5 dicas para jogar tarot e significados das principais cartas

Escrito por
Atualizado em 11.06.21

iStock

Por
Atualizado em 11.06.21

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou pensando se teria sorte no amor, conquistas no trabalho ou felicidade na vida. O tarot é uma forma de receber algumas pistas sobre o que o futuro reserva. Quer entender mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas? Confira as dicas da produtora de conteúdo esotérico Bianca Steffen Lopes.

Publicidade

O que é e para que serve o tarot

iStock

O tarot é um conjunto de cartas que pode ser definido como uma bússola espiritual, indicando tendências e caminhos melhores a seguir. Possui uma linguagem universal através dos desenhos, símbolos e números, e foi criado no século 14 na Europa.

Trata-se de uma ferramenta interessante para avaliar sua personalidade, dificuldades, vida amorosa, familiar e outros campos importantes da vida. Bianca Steffen comenta que uma tiragem de tarot não prevê com 100% de certeza o que acontecerá com a pessoa ou em alguma situação. “Dependendo do jogo feito com uma taróloga, ele indicará a energia do momento geral ou em uma questão específica, e como tirar o melhor disso. Ou, também, como superar possíveis obstáculos que apareçam no resultado do oráculo”, complementa a produtora de conteúdo esotérico.

Onde jogar tarot online

Seja de forma gratuita ou paga, não faltam sites para quem deseja saber o que as cartas revelam. Confira a seguir os melhores sites para jogar tarot online:

  • Personare: uma vez ao dia é possível consultar as cartas gratuitamente e receber orientações para tirar o melhor de cada situação.
  • iQuilibrio: concentre-se em uma pergunta e escolha uma carta. Nesse site o jogo das 3 cartas do Tarot de Marselha é grátis e fácil.
  • Astrocentro: o tarot do amor é o sucesso do site. O jogo traz respostas para diferentes dúvidas no universo dos relacionamentos. Também conta com equipe própria de tarólogos que atendem online com diferentes especialidades.
  • Somos Todos Um: o que você gostaria de saber? Completíssimo, esse site conta com tarot do amor, emocional, trabalho, osho, espiritual, egípcio e baralho cigano.

Alguns sites contam com tiragem de respostas previamente criadas. Por isso, tenha ciência de que nem sempre o resultado vai ser personalizado para você.

Como jogar tarot

Sabia que qualquer pessoa pode realizar o jogo de tarot em casa? Se você tem interesse no assunto, veja as dicas para começar a tirar as cartas.

Estude o que cada carta representa

Bianca Steffen comenta que o aprendiz deve estudar o simbolismo de cada carta. Steffen dá uma dica: “Imaginar a aplicação dela na vida real, com alguma lógica, para mim foi a forma mais simples de compreender”.

Publicidade

Invista em um tarot tradicional

De acordo com Bianca, é importante que o aprendiz compre um tarot mais tradicional da sua escolha e vá estudando um pouco, todos os dias, lendo significados gerais e testando jogos. Os baralhos mais utilizados no mundo são o Tarot de Marselha e o Tarot Rider-Waite.

Crie o seu método

Há diversas formas de tirar um tarot, podendo ser com 3, 5, 7, 10 ou 12 cartas – o profissional pode personalizar e criar seu próprio método. Para iniciantes uma boa sugestão é tirar 3 cartas: “uma para cada área da vida (amor, trabalho ou outro assunto), ou 3 cartas para uma mesma questão (divididas entre aspectos positivos, negativos e um conselho)”, aconselha Bianca.

Entenda que você não precisa ser médium ou ter dons especiais

Bianca Steffen afirma que no mundo esotérico acredita-se que todo mundo possui algum grau de mediunidade, sendo visões, vidências ou a intuição mais aguçada. Nas palavras da produtora de conteúdo esotérico: “Eu acredito que todo mundo pode aprender a jogar. Pode fazer cursos, olhar vídeos, ler livros ou estudar por conta”.

Saiba as diferenças entre tarot e baralho cigano

A única coisa que o tarot e o baralho cigano possuem em comum é a capacidade de responder questões e abrir possibilidades. Bianca explica que o baralho cigano tem 36 cartas com significados mais diretos e tem relação mais ligada às ações dos seres humanos. Enquanto o tarot tradicional possui uma interpretação mais divina. Ambos são formas diferentes de obter respostas e caminhos, que podem se complementar, inclusive.

Quanto mais você estudar, melhor em interpretar as cartas do tarot vai ficar. Portanto, se dedique! Crie uma rotina de estudos para compreender o significado das cartas.

Onde comprar tarot

O universo dos baralhos de tarot é amplo e existem diversas maneiras de representar os grafismos. Confira abaixo sugestões de onde encontrar para comprar o seu baralho de tarot:

  • WeMystic: especializada em produtos esotéricos, a loja conta com opções de tarot de Marselha, dos santos, dos anjos, das bruxas, dos orixás e o baralho cigano.
  • Brasil Esotérico: além de baralhos de tarot, a Brasil Esotérico conta com diversos livros para quem quer aprender mais sobre o assunto. Além disso, possui artigos para decoração, aromaterapia e feng shui.
  • Recanto Wicca: se você procura por itens importados, é essa loja que deve acessar. A Recanto Wicca tem baralhos diferenciados e livros incríveis sobre tarot.
  • Amazon: grandes varejistas também contam com boas alternativas de tarot. Na Amazon há baralhos para todos os gostos e bolsos.

Vale lembrar que independentemente do desenho do seu baralho, a estrutura clássica com 78 arcanos se mantém.

Significados das cartas de tarot

Bianca Steffen explica que o tarot tradicional, como o de Marselha, tem 78 cartas divididas entre Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. Aprenda mais sobre suas diferenças e significados a seguir.

