Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Stand Up Paddle: a modalidade esportiva que tonifica e diverte

Sup é o ato de remar em cima de uma prancha grande com o auxílio de um remo

em 10/09/2014

Foto: Thinkstock

Nada melhor do que unir esporte e lazer, não é mesmo?! E é exatamente isso que o Stand Up Paddle – na tradução literal das palavras: prancha de ficar em pé – proporciona! Não foi por acaso que a atividade virou sensação entre os brasileiros, atraindo milhares de adeptos, especialmente no período de verão.

Porém, apesar de todo esse sucesso, muitas pessoas ainda não conhecem ou têm muitas dúvidas sobre o esporte. Pensando nisso, abaixo, Andrey Marques, professor de Educação Física e proprietário da Escola Stand Up Paddle Rio, esclarece as principais questões sobre o assunto.

O que é?

O professor Andrey Marques explica que Stand Up Paddle (Sup, de forma abreviada) é o ato de remar em cima de uma prancha grande, com o auxílio de um remo.

Moda nas praias de todo o Brasil, o Sup se torna cada vez mais conhecido por ser considerado um esporte acessível, que não exige muito preparo físico e pode ser praticado por pessoas de praticamente todas as idades. Mas, vale ressaltar que, assim como qualquer outra prática realizada na água, a atividade exige cuidados (veja abaixo).

Andrey Marques destaca que o esporte pode ser praticado em qualquer lugar que tenha uma superfície móvel com grande volume de água. Ou seja: no mar, em lagoas, rios, represas ou até em grandes piscinas. O fundamental é que a água tenha um mínimo de profundidade e espaço suficiente para remar.

Mas, certamente, o local mais conhecido para a prática da atividade é o mar. O professor Andrey explica que, de forma geral, as aulas começam na areia, com uma aula teórica com duração de 10 minutos. Depois disso, o praticante vai direto para o mar com o instrutor, acompanhante inicial.

Para praticar o esporte são necessários: prancha, remo, strep e, de preferência, uma roupa específica de lycra, conforme destaca o professor Andrey.

Quem pode praticar?

Andrey Marques explica que a faixa etária mais indicada para praticar o Sup é dos 8 aos 65 anos. “Mas isso depende muito de cada pessoa”, destaca.

O professor acrescenta que não existem contraindicações para o esporte, porém, pelos princípios básicos da Educação Física, é sempre indicado que a pessoa passe por uma avaliação e liberação médica antes de iniciar a prática. Veja no vídeo mais detalhes sobre a prática dessa atividade:

Benefícios do esporte

Entre os benefícios que o esporte pode oferecer, destacam-se:

  • É um esporte acessível: homens e mulheres podem praticar. E mesmo quem ainda não tem habilidade com a prancha pode começar, sempre com a orientação de um instrutor.
  • O esporte proporciona um contato incrível com a natureza, além de, no verão, ser uma ótima opção para se refrescar.
  • O esporte proporciona uma sensação incrível de paz e tranquilidade.
  • Proporciona mais equilíbrio e ajuda na concentração.
  • A atividade faz com que pernas e abdômen sejam trabalhados para que o praticante fique em pé e equilibrado na prancha, o que tonifica os músculos. Além disso, é possível perder cerca de 350 calorias em uma hora de esporte.
  • O esporte é muito prazeroso e, além de proporcionar paz e tranquilidade, tem como principal atrativo o fato de divertir.

Principais cuidados ao praticar o Stand Up Paddle

Foto: Thinkstock

Porém, como outros esportes, o Stand Up Paddle exige cuidados especiais, principalmente por ser realizado na água. Abaixo você confere os principais:

  • Andrey Marques destaca que é necessário que a pessoa saiba nadar, para evitar acidentes.
  • Andrey acrescenta que, se o praticante for remar em aberto, é fundamental fazer isso em companhia de outra pessoa e sempre usando colete salva-vidas.
  • O professor Andrey destaca que, na hora da prática, o iniciante, sempre que for cair, deve fazer isso para os lados e soltando o remo, para não se machucar batendo na prancha.
  • É interessante que os iniciantes na prática procurem um local onde não haja correnteza forte e no qual a superfície da água esteja mais lisa.
  • É fundamental que a pessoa utilize equipamento adequado, para isso, deve consultar profissionais da área que indicarão o tipo de prancha, remo e colete ideais de acordo com o peso e a altura do praticante.
  • É importante usar sempre o leash (a corda de segurança que une o praticante à prancha).
  • É fundamental, antes de iniciar a prática, procurar um profissional capacitado.
  • É importante se informar sobre correntezas, ventos e características do local escolhido para praticar o esporte.
  • A atividade nunca deve ser praticada em dias de chuva com relâmpagos e trovoadas.
  • É necessário evitar a prática entre banhistas. A prancha é um equipamento grande e, no caso de uma colisão, pode machucar.

Tomando esses cuidados básicos e contando sempre com as orientações de profissionais capacitados, você estará preparada para usufruir de todos os benefícios que o Stand Up Paddle oferece. E o melhor de tudo: vai se exercitar e se divertir ao mesmo tempo!

Comentários
Dicas relacionadas