16 receitas de suflê de chocolate para provar um clássico francês

Escrito por
Em 25.09.20

O suflê de chocolate é um tipo de bolo com um interior extremamente macio e coberto por uma casquinha crocante. Isso faz com que essa seja uma sobremesa queridinha e que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. E tem mais: mesmo sendo de origem francesa, seu preparo não é complicado. Veja só:

Continua após o anúncio

1. Suflê de chocolate simples

Feita à mão, essa receita leva apenas quatro ingredientes, são eles: chocolate, manteiga, ovos e açúcar. Essa é uma combinação simples, mas certeira para obter um suflê com gostinho de quero mais. Mesmo sendo dividido em etapas, o passo a passo é fácil de ser seguido. Para um charme extra na decoração, a dica é usar açúcar de confeiteiro.

2. Suflê de chocolate com cacau em pó

Para obter um sabor intenso, essa receita leva cacau em pó e chocolate meio amargo. O preparo consiste em derreter o chocolate e misturá-lo com leite, o cacau em pó, gemas e claras em neve açucaradas. Depois, é só levar seu suflê para assar em potinhos untados com manteiga e polvilhados com açúcar. Para finalizar, a dica é usar raspas de chocolate.

3. Suflê de chocolate no micro-ondas

Não quer levar a massa de suflê ao forno? Não tem problema! Aqui, a dica é assar o bolinho no micro-ondas. Assim, o tempo de espera é menor ainda. Outra vantagem é que, nessa opção, não é preciso bater as claras em neve. É só praticidade e sem deixar o sabor de lado.

4. Suflê de chocolate branco

Chocolate branco também rende um suflê delicioso e essa receita está aqui para provar isso. De quebra, você ainda confere como fazer um coulis de frutas vermelhas para o recheio, caso queira um resultado mais incrementado. O resultado é um contraste de sabores que pode deixar qualquer um babando.

5. Suflê de chocolate com farinha de oleaginosas

Continua após o anúncio

Livre de glúten, essa receita deixa a farinha de trigo de lado. Em seu lugar, dá para usar uma farinha de oleaginosas de sua preferência ou nozes trituradas. Além desse ingrediente, você também vai precisar de ovos, chocolate meio amargo e açúcar demerara.

6. Suflê de chocolate com amido de milho

Para deixar a textura do suflê bem fofinha, essa receita usa amido de milho. Ele é misturado com manteiga, leite quente, chocolate, gemas, claras em neve e essência de baunilha. Esse último ingrediente ainda ajuda a aromatizar o seu doce.

7. Suflê de chocolate com extrato de café

Que tal se deliciar com um sabor que não passa despercebido? Para isso, essa receita propõe misturar chocolate e extrato de café. O bom é que o resultado não fica tão doce e pode conquistar os mais variados paladares. Veja todas as dicas de preparo no vídeo.

8. Suflê de chocolate com creme de leite

iStock

Nessa receita, o creme de leite fresco ajuda a equilibrar o sabor marcante do cacau em pó e do chocolate amargo que também são usados. Além disso, ele ajuda a dar leveza para o doce, junto ao amido de milho. Veja o modo de preparo para experimentar.

9. Suflê de chocolate com rum

Nessa receita, você confere dicas certeiras para fazer um suflê no melhor estilo francês. Aqui, a base do doce é feita no fogão e depois é incorporada às claras em neve. Essa é uma opção em que a massa cresce bastante, fica bem leve e ainda é aromatizada com rum.

10. Suflê de chocolate com calda de pistache

Continua após o anúncio

Para obter uma sobremesa mais incrementada, a proposta dessa receita é cobrir o suflê com uma calda feita com chocolate amargo, manteiga sem sal e pistache. Além disso, bicarbonato de sódio ainda entra em cena para ajudar a massa a crescer.

11. Suflê de chocolate com Nutella

Nutella é aquele tipo de ingrediente que faz sucesso no preparo das mais variadas sobremesas, e aqui isso também é assim. Para diferenciar ainda mais essa receita, ela é feita sem farinha de trigo. Os ingredientes usados são leite, creme de leite, manteiga, açúcar, ovos, sal, cacau e Nutella.

12. Suflê de chocolate tradicional francês

Para fazer essa receita, primeiro é preciso misturar manteiga, farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. Então, essa mistura vai para uma panela com leite fervente aromatizado com raspas de limão e adoçado com açúcar. Na sequência, chocolate e gema de ovo entram em cena. Para finalizar, as claras em neve também vão para a panela. Enfim, é só assar.

13. Suflê de chocolate com creme anglaise

Suflê de chocolate já é bom sozinho, acompanhado por um creme anglaise, melhor ainda! Nunca ouviu falar nesse creme? O nome pode até não ser dos mais fáceis, mas o preparo é simples e leva leite, creme de leite fresco, avelã, fava de baunilha, gemas e açúcar. Assim, fica fácil deixar a hora da sobremesa muito mais gostosa.

14. Suflê de chocolate petit gâteau

A proposta dessa receita é unir duas sobremesas saborosíssimas em uma só. De cara, o doce parece um suflê comum, mas na primeira garfada já dá para se deparar com o recheio bem cremoso. Quer ainda mais? Sirva uma bola de sorvete de como acompanhamento.

15. Suflê de chocolate fit

Continua após o anúncio

Feita com apenas dois ingredientes, essa receita fit é uma ótima pedida para quem busca praticidade. Aqui, só é preciso bater as claras em neve e ir incorporando chocolate 60% cacau derretido aos poucos. Então, é só levar o doce para assar.

16. Suflê de chocolate low carb

Para fazer essa versão low carb, você vai usar claras de ovos, sal, xilitol ou outro adoçante de sua preferência, chocolate 70% cacau, óleo de coco e cacau 100%. Com as substituições certas, dá pra fazer um doce com uma baixa quantidade de carboidratos e que ainda é bem gostoso.

Seguindo todas as dicas do preparo, dá para obter um resultado de sucesso tranquilamente. Então, que tal escolher uma receita? Para se aventurar ainda mais por esse universo da confeitaria francesa, veja também como fazer macarons e aumente o nível de dificuldade.

Assuntos: Alimentação