Tartelete: 20 receitas doces e salgadas para surpreender

Escrito por Nicole Dias

iStock

Pense em uma torta em versão miniatura, que pode ser servida em festinhas ou coquetéis, com centenas de possibilidades de sabor. Eis as tarteletes! Elas consistem em pequenas tortinhas com uma base crocante e recheio cremoso por cima, podendo ser doce ou salgado. Dá vontade de comer só de pensar, né?

Chega de passar vontade! Na lista abaixo você confere 20 opções de tarteletes para preparar em casa, desde as receitas mais simples, com frutas, até as mais elaboradas, perfeitas para ocasiões especiais. Escolha a sua preferida e surpreenda suas visitas!

Índice do conteúdo:

Tartelete doce

1. Tartelete de frutas: quem foi que disse que uma sobremesa saborosa precisa ser extremamente calórica? Basta escolher os ingredientes certos! No caso da torta de frutas, a massa leva biscoito de aveia e mel, manteiga Ghee e água. Já o recheio é feito com cream cheese light, mel, leite desnatado e essência de baunilha. Por cima, frutas da sua preferência, como morango, uva e kiwi. Para comer sem culpa!

2. Tartelete de doce de leite: para aqueles dias em que bate a vontade de comer uma coisinha doce e gostosa, nada como uma receita fácil e com poucos ingredientes. É necessário apenas margarina, farinha de trigo, sal e leite condensado. Como não amar?

Leia também: 14 receitas de torta de espinafre para matar a sua fome de forma saudável

3. Tartelete de banana: versátil, o recheio dessa sobremesa aqui pode ser utilizado em outros pratos, como pizzas e tapiocas. Para prepará-lo você precisará de creme de ricota light, uma banana nanica, suco de limão e essência de baunilha. Prepare-se: o cheirinho é tentador.

4. Tartelete de morango sem glúten: quem aqui nunca salivou por um doce de padaria, daqueles com morangos brilhantes por cima? Chegou a hora de fazer essa gostosura em casa mesmo. A massa tem textura leve e é feita com uma combinação de farinha de milho, farinha de aveia sem glúten e farinha de amêndoas.

5. Tartelete de maracujá: de preparo fácil, essa tartelete fica tão linda que quase dá pena de comer – só que é tão gostosa que ninguém resiste. Para o recheio, separe polpa de cinco maracujás, suco de limão, açúcar, manteiga, ovo e açúcar de confeiteiro para polvilhar. Outra alternativa igualmente gostosa é utilizar geleia de frutas para rechear.

6. Tartelete de lemon curd: também conhecido como coalhada de frutas, o lemon curd é uma geleia bem tradicional na Europa, especialmente na Inglaterra. À base de limão siciliano, limão taiti, gemas e açúcar, fica excelente em recheios de bolos e tortas. E tarteletes também, claro.

7. Tartelete de mascarpone com frutas silvestres: base crocante, recheio cremoso e um toque especial de frutinhas frescas. Essa tartelete é perfeita para quem quer curtir uma explosão de sabores. A cestinha da base é preparada com farinha de trigo, cacau, manteiga e açúcar. Já o recheio é feito com queijo mascarpone. Acredite: fica incrível.

Leia também: 30 receitas de quiche que vão te levar ao paraíso gastronômico

8. Tartelete de cereja: pensa em uma coisinha fácil de fazer e extremamente incrível de comer. Essa versão de tortinha conta com uma massa bem gostosa, preparada com biscoito integral sabor cacau, castanha de caju, farinha de trigo integral, açúcar, leite e manteiga. Já o recheio é iogurte comprado pronto – pode ser do seu sabor favorito.

9. Tartelete de banana vegana: se banana com canela já é uma combinação maravilhosa, imagina com um toque de chantilly? Vegana, essa receita é ótima para aqueles dias em que bate uma vontade de comer algo doce. O recheio é feito com bananas maduras e amassadas, suco de limão e açúcar demerara.

