Moda e Beleza

Como tirar manchas do rosto: produtos e tratamentos para renovar a sua pele

iStock

Atualizado em 14.09.23

São diversos os fatores que desencadeiam o surgimento de manchas na pele; umas podem ser mais fáceis de retirar e, outras, mais difíceis. A boa notícia é que existem produtos e tratamentos específicos para amenizar e até mesmo fazer sumir as manchinhas indesejadas. Apresentamos aqui um guia completo sobre como tirar manchas do rosto.

Aqui, você fica sabendo mais sobre os principais tipos de manchas, dicas de produtos e recursos médicos e caseiros que podem te ajudar a ter uma pele renovada. Confira!

Dermatologista explica como tirar manchas do rosto

iStock

A mestre em dermatologia pela Universidade de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology e professora de dermatologia da Unirio, Simone Veloso (CRM: 5255218-1), explica que “as discromias ou manchas são definidas como alterações na cor da pele, devido ao aumento ou diminuição da melanina. Algumas manchas na pele são sinais de nascença ou podem surgir com o tempo, como consequências de exposição solar excessiva, alergias, doenças e envelhecimento”. A seguir, saiba mais sobre os diferentes tipos de manchas e as principais perguntas sobre o assunto esclarecidas por Veloso.

Quais os principais tipos de mancha na pele?
A dermatologista explica em detalhes os tipos de manchas e suas particularidades:

Publicidade

  • Melasma: é caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Pode aparecer por causa de alterações hormonais (principalmente durante a gravidez) e exposição excessiva ao sol. As mulheres são mais propensas a desenvolverem melasmas do que os homens;
  • Manchas causadas por espinhas: dependendo da gravidade das lesões, além das cicatrizes, a acne também pode deixar manchas na pele. A falta de uso de protetor solar e a manipulação das espinhas são fatores que deixam as manchas mais propensas ao escurecimento;
  • Acromias: são manchas brancas ocasionadas pela ausência de melanina, como albinismo (desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina) e vitiligo (dermatose de provável natureza autoimune);
  • Hipocromia: manchas brancas ocasionadas pela diminuição de melanina. A exemplo: pitiríase versicolor (conhecida como pano branco), micose superficial recorrente e não contagiosa e nevos (manchas, pintas e sinais) hipocrômicos de natureza congênita;
  • Hipercromias ou manchas escuras: surgem devido à produção excessiva de melanina. São comuns nas efélides ou sardas, peles claras, nevos, melasmas e hipercromias pós-inflamatórias.

É possível tirar manchas do rosto com produtos cosméticos? Quais são os mais indicados?

“Os agentes despigmentantes mais utilizados no tratamento dessas manchas são a hidroquinona, os ácidos retinóico, glicólico, fítico, kójico e azelaico, a vitamina C, o Arbutin®, Antipollon HT®, VC-PMG (fosfato-ascorbato de magnésio) e o fenol (citotóxico). Outras terapias também podem ser utilizadas, como a microdermoabrasão e a dermoabrasão, o laser e os peelings químicos.”

A pomada de hidroquinona realmente funciona?

“Sim. A hidroquinona é uma substância indicada no clareamento gradual de manchas como melasmas, sardas, lentigos senis, e outras condições em que ocorre hiperpigmentação por produção excessiva de melanina. Porém a hidroquinona pode causar reações, como eritemia, vermelhidão da pele, sensação leve de queimação e hipersensibilidade ocasional, como dermatite de contato localizada. Outras reações menos frequentes, como ocronose exógena e manchas marrons reversíveis nas unhas também estão relacionadas ao uso da substância.”

Como evitar manchas no rosto?

“O uso do filtro solar é fundamental na prevenção.”

Publicidade

Determinados alimentos podem ajudar a amenizar as manchas e melhorar o aspecto da pele?

“Além do uso do protetor solar, uma dieta saudável também pode auxiliar na diminuição dos danos causados pela exposição da pele ao sol. A ingestão de alimentos ricos em carotenóides, vitaminas C e E, e polifenóis pode fornecer proteção contra os efeitos dos raios UV. A exemplo: tomate, cenoura e aspargo.”

Veloso alerta ainda para os casos mais sérios de manchas que exigem tratamento médico especializado. “O primeiro passo é procurar um dermatologista para que este possa examinar e identificar a causa da mancha. Somente após a realização do diagnóstico será possível definir as opções terapêuticas”.

Onde comprar produtos para tirar manchas do rosto

Manchas superficiais e pouco escuras podem ser tratadas a partir do uso de cremes, séruns e argilas com fórmulas específicas de ação clareadora. Confira a lista de produtos que preparamos para você!

  1. Sérum Clareador Pigmentclar Serum La Roche-Posay, na Época Cosméticos
  2. Creme Multi-Clareador Facial Renew Clinical Avon, na Avon
  3. Kit de Tratamento Clareador, na Quintal Dermocosméticos
  4. Fluido Clareador Anti-idade FPS30 Eucerin, na Privalia
  5. Sérum Clareador de Manchas Adcos Melan-Off, na Beleza na Web

Os produtos listados acima tratam melasmas, sardas, melanose, lentigo, pigmentação nas axilas e virilhas e até mesmo rosáceas e manchas na região dos olhos, como olheiras melânicas e vasculares. No geral, as fórmulas prometem clarear e deixar a pele com uma textura uniforme, além de oferecer proteção FPS 30 contra raios UVA e UVB.

