Sopas nutritivas para o inverno

A combinação de alimentos ricos em nutrientes variados fazem das sopas pratos saudáveis e ótimas opções para aquecer os dias frios

Escrito por Alessandra Busko

Para esquentar os dias frios, nada melhor que acrescentar ao cardápio sopas nutritivas e deliciosas. Além de muito saudáveis, os caldos quentes apresentam baixo teor calórico e uma grande variedade de nutrientes.

Se incrementadas com legumes e verduras, que são excelentes para o bom funcionamento do organismo, as sopas se tornam pratos ainda mais ricos em minerais, antioxidantes, fibras e vitaminas.

Para fazer uma sopa nutritiva e completa, o ideal é incluir os três principais grupos de alimentos: o dos grãos, cereais e pães; alimentos ricos em proteínas; e por final, legumes e verduras, que podem ter mais de uma variedade na mesma receita.

A boa textura e a combinação dos alimentos também contam para uma sopa bem concentrada e mais saborosa.

Os legumes e verduras devem ser preparados na medida certa. O ponto ideal de cozimento é deixar os alimentos um pouco durinhos, sem atingir o estágio “desmanchando”. É preciso tomar cuidado apenas com as quantidades de sal e gordura acrescentados na sopa.

Os benefícios nutricionais das sopas contribuem com um grande abastecimento diário de água no organismo, incentiva o consumo de verduras e legumes (que são deixados um pouco de lado nos dias mais frios), a proteção do nosso corpo contra doenças virais como a gripe e o prolongamento a sensação de saciedade após a refeição.

As sopas podem ser consumidas tanto como uma entrada, substituindo as saladas, ou até mesmo como uma refeição única no almoço ou jantar. Para uma sopa de entrada, prefira as versões mais leves como cremes e caldos de legumes, palmito e ervilha. Já para uma refeição mais completa, saboreie sopas como o borsch e o creme de queijo ou de abóbora com carne seca, que são ricos em proteínas, carboidratos, verduras e legumes.

Assuntos: Alimentação, Inverno

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