10. Tartelete de maçã: decoradas com maçã tipo gala dobradas como flores, essas tortinhas são tão belas que podem até ser vendidas ou dadas de presente para algum amigo. A receita é vegana e conta com toques especiais que fazem toda a diferença, como uma colher de gengibre ralado e canela a gosto.

Tartelete salgada

11. Tartelete de arroz e ovo: essa receita é daquele jeito que amamos: aproveita aquelas sobras que estão na geladeira, sabe? Afinal de contas, é possível ir muito além do bolinho de arroz na hora de cozinhar! A massinha dessa tartelete diferentona é feita com arroz cozido, creme de leite, leite, temperinhos diversos, sal e pimenta. Experimente!

12. Tartelete de cebola caramelizada e queijo: já falamos por aqui sobre todas as possibilidades da massa folhada. E claro que tortinhas salgadas práticas e saborosas está entre esses feitos! O passo a passo para preparar esse tira-gosto incrível é bem simples. O que demora mais tempo é caramelizar a cebola no vinho do Porto – mas vale esperar cada minuto, hein?

Leia também: 14 receitas de pizza doce para usar toda sua criatividade

13. Tartelete de Chèvre: quem gosta de um toque mais gourmet vai se apaixonar por essa opção. O recheio, feito com queijo de cabra cremoso, azeite de oliva, alecrim e tomate cereja é disposto em minitortinhas assadas. Excelente opção de petisco ou para servir como entrada em um jantar.

14. Tartelete de ricota de búfala e gorgonzola: é bacana sempre ter em casa alguns itens guardados para aqueles momentos de fome. É o caso das tarteletes, que podem ser encontradas prontas em diversos supermercados. Assim, basta assar e fazer o seu recheio favorito. O sugerido aqui é vapt-vupt: basta misturar queijo gorgonzola e ricota de búfala, temperando com azeite, pimenta branca e flor de sal.

15. Tartelete de bacon e milho: se tem bacon, não há dúvida: é coisa boa. A massa dessa torta salgada leva ovos, azeite, leite, farinha com fermento, sal e queijo parmesão. Já a cobertura pede bacon, cebola e milho cozido. Ou seja, ingredientes baratinhos. Como não amar?

16. Tartelete 3 queijos: onde estão os loucos por queijo? Nessa tortinha maravilhosa, três deles são protagonistas: queijo gorgonzola, cream cheese e parmesão, além de creme de leite, leite e salsinha. O cream cheese pode ser substituído por requeijão ou creme de ricota, se você gostar mais.

17. Tartelete de presunto e milho: uma massa que derrete na boca, um recheio cremoso e irresistível. Atenção: essa torta será a queridinha na sua casa. O melhor é que é bem simples de fazer, basta misturar tudo! Não acredita? Confira a receita agora mesmo!

18. Tartelete de presunto e queijo: presunto e queijo é aquela dupla que sempre dá certo em qualquer receita. Aqui os ingredientes ainda são combinados com mandioca cozida e creme de leite, formando um recheio nada menos que irresistível. A massa é amanteigada na medida certa. Não deixe de testar em casa.

19. Tartelete de escarola: a cestinha da torta é feita com massa de pastel. Fica crocante e combina perfeitamente com o recheio de escarola e queijo de cabra. Você pode fazer do sabor que preferir, como carne ou frango desfiado com catupiry. Facinho de fazer e um charme para servir em festas.

20. Tartelete de frango: para aqueles dias em que você quer fazer um lanchinho diferente, nada como um pouco de criatividade. Essa tartelete de frango é feita com massa de pastel comprada em supermercado. Mais fácil, impossível. E ainda dá para variar o recheio, criando até opções doces. Que tal?

Amou? Quer aprender mais receitas salgadas para inovar no cardápio do dia a dia? Então veja aqui 12 receitas de torta de presunto e queijo que são pura praticidade.

Assuntos: Alimentação

Para você