Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Tomilho: por que e como incluí-lo na sua alimentação

O chá feito das ervas secas ou frescas, por exemplo, é utilizado em quadros como bronquite e outras doenças respiratórias

em 15/05/2017

Foto: iStock

Você provavelmente já usou o tomilho para dar mais sabor a alguns de seus pratos. Mas, se ainda não fez isso, vai adorar saber que, além de oferecer benefícios à saúde, essa erva pode dar um toque especial aos mais variados alimentos, como carnes, peixes, sopas, pães e até a bolos, bebidas e doces!

A nutricionista comportamental Patrícia Cruz, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), especialista em nutrição e transtornos alimentares, comenta que o tomilho é uma planta originária da Europa e cultivada no Sul e Sudeste do Brasil. “As folhas e ramos novos são utilizados na culinária como condimento e erva aromática”, diz.

De nome científico “Thymus vulgaris”, o tomilho é facilmente encontrado em lojas especializadas e/ou supermercados, além disso, pode ser, sem problemas, cultivado em uma horta. Vale destacar que seu cultivo é melhor em climas quentes e com boa quantidade de sol durante o ano.

O tomilho dá ainda origem ao óleo essencial de tomilho, encontrado facilmente à venda, e com propriedades interessantes para a saúde e beleza de uma forma geral. Seu uso mais comum é por meio da aromaterapia.

Conheço os benefícios que o tomilho pode oferecer à saúde, saiba como usá-lo e inspire-se com deliciosas receitas que o têm como estrela.

Benefícios do tomilho

Foto: iStock

Ser um grande aliado na preparação de receitas não é a única característica que faz o tomilho ser especial. Confira abaixo os benefícios que ele pode oferecer (tanto para a saúde, como para a sua casa e, claro, para seus pratos):

Prevenção a doenças crônicas: Patrícia explica que o óleo essencial denominado timol, extraído das folhas secas, apresenta atividade microbiana e antioxidante (flavonóides e taninos), que são responsáveis por prevenir doenças crônicas não transmissíveis.

Combate a problemas respiratórios: a nutricionista destaca que o chá feito das ervas secas ou frescas é utilizado em quadros como bronquite e outras doenças respiratórias.

Aumento da imunidade: o tomilho é fonte de vitamina C e de vitamina A. Assim, consumir frequentemente esta erva pode contribuir para o aumento da imunidade e melhora da saúde de uma forma geral.

Combate à acne: com propriedades antibacterianas, o óleo essencial de tomilho pode ser um aliado no combate à acne.

Combate ao mofo: com propriedades fungicidas, o óleo essencial de tomilho pode ser usado como um “desinfetante” em casas onde há certa concentração de mofo.

Tratamento de feridas: com suas propriedades antibacterianas e antissépticas, o óleo essencial de tomilho pode ser usado para tratar pequenas feridas.

Poder repelente: com aroma penetrante, o óleo de tomilho é ainda muito utilizado como repelente de insetos.

Prevenção contra a anemia: fonte de ferro, o consumo frequente de tomilho pode ajudar a elevar os níveis de hemoglobina no sangue, evitando a anemia.

Versatilidade na culinária: o tomilho pode ser facilmente utilizado na preparação de alimentos, dando um toque especial aos mais variados pratos, como carnes, peixes, sopas, pães e até doces.

Agora você, com certeza, tem bons motivos para incluir o tomilho no seu dia a dia!

Como inserir o tomilho no cardápio

Além de oferecer muitos benefícios, o tomilho pode ser consumido de diferentes formas. Conheça os usos mais comuns do tomilho:

Folhas frescas e secas

Foto: iStock

Patrícia destaca que o tomilho é considerado uma erva aromática. Geralmente é utilizado como ingrediente em preparações salgadas, como carne suína, bovina cozidas e assadas, batatas, sopas e molhos.

“Tantos as folhas secas como as frescas apresentam a mesma utilização na culinária. Contudo, as frescas tendem a serem mais aromáticas”, diz a nutricionista.

Patrícia acrescenta ainda que o tomilho fresco pode ser utilizado para aromatizar azeite e vinagres.

Chá de tomilho

Foto: iStock

A nutricionista Patrícia explica que o chá deve ser feito em infusão, isto é: deixe a água ferver, apague o fogo e acrescente a erva, espere 10 minutos e coe.

