Moda e Beleza

14 tipos de delineado para acertar no traço e arrasar na maquiagem

Nikki Makeup

Atualizado em 04.10.22

Um dos itens indispensáveis na maquiagem é o delineador. Os diversos tipos de delineado garantem efeitos diferentes na make e destacam o olhar. Confira uma lista com os principais tipos de traço, do gatinho clássico ao delineado gráfico, e aprenda como fazer. Suas produções nunca mais serão as mesmas!

1. Delineado gatinho

O delineado mais famoso é, sem dúvidas, o gatinho. Ele acompanha a linha dos cílios e termina com um rabinho voltado para cima, em direção à ponta externa da sua sobrancelha. Para saber como fazer o acabamento gatinho e deixar o traço preciso, confira o vídeo a seguir:

Como fazer

Esse vídeo vai te ajudar a conseguir o delineado gatinho perfeito. Há um passo a passo para iniciantes, além de truques e dicas para facilitar o traçado.

Publicidade

2. Delineado colorido

E para quem gosta de makes nada básicas, a dica é apostar no delineado colorido. Ele pode ser feito com delineadores coloridos disponíveis no mercado, ou até mesmo com sombras bem pigmentadas ou batom líquido. As cores destacam o olhar e deixam a maquiagem mais estilosa.

Como fazer

No vídeo, vemos quais produtos podem ser utilizados para o delineado colorido, além de um passo a passo feito com sombra.

3. Delineado fino

O delineado fino é ideal para quem gosta de um olhar discreto. Versátil para makes simples e para o dia a dia, ele também segue a linha dos cílios, mas bem rente e com um traço finíssimo, quase imperceptível.

Publicidade

Como fazer

Esse tutorial é simples e mostra que é possível fazer o delineado fino com apenas um movimento. A dica para que não fique muito grosso é investir em uma caneta delineadora com a ponta fina e precisa, a o segredo para ficar perfeito é conhecer o formato do seu olho e praticar muito!

4. Delineado asa de anjo

Ao contrário do fino, o delineado asa de anjo é superexpressivo e marca o côncavo. A ponta externa do delineado é mais grossa e lembra, como o nome sugere, as asas de um anjo. Trata-se de uma maquiagem para olhos elaborada e ideal para você usar em ocasiões especiais.

Como fazer

Esse tipo de delineado demanda certa prática com a maquiagem, mas não é nada impossível. Esse tutorial é completinho e mostra o passo a passo de como fazer um cut crease e o delineado asa de anjo. É uma make glamourosa e impecável!

5. Delineado gráfico

O delineado gráfico não é nada convencional e tem uma pegada artística. Comum em desfiles e editoriais de moda, esse tipo de delineado vem ganhando popularidade por destacar o olhar com traços fortes e originais. É a maquiagem perfeita para você se expressar sem medo!

Publicidade

Como fazer

Esse vídeo nos mostra uma ideia de delineado gráfico colorido e com formato de cut crease, que segue a linha da pálpebra. O legal desse tipo de delineado é que você é livre para criar traços diversos e que não precisam ser certinhos.

6. Delineados diferentes

A maquiagem é uma forma de expressão e, se você adora produções autênticas, vai se apaixonar pelos delineados diferentes. Para fazê-los, não tem regra, basta se aventurar com as sombras coloridas e com os delineadores que você já tem.

Como fazer

Para ter uma ideia de como fazer um delineado bem diferentão, não deixe de ver o vídeo. Está mais do que permitido misturar traços diversos e cores diferentes!

7. Delineado branco

Uma das makes tendência dessa temporada é o delineado branco. Celebridades e blogueiras de beleza já estão apostando nesse visual e você pode arrasar com ele também! É como se fosse um traço convencional, mas feito com pigmento branco. Dê uma olhada em como fazer!

