35 receitas de torta de banana com cheirinho e sabor de infância

Fácil de preparar, ela pode ser servida tanto num café da tarde como em uma ocasião especial

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

A banana é uma fruta saborosa e acessível que, não por acaso, está presente na maioria das casas. Especialmente quando bem madura, ela se torna um ótimo ingrediente para sobremesas, como bolos e tortas.

E falar em torta de banana é, para muitas pessoas, lembrar-se das delícias da infância, das reuniões na casa da vovó… Para outras, é sinônimo daquele cheirinho gostoso de banana e canela perfumando toda a cozinha!

De toda forma, a torta de banana é aposta certa… Inspire-se com deliciosas receitas e prepare a sua com a certeza de que ninguém resistirá a um pedacinho!

Receitas de tortas de banana simples

Foto: iStock

1. Torta de banana superfácil: daquele tipo de receita que deixa o ambiente superperfumado e fica excelente acompanhada por um café fresquinho ou chá quente. Açúcar, leite, fermento, farinha, manteiga, ovos, e claro, bananas compõem essa torta perfeita para quando for receber visitas em casa!

2. Torta de banana invertida: ótima opção para ser servida com uma bola de sorvete de creme. Para fazê-la, você usará manteiga, açúcar mascavo, bananas-nanicas, ovos, óleo, açúcar refinado, canela em pó e farinha de trigo.

Leia também: 14 receitas irresistíveis e práticas de mousse de morango

3. Torta de banana com canela: torta clássica, que tem sabor de infância! A canela, além de combinar perfeitamente com o sabor da banana, deixa um perfume especial na casa… Desse jeito, é difícil alguém sentir o cheirinho e resistir a um pedaço da torta!

4. Torta rústica de banana: é daquelas receitas que parecem que vão dar errado, mas, no fim, dão supercerto! Você, basicamente, misturará os ingredientes secos, os líquidos e as bananas. Depois fará camadas separadas deles, mas no forno tudo se junta e fica incrível!

5. Torta de banana sem massa: a combinação de doce de leite com banana também é simplesmente perfeita! Então dá para imaginar o resultado desta torta sem massa, né? Fica leve e cheia de sabor! O preparo é simples e o rendimento é de oito porções.

6. Torta de banana da vovó: outra receita clássica, fácil de fazer e que rende bastante – cerca de nove pedaços! Você usará somente bananas, farinha de trigo, açúcar, leite, ovo, manteiga, fermento e canela a gosto.

7. Torta de banana caramelizada: simples de preparar, essa torta é perfeita para ser servida como sobremesa em um dia quente. Aliás, geladinha fica ótima! Se não encontrar banana-da-terra, você pode usar banana-ouro ou banana-maçã, sem problemas!

Leia também: 15 receitas que provam que a combinação de leite Ninho com Nutella é perfeita

8. Empadão de banana: a receita rende uma forma com aproximadamente 20 cm de diâmetro. Você precisará de farinha de trigo, manteiga, sal, açúcar, ovo, leite e banana-prata madura. Este empadão pode ser servido a qualquer hora do dia e com certeza todos vão amar!

9. Torta cremosa de banana: uma opção barata, rápida de fazer e que rende bastante. Os ingredientes principais são banana e leite condensado… Dá para imaginar a delícia, né? Esta torta fica melhor se servida morninha e acompanhada por sorvete de creme ou iogurte, quebrando um pouco o excesso de doçura.

10. Torta de banana e aveia: uma torta que agrada crianças e adultos! Perfeita para ser comida quentinha, logo que sai do forno! Você usará farinha de trigo, bananas, aveia, açúcar, fermento para bolo, manteiga, ovos, leite e passas (opcional).

11. Torta mousse de banana e caramelo: sobremesa que fica ainda mais gostosa se servida geladinha, acompanhando um café preto. E você pode facilitar sua vida comprando a base – pão de ló – pronta. Vale a pena anotar a receita!

12. Torta crumble de banana: você não vai nem acreditar na praticidade desta sobremesa! Não é preciso untar a forma, nem fazer a massa, e os ingredientes são sobrepostos em camadas diretamente no refratário. Em cerca de 20 minutos ela estará pronta!

Leia também: 16 receitas de torta alemã e holandesa para fazer todo mundo salivar

13. Torta rabanada de banana com passas: a base é feita com pão francês. Os outros ingredientes principais são bananas-nanicas, uvas-passas, castanha-do-pará picada, açúcar e canela em pó. Dá para imaginar a deliciosa combinação de sabores, né?

14. Cheesecake de banana: receita perfeita para aproveitar aquelas bananas que estão maduras demais na fruteira. Isso sem falar que quase não dá trabalho para fazer e fica com uma textura bem cremosa e macia. Ótima dica para o seu fim de semana!

15. Torta gelada de banana: linda, leve e saborosa… Ideal para ser servida em ocasiões especiais, principalmente nos dias mais quentes! Você pode, se preferir, montar esta sobremesa em tacinhas individuais, fica um charme!

Receitas de tortas de banana com combinações irresistíveis

Foto: Reprodução / Gastrolândia

16. Torta farofa de banana com creme de leite condensado: uma torta elegante e cheia de sabor. Ideal para ser servida em ocasiões especiais, como aniversários, Dia das Mães, Páscoa etc. O preparo é fácil e todos os ingredientes usados são superacessíveis, ou seja, vale muito a pena fazer!