“Pode-se seguir a receita de 1 litro de água para cada 1 colher (sopa) de erva seca ou 1 ramo fresco. Tomar até 400 ml/dia”, orienta a nutricionista.

Óleo de tomilho

Foto: iStock

Em forma de óleo essencial, o tomilho também possui várias aplicações, como as comentadas no tópico sobre os benefícios: combatendo à acne e ao mofo, desinfetando feridas, atuando como repelente e na aromaterapia.

Você pode encontrá-lo pronto em lojas especializadas em óleos vegetais ou produtos naturais.

44 receitas que têm o tomilho como estrela

Quer incluir o tomilho na sua alimentação? Inspire-se com deliciosas receitas:

Acompanhamentos deliciosos

Foto: Reprodução / Francinha

1. Batata laminada: não é uma receita rápida, mas você só precisa fatiar, colocar no forno e ir cuidando para não deixar as batatas queimarem. Ou seja, não tem segredo! O resultado é um petisco delicioso e com o toque especial do tomilho.

2. Batatas com alho e tomilho: uma receita bem rápida e toda feita na frigideira em cima do fogão. Estas batatas são feitas com a casca. De preferência, utilize batatas orgânicas, caso contrário, lave-as muito bem com uma escovinha antes de utilizá-las.

3. Cenoura assada com tomilho, limão e amêndoas: uma receita leve e saborosa. O tempo de preparo é de 1 hora e 15 minutos e você usará apenas cenouras, tomilho, limão, amêndoas cruas, azeite, sal e pimenta.

4. Molho de tomate com tomilho e manjericão: para dar um sabor especial ao clássico molho de tomate! Além dos tomates, você usará apenas cebola, alho, manteiga sem sal, pimento vermelho, cenoura, manjericão, tomilho, sal e pimenta-preta.

5. Legumes assados com tomilho: uma entradinha diferente para uma ocasião especial… Cenoura e cebola adocicada, abóbora e batata doce se desmanchando, e tudo com o perfume tomilho. Uma opção que combina muito bem com carnes assadas.

6. Cebola assada com manteiga e tomilho: uma entradinha diferente, bonita e deliciosa. Você usará apenas cebolas roxas, manteiga, sal, tomilho e sal grosso, e vai se surpreender com o resultado!

7. Couve-flor assada com tomilho: de preparo muito simples, no forno, essas couves-flores podem também se transformar numa sopa incrível. Basta triturá-las em um processador, depois de assadas, com um pouco de caldo de legumes e um pouco de creme de leite até obter a consistência desejada.

8. Omelete com alho-poró e tomilho: uma maneira de variar o tradicional omelete. Você usará, basicamente, os ovos, um alho-poró fatiado e bastante tomilho fresco, fora o sal e a pimenta. Perfeito para ser acompanhado por uma boa salada de rúcula e tomate.

9. Berinjela gratinada à napolitana: você precisará apenas de berinjela, tomates, folha de louro, tomilho, cebola, azeite de oliva, mussarela em bolas ou ralada, pimenta dedo-de-moça, queijo parmesão ralado e sal.

Pratos principais irresistíveis

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

10. Sobrecoxa assada com limão, azeite e tomilho: em pouquíssimo tempo (tirando o tempo de forno), você prepara um prato lindo, delicioso e aromático! Você também pode fazer esta mesma receita trocando o limão pela laranja.

11. Frango assado com tomilho e laranja: um frango simples, saboroso e suculento, levemente perfumado com raspas de laranja e folhas de tomilho, e assado com uma penca de cebolas, que viram um acompanhamento incrível. Fica a dica para um almoço especial em família.

12. Bife de miolo de alcatra com tomilho e alho: receita ótima para quem gosta de carne, mas que não tem tempo/paciência de deixá-la temperando por muito tempo, pois o seu preparo de tempero é feito na hora. O resultado é uma carne bem temperada, macia e com um sabor incrível.

13. Naco de peito de peru no forno com mel e tomilho: você vai, basicamente, levar o naco de peito de peru ao forno pincelado com azeite, mel e tomilho até ficar douradinho. Um preparo simples, mas surpreendente.

14. Galette de cogumelos com alho-poró e tomilho: para fazer este prato diferente e saboroso, você usará, basicamente, cogumelos frescos, cebola roxa, alho-poró, tomilho, manteiga sem sal, queijo, sal e pimenta.

