Entretenimento

Tarot: como os símbolos ajudam na jornada de autoconhecimento

Dicas de Mulher

Atualizado em 30.06.23

Os seres são altamente simbólicos. O tarot revela que os símbolos são universais e a interpretação das cartas pode proporcionar bons momentos de reflexão e autoconhecimento. Para entender mais sobre o assunto, confira as explicações da produtora de conteúdo esotérico Bianca Steffen e saiba como aprender a interpretar as cartas.

O que é e para que serve o tarot?

Basicamente, o tarot é um baralho composto por 78 cartas, divididas entre arcanos maiores e menores. Por serem carregadas de símbolos, a leitura aleatória de combinações de cartas possibilita o uso como ferramenta de autoconhecimento e divinação. Assim, muitas pessoas utilizam o tarot como uma bússola espiritual, indicando tendências e caminhos melhores a seguir.

Apesar das figuras carregarem símbolos de diferentes civilizações que simbolizam condições universais da conduta humana, o tarot não possui uma origem conhecida. Entretanto, estudiosos afirmam que as cartas provavelmente apareceram no século XIV, no norte da Itália. Na época, as pessoas as utilizavam como um jogo de entretenimento. A partir do século XVI, as pessoas começaram a compreender que a linguagem simbólica do tarot diz muito sobre os movimentos do universo.

Por isso, entender que cada carta carrega um arquétipo da humanidade é a base para associar os símbolos às memórias ancestrais. Por carregar um pouco da inconsciência de cada ser, os arquétipos do tarot mostram que todos os seres vivem de ciclos e essa é a graça da leitura.

Como funciona o tarot?

A leitura do tarot é baseada na interpretação dos símbolos das cartas em uma tiragem. Cada um desses símbolos evoca memórias do inconsciente, permitindo reflexões, avaliações da própria personalidade, dificuldades, vida amorosa, familiar e outros campos importantes da vida. Assim, o objetivo do tarot não é acertar o futuro, mas ser uma ferramenta de guia. Bianca Steffen Lopes complementa apontando que, “dependendo da tiragem, as cartas indicarão a energia do momento geral ou em uma questão específica. Elas também mostram como tirar o melhor da situação ou como superar possíveis obstáculos”.

Publicidade

Significado das cartas de tarot

Para começar os estudos, é muito importante conhecer o significado de cada carta. Tenha em mente que cada símbolo presente nos arcanos maiores e menores expressam medos, forças e até desejos, pois todos os sentimentos humanos são compartilhados na mente inconsciente. Aprenda mais sobre as diferenças e significados a seguir:

Arcanos Maiores

“Os arcanos maiores seguem a jornada de evolução espiritual do ser humano e trazem os arquétipos da sociedade, exprimindo cada parte do processo dessa jornada”, inicia Bianca. Assim, comece estudando as 22 cartas dos arcanos maiores, pois elas exercem maior influência durante as leituras.

Dicas de Mulher

  • O Louco: novas histórias estão prestes a começar e é hora de quebrar laços com o passado. O Louco tem a ver com seguir em frente com coragem, alegria e espontaneidade.
  • O Mago: essa é a carta das oportunidades, dos começos, de colocar planos em prática. O conhecimento adquirido com experiências só é adquirido com experiência e autoconfiança para alcançar um objetivo.
  • A Papisa: também conhecida como ‘A Sacerdotisa’, essa carta tem a ver com usar a sabedoria e a intuição para superar desafios. É preciso ter calma e, se necessário, se reinventar.
  • A Imperatriz: quando essa carta aparece em um jogo, ela indica que as coisas estão bem e que realizações podem acontecer em breve. Tem relação com abundância, beleza e harmonia.
  • O Imperador: muito positiva, essa carta revela que a pessoa está prestes a ter uma realização, principalmente em relação à concretização de objetivos.
  • O Papa: também conhecida como ‘O Sacerdote’, essa carta revela que é preciso refletir um pouco, estudar e pedir conselhos a alguém superior – seja uma pessoa ou um ser espiritual.
  • Os Enamorados: pode até parecer, mas essa carta não tem a ver simplesmente com relacionamentos. Ela tem relação com escolhas, com boas parcerias e a necessidade de escolher um caminho.
  • O Carro: indica realizações, mas elas exigem merecimento. A carta simboliza que as conquistas estão a caminho, desde que haja foco e determinação para alcançá-las.
  • A Justiça: está relacionada a equilíbrio e decisões justas. Significa que as escolhas devem ser tomadas com cautela e harmonia, conforme o que é correto.
  • O Eremita: representa a necessidade de uma pausa. Isso porque a carta envolve reflexão, sem tomar nenhuma decisão impulsivamente.
  • A Roda da Fortuna: pode indicar ascensão e queda. A Roda da Fortuna tem relação com movimentos de mudança, ciclos da vida. Tudo depende do que foi plantado anteriormente.
  • A Força: indica que é preciso domar leões interiores para ser ter êxito. A força pode até ser física, mas ela é mais interna. Envolve autoconhecimento e ajudas espirituais.
  • O Enforcado: conhecida como O Pendurado, é uma carta de desapego. Indica haver inércia em algum aspecto da vida. É preciso refletir e ver o que pode ser jogado fora para que as coisas voltem a fluir.
  • A Morte: essa carta pode até dar medo, mas não quer dizer, necessariamente, que coisas ruins estão chegando. Representa desapego, renascimento e transformação.
  • A Temperança: é preciso manter a calma mesmo diante de situações estressantes. A Temperança indica a necessidade de se ter paciência e prestar atenção na jornada. Tudo tem seu tempo.
  • O Diabo: indica excessos e muito apego às coisas terrenas. É preciso ser pragmático, tomar as rédeas da situação e desapegar do que não serve.
  • A Torre: indica mudanças repentinas que levam a alguma ação, e nem sempre são positivas. É preciso olhar para dentro, refletir, ter calma e esperar a harmonia voltar.
  • A Estrela: uma carta que pode representar a chegada de coisas boas. Também tem a ver com se libertar do passado, acreditar em si e aproveitar as oportunidades que aparecerão pela frente.
  • A Lua: tem relação com seguir seus instintos, mas sempre com atenção para evitar enganos. É preciso observar o que está ao redor, organizar as ideias e abrir bem os olhos.
  • O Sol: uma carta forte, que traz muito brilho e luz. Quando essa carta aparece, indica que as coisas tendem a dar certo e que podem acontecer repentinamente.
  • O Julgamento: é tempo de recomeçar. Essa carta mostra que as coisas podem estar estagnadas agora, mas irão acontecer. É preciso ser paciente e resiliente para aguardar a chegada do novo ciclo.
  • O Mundo: trata-se de uma carta de realização e conclusão, muito positiva. Algo está se finalizando para que outra coisa melhor tenha espaço. Mantenha os pés no chão, pois boas novas estão por vir.

Note que a sequência de cartas dos arcanos maiores representa ciclos internos e externos. Afinal, todas as situações possuem um começo, meio e fim. Desse modo, a jornada dos arcanos maiores mostra que os altos e baixos da vida estimulam o progresso.

Arcanos menores

Dicas de Mulher

“Eles servem para complementar os arcanos maiores e ainda simbolizam figuras ou etapas de um ciclo”, explica a especialista. Os arcanos menores são divididos em 4 naipes de 14 cartas cada um. Por isso, comece aprendendo o significado de cada naipe, que representa as sensações dos quatro elementos.

Publicidade

  • Copas: indica sentimentos, ligações afetivas, relacionamentos (não necessariamente amorosos). Também tem relação com o inconsciente, com medos e sonhos.
  • Paus: costuma ter relação com trabalho em geral. Sugere movimento, dinamismo. Sinaliza que é preciso ação e esforço para que as coisas aconteçam.
  • Espadas: quando uma carta desse naipe aparece, costuma trazer a ideia de batalhas, principalmente as emocionais. Fala sobre estratégias, pensamentos e conflitos.
  • Ouros: tem forte ligação com finanças e com dinheiro, mas não se limita a isso. Pode indicar crescimento, estabilidade e projetos concluídos.

Após entender o significado dos naipes, busque aprender o que as 56 cartas dos arcanos menores representam. Lembre-se que essas cartas funcionam como um adjetivo, pois revelam mais detalhes do tema escolhido.

