8 suflês de espinafre para você surpreender na cozinha

Essas receitas são de preparo fácil e, de quebra, fazem bem para a saúde!

Escrito por Nicole Dias

Imagem: Big Oven

Talvez você não saiba, mas o espinafre é muito rico em cálcio e proteínas. Além disso, o vegetal conta com componentes antioxidantes e anti-inflamatórios que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Não é ótimo contar com alimentos que fazem tão bem para a nossa saúde? Melhor ainda quando eles fazem parte de receitas que são irresistíveis e muito fáceis de fazer, como é o caso do suflê.

Clássico da cozinha francesa, o suflê (do francês “soufflé”, “assoprado”) é um prato muito leve, feito no forno, e que costuma levar na sua base uma combinação de claras em neve, gemas e molho branco (ou bechamel).

No entanto, com um pouco de criatividade e sem medo de colocar a mão na massa, você pode inventar novas possibilidades na sua cozinha e surpreender a família com opções fora do comum – mas sem perder o sabor.

Confira abaixo oito receitas de suflê que levam o vegetal favorito do Popeye como um dos ingredientes principais. Elas têm uma casquinha por fora e são mega cremosas por dentro.

Vale servir como complemento para peixes, frangos e carnes assadas. Ou, se preferir, como prato principal mesmo. Você que decide! 😉

Leia também: 50 receitas de tapioca para você se deliciar de forma saudável

1. Suflê de espinafre simples

Imagem: Taste

Se você nunca fez um suflê antes, essa é uma boa receita. Você vai precisar de meio maço de espinafre, caldo de legumes, manteiga, farinha de trigo, leite, parmesão ralado, dois ovos, sal, pimenta e noz moscada. Um segredo é cozinhar o espinafre no caldo de legumes, trazendo ainda mais sabor para o seu prato. Curtiu? Receita completa aqui.

2. Suflê de espinafre com bacon

Foto: Reprodução / Oslaine Artes

Dificilmente uma receita que leva bacon entre os ingredientes fica ruim, não é mesmo? Além disso, nessa receita aqui você utiliza queijo mussarela e parmesão. O suflê forma uma casquinha deliciosa por cima e por dentro fica molinho e cheio de sabor. Sério, como resistir? Veja o passo a passo completo.

3. Suflê de espinafre com tofu

Para quem ama um toque de criatividade na hora de cozinhar, essa receita é, literalmente, um prato cheio. Além de saborosa, é rica em cálcio e bem simples de fazer. A combinação do espinafre com o tofu é incrível, e o resultado final é um suflê leve e muito gostoso. Toque final: pedacinhos de queijo minas por cima do prato saído do forno. Hmmmm! Confira o modo de preparo.

4. Suflê de espinafre saudável

Essa receita de suflê de espinafre leva ingredientes diferentes: óleo de coco (também pode ser utilizado azeite de oliva extra virgem ou manteiga ghee) e leite de coco (que pode ser substituído por outro leite vegetal da sua preferência, como leite de arroz ou de castanha). Ficou curiosa pra ver a receita completa? Está aqui.

5. Suflê de espinafre sem glúten

Imagem: The Butcher and The Baker

Uma ótima opção para quem procura por uma dieta mais saudável, o suflê é uma recita que pode ser facilmente adaptada para quem tem restrições na alimentação. No caso dessa versão, por exemplo, não vai nada com glúten. Entre os ingredientes estão um copo de leite de inhame e 5 colheres de sopa de farinha de arroz integral. Veja a lista completa e o modo de preparo aqui.

Leia também: 56 receitas de torta de liquidificador extremamente versáteis e saborosas

6. Suflê simples de espinafre sem glúten e lactose

Mais uma opção leve, sem glúten e sem lactose. Lembre-se que o suflê deve ir direto do forno para a mesa e que é normal que ele fique mais murchinho depois de um certo tempo. Essa receita é muito gostosa e tem um rendimento alto. Perfeita para servir naqueles almoços com a família inteira, sabe? Veja como preparar.

7. Suflê de espinafre sem glúten e lactose temperadinho

O diferencial dessa receita é que o tradicional creme de leite é substituído por creme de soja. Orégano, salsinha e ervas finas são os temperos escolhidos para deixar o suflê de espinafre com um gostinho de quero mais. Quem foi que disse que alimentação sem lactose não pode ser uma delícia? Veja a receita completa.

8. Suflê fit de espinafre

Imagem: DJ Foodie

Esse suflê é uma delícia e ótimo para dar aquela variada na dieta. Quando o suflê estiver douradinho, podem tirar do forno e saborear… ou colocar queijo ralado por cima pra gratinar! Parece irresistível, não? Veja o passo a passo da receita em vídeo.

Qual dessas receitas você vai experimentar hoje mesmo? Conte nos comentários! E não se esqueça de compartilhar esse post com aquela amiga que é apaixonada por espinafre.

Leia também: 10 alimentos mais ricos em ferro

Dicas pela Web
Comentários