela aparência, que é totalmente convidativa!

Leia também: 32 receitas de torta de maçã para se apaixonar à primeira vista

18. Torta de caramelo salgado com maçã e merengue brûlée: encaixa-se na categoria comfort food, é perfeita para ser devorada ainda quente, com a calda de caramelo envolvendo os cubos macios e suculentos das maçãs. Tem ainda um merengue brûlée tostadinho na medida certa. Uma sobremesa que realmente impressiona!

19. Torta de frutas: para quem preza por uma alimentação mais saudável, inclusive durante as festas de fim de ano, esta torta é ótima opção! Afinal, é feita sem açúcar, com baixo teor de carboidratos e gorduras saturadas. Além disso, é claro, fica linda e gostosa.

Receitas de tortas salgadas

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

20. Torta de frango com queijo: você precisará, basicamente, de peito de frango, cebola, alho, tomate, salsa, azeite, sal, extrato de tomate, creme de leite fresco, requeijão cremoso, queijo prato ralado grosso, queijo parmesão, farinha de trigo, manteiga e pimenta.

21. Torta de queijo brie com amêndoas: pode ser servida como entrada ou como refeição, acompanhando uma salada, por exemplo. Pelos ingredientes utilizados e pelo sabor incrível, torna-se uma ótima opção para esta celebração especial, que é o Natal. Todos vão amar!

22. Torta de camarão com palmito: a massa é simples de preparar. O recheio é que dá a personalidade à torta… Trata-se de um refogado caprichado e engrossado para garantir uma boa textura.

23. Torta de bacalhau, frutos do mar e palmito: se o Natal pede um prato tão especial quanto é a data, esta receita é uma ótima opção. Chamada também de torta capixaba, ela é uma forte tradição na semana santa dos capixabas, e a rica combinação de frutos do mar com palmito – para quem ainda não provou – vai surpreender!

24. Torta de cogumelos, palmito e azeitonas: é, na verdade, uma torta rápida de liquidificador, mas que usa ingredientes especiais! É também muito versátil, permitindo variações de recheios, sendo assim uma ótima receita para quem quer aproveitar legumes e verduras que se tem na geladeira.

25. Torta de carne-seca com massa de abóbora: uma combinação que dá certo! Isso porque a abóbora tem um sabor mais adocicado e delicado, enquanto a carne-seca possui sabor mais marcante e forte. Para complementar, esta torta tem uma massa bem leve e gostosa.

26. Torta cremosa de camarões: uma torta deliciosa, que combina perfeitamente bem com ocasiões especiais, especialmente pela elegância dos pratos com camarão. A massa é bem fácil de fazer, somente com farinha de trigo, sal, açúcar, azeite e água.

27. Torta de palmito com massa de grão-de-bico: ótima opção para o Natal, especialmente para quem é vegetariano, esta torta é deliciosa, diferente e saudável! A massa não precisa de farinha, leva apenas grão-de-bico e temperinhos.

28. Torta Bruschetta: imagine uma torta fácil e gostosa… É esta! É feita com pão francês, e você pode utilizar o pão mais velhinho ou do dia mesmo. Por ser bem diferente, é uma ótima opção para a ceia de Natal, todos vão amar!

29. Torta pizza portuguesa: para fazer esta receita diferente, você usará leite, ovos, azeite, creme de cebola, farinha de trigo, fermento em pó, muçarela ralada, presunto, tomate, cebola, ovos, azeitonas verdes e azeite.

30. Torta de tomatinhos com massa de queijo: linda devido ao uso dos tomatinhos e igualmente saborosa. A massa de queijo fica salgada na medida certa, crocante e combina muito bem com o adocicado suave dos tomates fresquinhos. Um prato para arrasar na ceia de Natal!

31. Torta de cogumelos com tofu decorada com rosas de abobrinha: integral, vegana e deliciosa, isso sem falar da aparência, que é maravilhosa. A massa é superversátil para outras receitas (pode até ser usada para doces), o creme de tofu tem uma textura maravilhosa e o recheio de cogumelos pode ser substituído por tomatinhos confitados, abobrinha refogada ou qualquer outro recheio.

Natal é celebração, paz, alegria, confraternização… E nada melhor para reunir todos em torno de uma mesa do que uma deliciosa torta feita de forma especial para a data, não é mesmo?! Boas opções de receitas não faltam!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários