Sunomono: aprenda 8 receitas dessa saladinha leve e refrescante

O segredo da salada está na misturinha de vinagre e açúcar

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Quem frequenta restaurantes japoneses já deve ter se deparado com essa gostosura. Para quem nunca ouviu falar, o sunomono consiste em uma saladinha de pepino e molho agridoce que às vezes conta com outros ingredientes, como peixe cru ou kani. A tradução literal de sunomono é “alimentos avinagrados” e o prato é saudável e muito saboroso.

Considerada uma salada, essa receita originada do Japão é servida como complemento aos pratos principais. Quer levar esse gostinho oriental para as suas refeições? Então confira abaixo uma seleção com opções muito fáceis de preparar:

1. Sunomono simples

Foto: Reprodução / Cooking The Globe

Além de ser uma ótima pedida para acompanhar um almoço, essa receita dura bastante tempo na geladeira. A lista de ingredientes conta com pepinos japoneses, sal, açúcar, água, vinagre branco e gergelim torrado. Confira a receita completa aqui.

2. Sunomono com pimenta do reino

Foto: Reprodução / Veganana

A técnica de preparo dessa saladinha aqui não tem mistério nenhum. O segredo do sabor único está no molho, que consiste em uma combinação de vinagre com açúcar. O toque final de gergelim é o charme do prato. Vale a pena conferir os detalhes da receita.

3. Sunomono com macarrão de feijão verde

Foto: Reprodução / Sem Medida

Além de pepino, sal e vinagre, essa receita conta com harusame, que é um macarrão de feijão verde, e gergelim preto. Os pepinos devem ser cortados fininhos e deixados para desidratar com sal em uma peneira. Dê uma olhada no passo a passo do preparo.

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4. Sunomono com bifum

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Levinha e refrescante, o ingrediente diferente dessa salada é o bifum, macarrão sem glúten à base de arroz. Você pode acrescentar, ainda, pedacinhos de tofu, pimentão, brócolis e até mesmo amendoim. Veja como fazer.

5. Sunomono com kani

Foto: Reprodução / Não Sei Cozinhar

O kani, ingrediente fácil de ser encontrado em supermercados e casas especializadas, é o que faz a diferença nessa salada. Para ficar bem fininho, a dica é cortar o pepino com um fatiador de legumes. Confira a lista completa de ingredientes e o modo de fazer aqui.

6. Sunomono com cenoura

Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

Essa opção deve ser preparada na véspera do dia que você pretende servir, pois deve ficar na geladeira por pelo menos 12 horas. A conserva de pepino e cenoura leva vinagre de arroz, açúcar e sal. Você pode trocar o açúcar por adoçante culinário, se preferir. Aprenda.

7. Sunomono com shoyu

Foto: Reprodução / Francinha

Se você quiser uma receita menos ácida, comece com seis colheres de vinagre de arroz e vá colocando mais conforme o seu gosto. Fatie o pepino bem fino, misture com o sal e deixe reservado por 5 minutos. Depois, escorra e esprema bem. Confira os passos seguintes aqui.

8. Sunomono sem açúcar

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Diferente da opção tradicional, feita com vinagre de arroz, esse sunomono foi feito com vinagre de maçã. Além disso, o sal foi substituído por duas colheres de sopa de shoyu. Essa versão é prática, agridoce e pode ser guardada de 3 a 4 dias refrigerada. Confira o passo a passo.

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Preparando a base de pepino e o molho, o restante é com você. Vale experimentar com outros vegetais e até peixes, como salmão ou atum. Crie sua salada e delicie-se!

Assuntos: Alimentação

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