15. Coelho no forno com bacon e tomilho: um prato diferente, para quem adora provar novos sabores. Você usará apenas coelhos em pedaços, bacon, cebola, alho, tomilho fresco picado, salva fresca, sal, pimenta rosa e vinho.

16. Costeletas com limão e tomilho: a mistura de tomilho e limão deixa as costeletas muito aromáticas e saborosas. Além desses ingredientes principais, você usará apenas alho, azeite, sal e pimenta.

17. Pernas de frango assadas com tomilho: de preparo simples no forno, você usará apenas as pernas de frango, alho, páprica, cominho em pó, pimenta caiena, tomilho, azeite, sal e pimenta-preta.

18. Risoto de ervilha e bacon com farofa de pão e tomilho: uma refeição completa, diferente e deliciosa. A farofa é feita apenas com ramos de tomilho, azeite de oliva e farinha de pão panko ou pão francês triturado.

19. Fettuccine com frango e tomilho: para fazer este prato delicioso que se torna uma refeição completa, você usará apenas alho-poró, peito de frango, manteiga, tomilho, vinho branco, sal, pimenta, limão siciliano, creme de leite e fettuccine.

20. Nhoque com cogumelos, milho doce e tomilho: uma combinação de sabores diferente e incrível. Você usará batatas de casca amarela, farinha de trigo, farelo de pão, azeite, cogumelos frescos, milho doce, tomilho fresco, azeite de oliva, manteiga, sal e pimenta-do-reino.

21. Burger com batatas assadas ao tomilho : para o lanche você usará, basicamente, acém, costela de boi, peito bovino, cheddar, queijo prato, manteiga, sal e pimenta-do-reino. Para as batatas assadas, usará apenas tomilho fresco, azeite de oliva e sal.

22. Asas de frango assadas com tomilho: de preparo simples, a receita rende para quatro pessoas. Você usará apenas asas de frango, molho inglês, tabasco, azeite, alho em pó, folhas de tomilho, sal e pimenta-preta.

23. Filé com legumes ao molho de mostarda e tomilho: um prato simples, porém, gostoso. Você usará apenas filé de carne picadinho, pimentão vermelho, pimentão verde, jiló, tomate, temperos, sal e tomilhos frescos.

24. Filé mignon com tomilho e alecrim: uma carne deliciosa de preparo simples. O filé pode ser servido com feijão verde cozido ou ainda, com purê de batatas ou batatas fritas.

25. Salmão com mel e tomilho: um prato elegante e delicioso, ideal para quem gosta de impressionar na cozinha! Você usará, basicamente, salmão, pimenta, sal verde, folhas de tomilho seco, farinha de trigo, mel, azeite, manteiga e limão.

26. Salmão com batata doce, brócolis e tomilho: um prato simples de fazer, porém, delicioso. Você vai, basicamente, forrar um recipiente de ir ao forno com papel de alumínio, arrumar os ingredientes e fechar todo o preparado com as sobras laterais do papel alumínio.

Sopas nutritivas

Foto: Reprodução / Projeto Banquete

27. Sopa de frango com tomilho: uma boa dica para os dias mais frios e, inclusive, para quem está com resfriado. Você precisará de frango, sal, pimenta, cebola, cenoura, alho, gengibre, pimenta dedo-de-moça, folha de louro, tomilho, pimenta-preta, arroz ou batatas em cubo.

28. Sopa de beterraba com tomilho: nesta receita, além do tomilho, a laranja dá um toque especial e o cubinho de iogurte, além de ser um charme, traz um azedinho que contrasta suavemente com o sabor e com a textura da sopa. Pode ser consumida tanto quente como fria.

29. Sopa de abóbora com tomilho: o rendimento é de seis porções, e você precisará apenas de abóbora, abobrinha, tomate, cebola, pimentão vermelho, sal, cebolinha, tomilho fresco, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva para finalizar.

30. Sopa prática de tomate e tomilho: ótima dica para as noites frias. É uma receita fácil, que requer poucos ingredientes e fica pronta em pouquíssimo tempo. É daquelas receitinhas que você pode preparar sem medo de ser feliz porque o resultado é ótimo.