Publicidade

Arcanos maiores

“Os Arcanos Maiores seguem a jornada de evolução espiritual do ser humano e trazem os arquétipos da sociedade, como O Mago, A Lua e A Morte, exprimindo cada parte do processo dessa jornada”, comenta Bianca.

  • O Louco: novas histórias estão prestes a começar e é hora de quebrar laços com o passado. A carta O Louco tem a ver com seguir em frente com coragem, alegria e espontaneidade.
  • O Mago: essa é a carta das oportunidades, dos começos, de colocar planos em prática. Tem relação com o planeta Mercúrio e, por isso, diz respeito à habilidade de se comunicar.
  • A Papisa: também conhecida como “A Sacerdotisa”, essa carta tem a ver com usar a sabedoria e a intuição para superar desafios. É preciso ter calma e, se necessário, se reinventar.
  • A Imperatriz: quando essa carta aparece em um jogo, ela indica que as coisas estão bem e que realizações podem acontecer em breve. Tem a ver com abundância, beleza e harmonia.
  • O Imperador: muito positiva, essa carta revela que a pessoa está prestes a ter uma realização, principalmente em relação à concretização de objetivos.
  • O Papa: também conhecida como O Hierofante e O Sacerdote, essa carta revela que é preciso refletir um pouco, estudar e, se possível, pedir conselhos a alguém superior – seja uma pessoa ou um ser espiritual.
  • Os Enamorados: pode até parecer, mas essa carta não tem a ver simplesmente com relacionamentos. Ela tem relação com escolhas, com boas parcerias e a necessidade de escolher um caminho.
  • O Carro: indica realizações, mas elas exigem merecimento. A carta simboliza que as conquistas estão a caminho, desde que haja foco e determinação para alcançá-las.
  • A Justiça: está relacionada a equilíbrio e decisões justas. Significa que escolhas devem ser tomadas com cautela e harmonia, de acordo com o que é correto.
  • O Eremita: a questão que está sendo analisada (como relacionamento ou trabalho, por exemplo) precisa de uma pausa. Isso porque a carta envolve reflexão e não fazer nada de forma impulsiva.
  • A Roda da Fortuna: ao mesmo tempo em que pode indicar ascensão, essa carta pode indicar queda. Isso porque ela tem relação com movimentos de mudança, com ciclos da vida. Tudo depende do que foi plantado anteriormente.
  • A Força: indica que é preciso domar leões interiores para que seja possível ter êxito. A força não é física, e sim interna. Envolve autoconhecimento e ajudas espirituais.
  • O Enforcado: também conhecida como O Pendurado, é uma carta de desapego. Indica que há inércia em algum aspecto da vida. É preciso refletir e ver o que pode ser jogado fora para que as coisas voltem a fluir.
  • A Morte: essa carta pode até dar medo, mas não quer dizer, necessariamente, que coisas ruins estão chegando. Representa desapego, renascimento e transformação.
  • A Temperança: é preciso manter a calma mesmo diante de situações estressantes. A Temperança indica a necessidade de se ter paciência e prestar atenção na jornada. Tudo a seu tempo.
  • O Diabo: indica que há excessos e muito apego às coisas terrenas. É preciso ser pragmático, tomar as rédeas da situação e desapegar do que não serve.
  • A Torre: indica mudanças repentinas – nem sempre positivas – que levam a alguma ação. É preciso olhar para dentro, refletir, ter calma e esperar a harmonia voltar.
  • A Estrela: uma carta que pode representar a chegada de coisas boas. Também tem a ver com se libertar do passado, acreditar em si e aproveitar as oportunidades que aparecerão pela frente.
  • A Lua: a lua tem relação com seguir instintos, mas sempre com atenção para evitar enganos. É preciso observar o que está ao redor, organizar as ideias e abrir bem os olhos.
  • O Sol: uma carta forte, que traz muito brilho e muita luz. Quando essa carta aparece, indica que as coisas tendem a dar certo e que podem acontecer de forma repentina.
  • O Julgamento: é tempo de recomeçar. Essa carta mostra as coisas podem estar estagnadas agora, mas que com certeza irão acontecer. É preciso ser paciente e resiliente para aguardar a chegada do novo ciclo.
  • O Mundo: trata-se de uma carta de realização e conclusão, muito positiva. Algo está se finalizando para que outra coisa melhor tenha espaço. Mantenha os pés no chão: boas novas estão por vir.

Importante frisar que as cartas não possuem apenas um significado e que podem ter relação com as outras dentro de um jogo.

Arcanos menores

Os Arcos Menores são 56 cartas divididas entre os 4 naipes de um baralho (Paus, Espadas, Copas e Ouros) do Ás ao 10 com o Rei, a Rainha, o Pajem e o Cavaleiro. “Eles servem para complementar os Arcanos Maiores e ainda simbolizam figuras ou etapas de um ciclo”, conta Bianca.

  • Copas: indica sentimentos, ligações afetivas, relacionamentos (não necessariamente amorosos). Também tem relação com o inconsciente, com medos e sonhos. É um naipe com mensagem positiva.
  • Paus: costuma ter relação com trabalho em geral. Sugere movimento, dinamismo. A mensagem é simples: é preciso que exista ação e esforço para que as coisas aconteçam.
  • Espadas: quando uma carta desse naipe aparece, costuma trazer a ideia de batalhas, principalmente as emocionais. Fala sobre estratégias, pensamentos e conflitos.
  • Ouros: tem forte ligação com finanças e com dinheiro, mas não se limita a isso. Pode indicar crescimento, estabilidade e projetos concluídos.

Além do tarot, você se interessa por outras práticas esotéricas? Confira ótimas dicas para fazer um banho de ervas!