Como fazer

Por se tratar de um tom claro, é uma aposta bacana de make para o dia, mas o delineado branco também destaca as produções para a noite! Para deixar bem branco, você pode passar um pouco de sombra para selar ou batom líquido para realçar a cor.

8. Delineado duplo

O delineado duplo é aquele que conta com dois traços, geralmente um colorido e um feito com delineador preto. Ele realça o olhar e tira a maquiagem do óbvio. Se você sabe fazer o traço simples, é superfácil de aprender o duplo. Confira!

Como fazer

Aqui, vemos como fazer uma maquiagem bombástica com delineado duplo dourado e preto. Os tons são contrastantes e o delineado é o grande destaque da make.

9. Delineado egípcio

O delineado egípcio é aquele bem expressivo, feito com delineador preto e que lembra a maquiagem característica da rainha Cleópatra e das artes do Egito. Em vez de terminar juntamente com a linha dos cílios, ele continua até o canto interno dos olhos. É comum que o traço feito na pálpebra se encontre com o da linha d’água inferior, deixando olhar supermarcado.

Como fazer

O vídeo mostra como fazer todas as marcações para que o delineado egípcio fique certo e com o formato dos seus olhos. Lembre-se de usar produtos bem pigmentados para realçar o olhar e deixá-lo poderoso.

10. Delineado básico

O delineado básico é aquele sem gatinho e com um efeito bem natural. Ele começa e termina juntamente com a pálpebra e serve para dar uma sensação de volume na área dos cílios, destacando o olhar de forma sutil.

Como fazer

É um delineado fácil de fazer, porque não conta com nenhum gatinho supercomplexo. Basta seguir a linha da sua pálpebra e fazer o traço bem rente à raiz dos cílios.

11. Delineado esfumado

O smokey eye já é um clássico da maquiagem, mas agora tem uma novidade: o delineado esfumado! Trata-se de um traço com gatinho, mas sua ponta externa é esfumada e feita a partir de um degradê de tons.

Como fazer

Geralmente esse delineado é feito com sombras e não com delineador, afinal, é preciso esfumar o traço para que não fique marcado. Esse truque é usado na maquiagem estilo foxy, preferida de modelos como Bella Hadid e Kendall Jenner.

12. Delineado invertido

O delineado invertido é aquele feito na linha d’água e na região dos cílios inferiores. Supercombina com os olhos menores, nos quais não há muito espaço para um delineado na pálpebra.

Como fazer

Nesse vídeo, acompanhamos como fazer diversos tipos de delineado invertido com produtos diferentes. É uma ótima ideia de make para destacar olhos asiáticos, já que o delineado convencional tende a ficar escondido na pálpebra superior.

13. Delineado com glitter

A maquiagem com glitter é cheia de glamour e não poderia faltar uma opção com brilho nessa lista de tipos de delineado. Perfeito para makes coloridas e até mesmo para o carnaval, trata-se de uma produção cheia de cor e estilo. Veja como reproduzir.

Como fazer

Você pode fazer essa make usando um delineador com glitter ou, então, adaptando produtos que você já tem, como batom líquido e brilho em pó.

14. Delineado aberto

Esse tipo de delineado conta com uma ponta que, ao invés de encontrar o traço na raiz dos cílios, vai para a direção oposta acima da pálpebra, ficando aberto. É um estilo original, mas que já se tornou tendência!

Como fazer

O delineado aberto tem um nível de dificuldade médio, pois não temos a raiz dos cílios como guia. A dica é fazer uma marcação mais fraca e só então aplicar o delineador.

E você, qual desses tipos de delineado prefere? Independentemente do seu favorito, lembre-se de que os traços são aperfeiçoados com a prática! Para você ficar ainda melhor na make, veja outros truques de como passar delineador.

Adora viajar, conhecer novos idiomas e culturas. Apaixonada por ícones da cultura pop, roupas extravagantes e narrativas de todo tipo. Comunicóloga, atualmente cursa Relações Internacionais.