Strong by Zumba: conheça a aula que está virando tendência nas academias

Se você acha que a zumba tem dança de mais e condicionamento de menos, você vai adorar a Strong by Zumba

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: Reprodução / Strong by Zumba

Uma aula pesada que combina o ritmo da zumba, a queima de calorias do HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) e exercícios de força que utilizam o peso do próprio corpo: esta é a Strong by Zumba, a nova modalidade que está chegando ao Brasil.

Diferente da zumba tradicional, que tomou conta das academias pelo mundo há alguns anos e continua sendo uma tendência, a Strong by Zumba se parece muito menos com uma aula de dança. Isto é, existem sim movimentos coordenados e sequenciais, mas eles são muito mais voltados ao condicionamento muscular e ao treinamento de cardio.

Essa nova modalidade de aula que promete queimar calorias, definir curvas e fortalecer os músculos foi lançada recentemente em Orlando, nos Estados Unidos, durante a Zumba Instructor Convention, uma convenção que reúne professores adeptos desse método.

Por isso, a Strong by Zumba ainda está desembarcando no Brasil e começando a atrair seus primeiros praticantes e instrutores – é preciso fazer um treinamento oferecido pela proprietária da marca Strong by Zumba® para obter o certificado de instrutor.

Tem zumba, mas não tem dança? Como assim?

Todos os movimentos do HIIT e as sequências de fortalecimento são sincronizados com a batida. A parte da dança mesmo acontece em intervalos muito breves, de 30 a 90 segundos de duração, servindo como uma transição entre uma etapa da aula e outra.

Leia também: 8 razões para você começar a praticar pole dance

Como é uma aula de Strong by Zumba

A aula de Strong by Zumba dura de 55 a 60 minutos. Ela começa com um aquecimento e depois passa por quatro etapas, chamadas de quadrantes, que são separadas pelos movimentos simples de dança característicos da zumba.

Os quadrantes têm objetivos específicos e alternam movimentos de alta intensidade (elevação dos joelhos, burpees e polichinelos, por exemplo) e movimentos de baixa intensidade (como avanços, corda, kickboxing etc.). Para encerrar, é feito um resfriamento.

Como a aula pode ser adaptada a diferentes níveis de condicionamento físico, o instrutor pode escolher movimentos mais ou menos desafiadores, de forma que mesmo iniciantes na prática de zumba ou HIIT podem encarar a sessão. Quem já tem um bom preparo, porém, pode optar por aulas de nível bem mais avançado.

Benefícios da Strong by Zumba

De acordo com os criadores dessa modalidade, as aulas de Strong by Zumba tonificam braços, pernas, abdômen e glúteos, proporcionando condicionamento físico para o corpo todo. Os músculos abdominais são especialmente trabalhados durante o quadrante de exercícios feitos no chão, que ativam 29 músculos do core.

Além disso, as aulas promovem a queima de calorias, favorecendo o emagrecimento. Por combinar o fortalecimento muscular com os exercícios de alta intensidade, a Strong by Zumba ainda estimula a queima de calorias depois do treino.

Leia também: Ballet fitness: dança e exercícios com alta queima de calorias

Onde encontrar uma aula de Strong by Zumba

Se você ficou com vontade de experimentar a Strong by Zumba, a melhor forma de descobrir as academias que oferecem essa modalidade é pesquisando no site oficial, que mostra uma lista com as aulas disponíveis em determinada data.

Como essa modalidade é bastante recente, ainda não há muita opção de locais e horários. Vale a pena se informar na secretaria da sua academia se eles planejam oferecer essa nova aula que promete virar a maior febre.

Assuntos: Fitness

Dicas pela Web