Receitas caseiras para tirar manchas do rosto

Algumas receitas caseiras também podem ser aliadas na missão de tirar manchas do rosto, mas existem ressalvas. O médico dermatologista da Clínica Mais Excelência Médica SP, Herbeth Sobral (CRM: 178229), afirma que os resultados dessas aplicações são baseados nas experiências das pessoas, ou seja, não possuem um fundamento científico comprovado. Assim, devem ser indicados por um dermatologista que irá analisar a pele do paciente e indicar o que pode ou não ser usado no tratamento caseiro.

Mesmo fora da linha dos tratamentos estéticos tradicionais, Herbeth afirma que alguns ingredientes específicos agem no clareamento de manchas no rosto. “Sabemos que a maioria dos medicamentos provêm de fontes naturais e podem ajudar a clarear as manchas, como a babosa, bicarbonato de sódio e a água do arroz”, completa.

Publicidade

Quer saber mais informações sobre esses tratamentos caseiros? Então continue a leitura para aprender a preparar a sua própria receita em casa!

Ritual completo para tirar manchas do rosto

Neste vídeo, você acompanha toda a rotina para manter a pele saudável e que remove até mesmo manchas mais escuras. Com limpeza, esfoliação, máscara, tônico facial e, finalmente, os séruns vegetais, são todos os passos para uma pele limpa, hidratada e sem manchas.

Babosa para clarear manchas de pele

Planta medicinal queridinha entre as mulheres, a babosa é conhecida por trazer inúmeros benefícios à pele e ao cabelo. Rica em aminoácidos, ajuda a devolver a hidratação, melhorar o aspecto das rugas e clarear as manchas da pele por conter ativos antioxidantes e propriedades regeneradoras.

Receita caseira com água de arroz e pepino para tirar manchas

O ácido kójico liberado pelo arroz na água misturado ao “suco” do pepino ralado formam um ativo potente para tirar manchas da pele. Recomenda-se aplicar a o líquido antes de dormir e deixá-lo agir durante toda a noite. Ao acordar, é só enxaguar o rosto e em seguida passar o protetor solar.

Receita com borra de café para clarear manchas e secar espinhas

Com apenas borra de café, mel e azeite de oliva você pode preparar uma receita poderosa para secar aquelas espinhas indesejadas e ainda garantir uma pele viçosa e livre de manchas. Basta misturar os ingredientes e depois esfoliar o rosto com movimentos circulares. É só deixar agir por 5 minutos e enxaguar o rosto apenas com água.

Como dito anteriormente, os tratamentos caseiros clareadores de manchas exigem alguns cuidados especiais. De acordo com a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, antes de passar qualquer tipo de máscara no rosto, o ideal é que a pele esteja limpa e tonificada. A profissional completa: “na hora de retirar a máscara, tirar suavemente sem esfregar a pele. Embora sejam produtos naturais, o atrito pode causar alguma irritação ou alergia. Atenção para a região dos olhos, pois alguns desses componentes podem causar ardência”.

Já quem possui manchas mais difíceis de tirar, pode apostar na combinação entre os tratamentos caseiros e os médicos realizados em clínicas especializadas. Siqueira afirma que as receitas caseiras, associadas aos tratamentos em cabines, garantem um resultado muito melhor. O peeling de algas, por exemplo, é 100% natural, antioxidante, e age profundamente na pele promovendo uma renovação celular e o aumento da produção de colágeno.

Tratamentos médicos para tirar mancha do rosto

Se você precisa de um tratamento mais potente para tirar manchas do rosto, vale investir em técnicas direcionadas como o laser, peeling e microagulhamento. Confira mais detalhes:

Laser

O laser é um dos tratamentos mais indicados para quem apresenta manchas escuras na pele, pois age diretamente nos melanócitos, uniformiza o tom da pele e estimula a produção de colágeno e elastina. O laser de CO2 também é uma ótima opção para clarear manchas, além de ser ideal para remover rugas e cicatrizes de acne.

Peeling

Melhorar a aparência da pele, suavizar cicatrizes e clarear manchas são os principais benefícios do peeling. Químico, físico ou a laser, o tratamento traz ótimos resultados para a pele, deixando-a renovada e uniforme.

Microagulhamento

O objetivo desta técnica é estimular a formação de novas fibras de colágeno por meio de microagulhas que penetram na pele. Assim, o tratamento ajuda a clarear manchas, eliminar cicatrizes de acne, diminuir poros dilatados e até mesmo atenuar rugas e linhas de expressão.

Vale reforçar que, qualquer método clareador de manchas, seja caseiro ou médico, precisa ser recomendado por um profissional especializado na área. Só assim você garantirá o melhor tratamento para a sua pele e, claro, um rosto luminoso e livre de manchas! Para mais cuidados com a pele, confira nossa matéria sobre máscara de ouro.

Jornalista (11783/PR), a típica taurina, apaixonada por leitura, escrita, cinema, cultura pop e chocolate.