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Termogênico emagrece, com atividade física e alimentação saudável

Sozinhos, os alimentos ou suplementes termogênicos não geram o efeito esperado e podem até oferecer problemas à saúde

em 15/09/2014

Foto: Thinkstock

Pimenta, canela, gengibre, chá verde, entre outros. Talvez você já tenha ouvido falar do poder destes alimentos termogênicos que têm capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura.

Eles, de fato, podem trazer muitos benefícios às pessoas que querem emagrecer, mas é fundamental saber que – tanto os alimentos, como os termogênicos em forma de suplementos – devem ser associados a atividades físicas e a uma dieta equilibrada. Pois, sozinhos não geram o efeito esperado e podem até oferecer problemas à saúde.

“Para maior eficiência, os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes das atividades físicas”, destaca Roberta J. Abreu, nutricionista clínica, pós-graduada pela Universidade Gama Filho. “Porém, eles não são recomendados para pessoas que treinam à noite para evitar alterações do sono”, acrescenta.

Leandro Galende, bacharel em Esportes, explica que os suplementos termogênicos fabricados no Brasil possuem, como componente estimulante, a cafeína. “Ela atua no sistema nervoso central, no tecido adiposo e no músculo esquelético, o que faz melhorar o desempenho esportivo. Isso ocorre porque a cafeína aumenta a mobilização e o uso dos ácidos graxos como forma de gerar energia”, diz.

Ainda de acordo com o bacharel em Esportes, as substâncias termogênicas, de fato, auxiliam nos programas de emagrecimento. “Além dos fatores fisiológicos citados acima, a cafeína, além de diminuir a fadiga, retarda o seu início. É comum ouvir das pessoas que usam esse suplemento relatos de ‘aumento da disposição’ para realizar suas atividades. E, com isso, elas aumentam seu gasto calórico durante a atividade física”, explica Leandro.

Entretanto, não existe milagre. “Os termogênicos devem ser associados a um programa de emagrecimento, o qual deve ser acompanhado por profissionais da área de nutrição e da educação física, aliando uma alimentação correta a atividades físicas específicas”, afirma o profissional.

Leandro Galende acrescenta também que não existem evidências concretas de que apenas consumir substâncias termogênicas atue de forma significativa na perda de massa gorda. “Como profissional da área da educação física e esporte, não recomendo o uso para as pessoas que não praticam atividade física. A cafeína, por exemplo, pode produzir nervosismo, agitação, insônia e tremores. Uma pessoa sedentária, provavelmente, sentiria de forma maior esses efeitos, colocando em risco a sua saúde”, finaliza.

5 dúvidas comuns a respeito dos termogênicos

Na busca de emagrecer de forma mais rápida, muitas pessoas incluem alimentos e até suplementos termogênicos sem consultar a opinião de um profissional da área da saúde. Porém, isso não é indicado e pode não trazer os resultados esperados.

Na entrevista abaixo, Leila Froeder, doutora em Nutrição pela Unifesp e nutricionista da Clínica Vivid, esclarece outras dúvidas sobre o uso de termogênicos e frisa a necessidade de associá-los a uma dieta de perda de peso e a atividades físicas.

1. Como agem os termogênicos?

Leila Froeder: Os termogênicos atuam aumentando o gasto energético diário e elevando a performance, prolongando a capacidade de duração da atividade física por aumentarem o estado de alerta. Os termogênicos mais usados são a cafeína contida no café, o chá verde, a erva mate, o gengibre, a pimenta vermelha e o guaraná. Além do efeito termogênico destes alimentos, diversos estudos têm mostrado que alguns destes alimentos, como o gengibre, o chá verde e a pimenta vermelha, possuem efeito anti-inflamatório e anticarcinogênico.

2. Na sua opinião, eles realmente são eficazes em dietas de emagrecimento?

Leila Froeder: Sim, pois aumentam a utilização da gordura corporal por aumentar o gasto energético diário.

3. Como incluir alimentos termogênicos à dieta?

Leila Froeder: O consumo de alimentos termogênicos ou suplementos devem sempre ser prescritos por nutricionista para indicação da dosagem correta e orientação quanto ao risco do consumo de suplementos proibidos pela Anvisa, como o Dyma-Burn Xtreme e o Oxandroland, por exemplo, que possuem efedrina, entre outras substâncias perigosas ao organismo.

Para pessoas que desejam emagrecer, recomendo a introdução de alimentos termogênicos na dieta. Uma dica é o consumo de três xícaras por dia de chá verde (em pó) sempre até as 17 horas, para não alterar o sono e a introdução de gengibre e pimenta como tempero de carnes, sucos e saladas.

Já o uso de suplementos termogênicos, é indicado para atletas que desejam aumentar a performance e, portanto, necessitam de dosagens maiores da substância ativa.

4. Os alimentos e suplementos termogênicos podem ser consumidos por qualquer pessoa? Possuem alguma contraindicação?

Leila Froeder: Possuem contraindicações. Cardiopatas ou pessoas com histórico de doença cardíaca na família, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com gastrite, insônia ou alergias aos alimentos termogênicos não devem consumi-los.

5. A pessoa que não faz atividade física (mas quer emagrecer) pode tomar termogênicos?

Leila Froeder: O consumo de termogênicos, isoladamente, tem efeito mínimo ou nulo na perda de peso, pois o efeito deste é no aumento de calorias gastas por dia. Portanto, se não houver um balanço energético negativo, ou seja, um consumo de calorias menor do que o gasto calórico diário do organismo, não é possível a perda de peso. Os termogênicos devem ser usados como coadjuvantes de uma dieta equilibrada associada a exercícios físicos regulares.

Agora você já tem importantes informações sobre o uso de termogênicos. Mas lembre-se: caso esteja pensando em incluí-lo a sua dieta, consulte um profissional e se informe sobre qual é a dosagem recomendada ao seu caso, sobre possíveis efeitos coletareis, horários para o consumo etc. Além, claro, de seguir com uma boa alimentação e com a prática constante de atividade física!

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