Métodos de tiragens

Os métodos de tiragem são maneiras de dispor as cartas para uma leitura. Lembre-se que a interpretação das tiragens também depende de um tema central ou o foco do assunto, pois a leitura fica ainda mais fácil quando há diversas informações para trabalhar. Veja alguns métodos a seguir:

Simples com uma carta

Dicas de Mulher

É o método mais simples. Essa tiragem é utilizada quando se busca respostas mais rápidas ou para um conselho geral. Para fazer essa tiragem, basta mentalizar a situação que precisa de orientação e tirar uma carta. Lembre-se que essa tiragem dispensa leituras complexas, então utilize outros métodos se você busca mais especificidade.

Simples com três cartas

Dicas de Mulher

Três é um número muito simbólico para a numerologia, pois indica trajetos lineares, eventos e ações. Esse método é um pouco mais descritivo, mas ainda está longe de explorar toda a capacidade do tarot. Assim, opte por esse método quando há necessidade de respostas rápidas e objetivas, ainda que com um pouco de contextualização. Existem diversas formas de interpretar a posição das três cartas, mas as principais são:

  1. passado / situação atual / alternativa a
  2. presente / problema ou obstáculo / alternativa b
  3. futuro / conselho / alternativa c

Péladan

Dicas de Mulher

Também conhecida como método diamante, essa tiragem organiza cinco cartas em uma cruz, oferecendo um leque maior de informações para a interpretação da situação. Escolha essa tiragem se você precisar explorar o assunto e refletir um pouco. Agora, confira o significado de cada posição:

Publicidade

  1. o que é favorável para a questão
  2. o que não está favorecendo a questão, são os obstáculos e dificuldades
  3. aquilo que está para acontecer ou dica de como desenvolver as próximas questões
  4. consequências ou resultado da questão
  5. o que essa questão representa na vida da pessoa

Templo de Afrodite

Dicas de Mulher

Afrodite é conhecida como a deusa do amor, então não é surpresa que essa tiragem é indicada para analisar e refletir a vida amorosa. Lembre-se que as cartas da coluna direita representam a pessoa que está consultando o tarot, enquanto as cartas da coluna esquerda representam o interesse amoroso ou parceiro. Siga a leitura com o modelo abaixo:

  1. é o plano mental do casal, o que cada um pensa sobre o outro, perspectivas de relacionamento, objetivos e comunicação
  2. é o plano afetivo, pois revela o sentimento que um tem pelo outro
  3. é o plano físico e sexual, indica a atração e possíveis atitudes que um deseja fazer com o outro
  4. resume a relação e revela as perspectivas desse relacionamento, às vezes seguido de um conselho

Onde comprar decks de tarot

O tarot sofreu várias alterações desde o seu surgimento. E isso não é uma coisa negativa, apenas mostra que seu simbolismo se mantém em todas as versões. Isso significa que a base para a confecção de todo deck de tarot possuem as mesmas referências, pois preservam o significado dos arquétipos. A seguir, veja ótimas opções para se iniciar na prática:

  1. Amazon
  2. Aliexpress
  3. Ponto
  4. Casas Bahia

A escolha do deck é extremamente afetiva e pessoal. Observe os modelos com calma, analisando os desenhos, cores e sentimentos que cada deck proporciona. O modelo ideal é aquele que permite que você se conecte com os símbolos.

Onde jogar tarot online

Por último, também é possível fazer tiragens online. Seja de forma gratuita ou paga, não faltam sites para quem deseja saber o que as cartas revelam. Confira a seguir os melhores sites para jogar tarot online:

  1. Personare: uma vez ao dia é possível consultar as cartas gratuitamente e receber orientações para tirar o melhor de cada situação.
  2. iQuilibrio: concentre-se em uma pergunta e escolha uma carta. Nesse site, o jogo das 3 cartas do Tarot de Marselha é grátis e fácil.
  3. Astrocentro: o tarot do amor é o sucesso do site. O jogo traz respostas para diferentes dúvidas no universo dos relacionamentos. Também conta com equipe própria de tarólogos que atendem online com diferentes especialidades.
  4. Somos Todos Um: o que você gostaria de saber? Completíssimo, esse site conta com tarot do amor, emocional, trabalho, Osho, espiritual, egípcio e baralho cigano.

Assim como o tarot, existem outras práticas esotéricas que proporcionam ótimas experiências de autoconhecimento. Que tal conhecer um pouco mais sobre o sagrado feminino?

Licenciada em Letras - Português/Inglês (UEM) e estudante de Ilustração (EBAC). Viciada em jogos, tecnologia e aquarela. Escrevendo e ilustrando por aí :)