Strong by Zumba: conheça a aula que está virando tendência nas academias

Se você acha que a zumba tem dança de mais e condicionamento de menos, você vai adorar a Strong by Zumba

Escrito por

Foto: Reprodução / Strong by Zumba

Continua após o anúncio

Uma aula pesada que combina o ritmo da zumba, a queima de calorias do HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) e exercícios de força que utilizam o peso do próprio corpo: esta é a Strong by Zumba, a nova modalidade que está chegando ao Brasil.

Diferente da zumba tradicional, que tomou conta das academias pelo mundo há alguns anos e continua sendo uma tendência, a Strong by Zumba se parece muito menos com uma aula de dança. Isto é, existem sim movimentos coordenados e sequenciais, mas eles são muito mais voltados ao condicionamento muscular e ao treinamento de cardio.

Essa nova modalidade de aula que promete queimar calorias, definir curvas e fortalecer os músculos foi lançada recentemente em Orlando, nos Estados Unidos, durante a Zumba Instructor Convention, uma convenção que reúne professores adeptos desse método.

Por isso, a Strong by Zumba ainda está desembarcando no Brasil e começando a atrair seus primeiros praticantes e instrutores – é preciso fazer um treinamento oferecido pela proprietária da marca Strong by Zumba® para obter o certificado de instrutor.

Tem zumba, mas não tem dança? Como assim?

Todos os movimentos do HIIT e as sequências de fortalecimento são sincronizados com a batida. A parte da dança mesmo acontece em intervalos muito breves, de 30 a 90 segundos de duração, servindo como uma transição entre uma etapa da aula e outra.

Leia também: 8 razões para você começar a praticar pole dance

Como é uma aula de Strong by Zumba

A aula de Strong by Zumba dura de 55 a 60 minutos. Ela começa com um aquecimento e depois passa por quatro etapas, chamadas de quadrantes, que são separadas pelos movimentos simples de dança característicos da zumba.

Os quadrantes têm objetivos específicos e alternam movimentos de alta intensidade (elevação dos joelhos, burpees e polichinelos, por exemplo) e movimentos de baixa intensidade (como avanços, corda, kickboxing etc.). Para encerrar, é feito um resfriamento.

Como a aula pode ser adaptada a diferentes níveis de condicionamento físico, o instrutor pode escolher movimentos mais ou menos desafiadores, de forma que mesmo iniciantes na prática de zumba ou HIIT podem encarar a sessão. Quem já tem um bom preparo, porém, pode optar por aulas de nível bem mais avançado.

Continua após o anúncio

Benefícios da Strong by Zumba

De acordo com os criadores dessa modalidade, as aulas de Strong by Zumba tonificam braços, pernas, abdômen e glúteos, proporcionando condicionamento físico para o corpo todo. Os músculos abdominais são especialmente trabalhados durante o quadrante de exercícios feitos no chão, que ativam 29 músculos do core.

Além disso, as aulas promovem a queima de calorias, favorecendo o emagrecimento. Por combinar o fortalecimento muscular com os exercícios de alta intensidade, a Strong by Zumba ainda estimula a queima de calorias depois do treino.

Leia também: Ballet fitness: dança e exercícios com alta queima de calorias

Onde encontrar uma aula de Strong by Zumba

Se você ficou com vontade de experimentar a Strong by Zumba, a melhor forma de descobrir as academias que oferecem essa modalidade é pesquisando no site oficial, que mostra uma lista com as aulas disponíveis em determinada data.

Como essa modalidade é bastante recente, ainda não há muita opção de locais e horários. Vale a pena se informar na secretaria da sua academia se eles planejam oferecer essa nova aula que promete virar a maior febre.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Fitness

Para você