17. Torta de banana com coco: a mistura da banana com o coco na massa fica perfeita. E, para completar todo o sabor, a torta leva doce de leite! O preparo é fácil e rápido… Como poderia ser melhor?!

Leia também: 18 receitas de brigadeiro de micro-ondas que vão te conquistar

18. Torta de banana com iogurte: uma torta simples, criada especialmente para aproveitar os ingredientes que, na maioria das vezes, as pessoas têm em casa. As bananas assadas ficam suaves e macias; e o creme de iogurte, leve e sedoso. Esta torta vai muito bem num café da manhã ou café da tarde com os amigos.

19. Torta banoffee simples: um clássico britânico! Você precisará, basicamente, de biscoito amanteigado, bananas, doce de leite, creme de leite fresco, creme de leite, leite e açúcar. O rendimento é de 8 a 12 pedaços.

20. Torta banoffee de chocolate: banana e doce de leite já é aquela combinação que dá água na boca. Então imagine essa dupla em formato de uma torta geladinha e com o acréscimo de chocolate?! Uma sobremesa perfeita para devorada em uma tarde quente de verão!

21. Torta de banana com chocolate: sobremesa muito fácil de fazer e, também, econômica. O rendimento é para seis pessoas e você precisará de leite condensado, biscoito maisena, manteiga derretida sem sal, banana-nanica e chocolate meio amargo.

22. Torta de banana com merengue crocante: essa receita tem uma combinação de sabores incrível! Pode ser consumida quente com um café preto, por exemplo, ou também no dia seguinte geladinha. É ótima opção para quando se receber visitas em casa!

23. Torta de banana com Suflair: uma torta para amante nenhum de doce botar defeito! Além das bananas e do delicioso Suflair, você usará ovos, farinha de trigo, açúcar, essência de baunilha, canela, fermento em pó e manteiga.

24. Torta de banana e nozes: ótima para um lanche da tarde ou para ser servida quentinha na sobremesa, acompanhada por sorvete ou chantilly caseiro. O preparo é fácil, mas o resultado é daqueles que surpreendem a todos!

25. Torta de banana com castanhas: uma receita maravilhosa e que leva apenas dois ingredientes, dá para acreditar?! Você precisará de banana-nanica e castanha-do-pará. Uma sobremesa fácil e saborosa para o final de semana!

26. Torta de banana com brigadeiro: receita perfeita para quando você está morrendo de vontade de comer um doce, mas não quer ter muito trabalho na cozinha! Em cerca de 30 minutos esta sobremesa deliciosa estará pronta!

27. Torta de açaí com banana: uma torta diferenciada. Você vai usar, basicamente, polpa de açaí, castanha-de-caju não torrada e sem sal, banana madura, melado de cana, água e ágar-ágar. O preparo é trabalhoso, mas o resultado com certeza compensa!

28. Torta cremosa de banana com suspiro: fica deliciosa e pode ser feita, inclusive, para servir em festinhas e recepções na sua casa… Com certeza todos vão amar! O rendimento da receita é de aproximadamente 12 fatias.

Receitas de tortas de banana com restrições

Foto: Reprodução / Veganana

29. Torta de banana vegana: receita que serve até oito pessoas. Você usará bolacha maisena vegana, água, óleo vegetal, banana-nanica amassada, açúcar cristal ou demerara, limão, canela em pó, conhaque, chocolate amargo ou meio amargo sem leite e leite de coco.

30. Torta de banana sem lactose: essa torta fica maravilhosa e é fácil de fazer. Você precisará de creme vegetal, açúcar, ovo, fermento, farinha, sal, bananas maduras, açúcar mascavo e canela em pó. Em cerca de 40 minutos sua torta estará prontinha e, certamente, todos vão querer provar!

31. Torta de banana sem glúten: fica delicada e macia. É feita com fécula de batata. Além dela e das bananas, os outros ingredientes são ovos, açúcar demerara, essência de baunilha e água. Torta perfeita para acompanhar um café quentinho!

32. Torta integral vegana de banana com linhaça: para uma sobremesa light, saborosa e nutritiva! Não conta com nenhuma adição de gordura, tem pouquíssimo açúcar e alto teor de fibras. Com um sabor delicado e visual muito apetitoso, esta torta fica ótima para ser consumida gelada!

33. Torta crudívera de banana e morangos: você vai ficar impressionada com o sabor, com a facilidade de preparo e com o lindo visual desta torta. Quando desejar, pode também modificar a cobertura usando outras frutas, como pêssego, manga, maçãs, kiwi, uvas, ou o que você tiver em casa!

34. Torta de banana low carb: quem disse que os adeptos de uma alimentação low carb não podem comer uma boa torta?! Para esta receita você usará banana-prata, farinha de coco, farelo de aveia, leite em pó desnatado, melado de cana, pasta de amendoim, ovos, canela em pó, iogurte grego e fermento em pó.

Jogar fora as bananas que amadureceram em casa?! Nunca mais! Elas podem ser aproveitadas em deliciosas receitas de tortas – das mais simples até as mais elaboradas – para serem servidas em qualquer ocasião!

Assuntos: Alimentação

Para você