Sopa fria para o verão

O prato pode ser acrescentado no seu cardápio de verão como uma alternativa saudável e que ajuda a combater aquele “peso” no estômago logo após as refeições

Escrito por Alessandra Busko

Em dias de calor intenso a vontade de consumir alimentos mais leves e frescos é grande. Apostar em refeições refrescantes como saladas, sanduíches ou em carnes mais magras é natural nessa época. Mas e a sopa fria, você já experimentou?

Trata-se de uma versão é similar à sopa de inverno, que leva os mesmos ingredientes, com a diferença que o modo de preparo dispensa o uso do fogão. A sopa fria pode ser acrescentada no seu cardápio de verão como uma alternativa de prato saudável e que ajuda a combater aquele “peso” no estômago logo após as refeições.

Apesar de parecer uma sugestão um tanto quanto estranha, a sopa fria é apetitosa e pode ser feita em várias versões e sabores. Além disso, tem valor calórico menor, é menos densa e pode substituir um prato de salada tranquilamente, ótimo para quem tem certa dificuldade em consumir os alimentos crus.

Consumir o caldinho frio no início da refeição é ótimo, pois dá sensação de saciedade no organismo, o que colabora para que você coma menos do prato principal. Para preparar uma sopa fria saborosa e com gostinho de quero mais, vale seguir algumas dicas.

Dicas para preparar a sopa fria

Alguns cuidados são necessários para manter a qualidade do prato e não exagerar nas calorias. Evite o excesso de sal ao preparar a receita da sopa fria para não causar inchaços no corpo. Procure utilizar poucas verduras como repolho, couve-flor e brócolis para evitar o desconforto dos gases. Complementos como o azeite, manteiga e creme de leite devem ser evitados ou acrescentados moderadamente, pois são muito calóricos. Substitua por torradinhas para que sua sopa fique crocante e mais saborosa.

Durante ou depois de saborear a sopa fria, seja no período do almoço ou jantar, é permitido consumir um prato mais leve que contenha peixe, frango ou até mesmo omelete para garantir o consumo de calorias, proteínas e carboidratos.

Para que a sopa fique mais consistente e colorida, é preciso misturar os ingredientes no liquidificador, temperar e depois só saborear. Alguns alimentos como a cenoura e beterraba, necessitam ser cozidos antes da preparação da sopa. É só cozinhar, deixar esfriando e logo em seguida acrescentar na sopa.

Dá para preparar diferentes receitas de sopa fria para o verão, basta saber fazer misturas de verduras e legumes que deixem o prato saboroso. Por exemplo: sopa de tomate com manjericão e queijo de búfala, abóbora com ricota, cenoura com beterraba, abacate com nozes picadas, pepino e iogurte, entre outros tipos.

Assuntos: Alimentação

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