31. Sopa cremosa de tomate com tomilho: para se aquecer do frio da melhor maneira possível! Você usará apenas cenoura, cebola, alho, azeite, tomilho fresco, tomate, tomate seco, água, creme de leite fresco e vinagre balsâmico.

32. Sopa de tomate, tomilho e páprica: uma receita simples e que, em poucos minutos, está pronta uma sopinha deliciosa e saudável que você pode servir acompanhada de torradinhas, pão fresco ou como preferir. A mesma receita básica pode ser variada com outros tipos de ervas.

33. Sopa de ervilha com sorbet de aipo e tomilho: uma combinação incrível de sabores. Para a sopa, você usará azeite, cebola, alho, ervilhas congeladas, espinafre, caldo de vegetais, sal e pimenta calabresa. Para o sorbet, usará água, açúcar, aipo, limão e tomilho.

Doces e bebidas surpreendentes

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

34. Compota de morango com tomilho: deliciosa e simples de fazer, você usará apenas morangos, açúcar amarelo, laranja, limão, folhas de tomilho frescas e uma pitada de sal.

35. Sobert de pêssego com toque de tomilho: para os dias quentes, as melhores sobremesas são as geladas, sem dúvidas! E esta, em especial, trata-se de um sorbet de pêssego com toque de tomilho e espumante, que é refrescante, sofisticado e fácil de fazer.

36. Panna cotta de chocolate branco com molho de morangos e tomilho: uma sobremesa elegante e gostosa. Você usará apenas natas, buttermilk, açúcar, ágar-ágar, água, chocolate branco, morango, tomilho e limão.

37. Drink de champanhe com cerejas e tomilho: ideal para quando for receber amigos em casa. Você precisará apenas de tomilho fresco, hortelã, cerejas frescas, mel, champanhe e gelo.

38. Bellini + Grissinis com chantilly de tomilho: inspirada pelo musical Todos Dizem Eu Te Amo, de Woody Allen, esta receita ensina como fazer um drink e um aperitivo simples e elegantes para receber os amigo em casa.

39. Cointreau Fizz de Caju e Tomilho: delicioso, elegante e refrescante. Para fazer esta bebida, você vai precisar apenas de limão, água com gás, Cointreau, mel, tomilho, caju e gelo.

Pães, tortas e bolos

Foto: Reprodução / Receitas para a felicidade

40. Pão sem glúten com multigrãos e tomilho: uma receita sem glúten, sem lactose, saudável e saborosa. Você usará farinha sem glúten, ovos, fermento biológico seco, azeite, açúcar demerara, goma xantana, linhaça dourada, gergelim branco, gergelim preto, tomilho fresco, vinagre branco e água.

41. Pão integral de tomilho e azeitona: um pão diferente, saudável e gostoso. Você usará farinha de trigo integral, açúcar orgânico, água gelada, fermento natural, sal rosa, tomilho e azeitonas verdes sem caroço.

42. Bolo de limão e tomilho: um bolo diferente, delicioso, bem cítrico, úmido e perfumado. Ótima pedida para um lanche da tarde diferente ou para quando se vai receber visitas em casa.

43. Quiche sem massa de abobrinha, cebola e tomilho: um prato leve e delicioso. Boa dica para um jantarzinho rápido. Você usará apenas abobrinhas, cebola, ovos, creme de leite, queijo parmesão ralado, azeite, folhas de tomilho fresco, alho e sal.

44. Tartaletes de abóbora com camarão e tomilho: para fazer estas deliciosas tortinhas, você usará farinha sem fermento, manteiga, ovo, água, abóbora em purê, camarão, alho, azeite, tomilho fresco, queijo creme, sal e pimenta-preta.

Efeitos colaterais e contraindicações

Foto: iStock

Patrícia explica que algumas pessoas podem apresentar hipersensibilidade à erva. “Nesses casos, é importante evitar o consumo”, diz.

“Para gestantes e lactantes é necessário evitar o chá da erva. Além disso, pessoas que apresentam o quadro de gastrite e úlcera devem fazer o chá mais diluído”, acrescenta a nutricionista.

Por fim, vale destacar, a melhor maneira de incluir o tomilho na sua alimentação, para, de fato, usufruir dos benefícios que ele pode oferecer, é contar com as orientações de um nutricionista e/ou médico.

Comentários
Dicas relacionadas