Moda e Beleza

Sobrancelha fio a fio: as melhores técnicas para realçar o olhar

iStock

Atualizado em 22.12.22

Se no início dos anos 2000 a moda era ter sobrancelhas finas, hoje em dia o que está em alta são as sobrancelhas mais grossas, preenchidas e bem desenhadas. Nem todas as mulheres possuem os pelinhos no lugar e, por isso, recorrem à sobrancelha fio a fio.

Esse procedimento engloba diferentes técnicas utilizadas para realçar o formato natural das sobrancelhas, deixando-as volumosas e definidas. Se você quer saber mais sobre cada uma, continue a leitura!

Principais técnicas de sobrancelha fio a fio

A escolha da técnica de sobrancelha fio a fio dependerá do resultado final desejado, mas, independente da preferência, todas têm o objetivo comum de corrigir falhas de forma precisa. A mestre em visagismo facial e presidente do Spa das Sobrancelhas, Jane Muniz, explica como funciona o procedimento que é sua especialidade. “Os fios são desenhados com tinta e agulha em áreas falhadas. Preenchem, dão volume e conferem efeito natural às sobrancelhas.”

Agora que você já sabe o básico sobre o procedimento, é hora de ficar por dentro dos detalhes das principais técnicas de sobrancelha fio a fio. Confira!

Micropigmentação

iStock

Publicidade

A micropigmentação fio a fio é ideal para quem quer sobrancelhas preenchidas e ao mesmo tempo com um acabamento natural. A técnica consiste no uso do dermógrafo, aparelho com agulhas ultrafinas que implantam o pigmento de acordo com os diferentes tipos de pele. Anestésicos podem ajudar a amenizar a dor do procedimento, que tem durabilidade de até 2 anos dependendo da pele de cada pessoa.

Microblading

iStock

Esta técnica é feita à mão livre com o uso do tebori, um instrumento com microlâminas lineares ou circulares que, ao entrar em contato com a pele, deposita o pigmento na região das sobrancelhas. As picadinhas incomodam um pouco, mas são suportáveis. O procedimento pode durar até 2 anos. Tanto a microblading como a micropigmentação são técnicas que imitam o formato dos fios e, por isso, também são conhecidas como sobrancelha fio a fio 3D.

Outras técnicas de sobrancelha fio a fio

iStock

Ainda existem outras técnicas menos conhecidas mas que podem dar um efeito incrível às suas sobrancelhas. Conheça algumas delas:

Ombré Lines

O efeito do ombré lines nas sobrancelhas tem por objetivo criar um efeito sutil com o escurecimento do arco. Utilizando o tebori ou dermógrafo, o “início” das sobrancelhas fica com uma cor mais clara, criando um degradê natural e bem demarcado. Assim, a técnica preenche as falhas e valoriza os traços do rosto. Também pode durar até 2 anos.

Publicidade

Shadow Lines

Quem gosta de sobrancelhas destacadas pode apostar na shadow lines. Assim como a ombré lines, esta técnica permite o uso do tebori ou dermógrafo. O efeito, no entanto, é criar um sombreado entre os fios, dando a impressão de sobrancelhas mais grossas e fartas. A durabilidade é de 1 a 2 anos.

Outra técnica de micropigmentação que faz sucesso é a sobrancelha esfumada. Esse procedimento, no entanto, se diferencia do método fio a fio. A ideia é colorir a pele que sustenta os fios com pigmentos orgânicos, sempre prezando pela naturalidade e harmonia do formato das sobrancelhas. O efeito é bem parecido com o preenchimento realizado com sombra e a durabilidade é menor em relação às outras técnicas mencionadas anteriormente – cerca de 6 meses.

Preço da sobrancelha fio a fio

É importante pesquisar bem o preço da sobrancelha fio a fio antes de realizá-la. O valor pode sofrer alterações dependendo de alguns fatores:

  • O preço varia de acordo com a região onde você mora: o preço fica na faixa de R$600 a R$2000, dependendo da clínica e da cidade onde você mora;
  • Profissionais mais qualificados podem cobrar mais: o valor do procedimento pode ser mais alto se o(a) profissional escolhido(a) tiver mais curso e/ou experiência na técnica;
  • Desconfie de preços muito baixos: procedimentos a “preço de banana” merecem desconfiança, uma vez que profissionais qualificados cobram valores proporcionais ao mercado.

Outra dica importante é pedir referências para quem já fez a sobrancelha fio a fio. Dessa forma, você já fica sabendo quem são os(as) profissionais mais indicados(as) para realizar o procedimento em sua cidade!

Resultados da sobrancelha fio a fio

Ver o resultado da sobrancelha fio a fio em quem já fez a técnica ajuda a compreender a proposta e o efeito do procedimento. Confira!

1. A técnica fio a fio dá vida às sobrancelhas

2. Realça o olhar

3. Deixando-o poderoso

Thalita Reis

Publicidade

4. Valoriza o formato do rosto

5. Com a harmonia que toda mulher procura

6. É a técnica perfeita para quem gosta de sobrancelhas fartas

7. E claro, sem falhas!

Um resultado mais lindo que o outro, não é mesmo? Independente da técnica escolhida, a sobrancelha fio a fio garante destaque e luminosidade ao olhar.

Cuidados com a sobrancelha fio a fio

É preciso tomar alguns cuidados com a técnica fio a fio, principalmente nas primeiras duas semanas após a realização do procedimento. Muniz faz algumas recomendações:

  • Uso de gel para hidratar e umectar a região por pelo menos cinco dias;
  • Evitar o sol por sete dias;
  • Não coçar ou esfregar a região;
  • Evitar lavagem com água muito quente nos três primeiros dias;
  • Evitar o uso de maquiagem pelo período de duas semanas;
  • Após as primeiras 24 horas após a realização do procedimento, usar apenas sabonete neutro para a higiene local;
  • Evitar saunas e piscinas nos primeiros sete dias.

Muniz ressalta ainda que “usar protetor solar no rosto diariamente é fundamental para manter as sobrancelhas preenchidas e pigmentadas por até 18 meses”.

Mais informações sobre sobrancelha fio a fio

Abaixo, assista alguns vídeos que demonstram com mais detalhes como funciona a técnica fio a fio!

Sobrancelha fio a fio | Experiência e passo a passo, por Bruna Lima

A Bruna tinha sobrancelhas falhadas e por isso decidiu fazer a micropigmentação. Ela mostra o passo a passo do procedimento e os cuidados necessários para garantir um resultado ainda mais satisfatório.

Microblading fio a fio realista, por Michelle Rios

Designer de sobrancelhas e micropigmentadora, a Michelle mostra como é feita a microblading fio a fio realista. A técnica tem por objetivo desenhar as sobrancelhas com naturalidade, sem deixar de lado o aspecto natural da cor e da espessura dos fios.

Micropigmentação de sobrancelha fio a fio 3D, por Thaiane Lopes

A Thaiane também é micropigmentadora e explica como realiza a técnica fio a fio 3D. O trabalho é personalizado, já que o desenho das sobrancelhas é feito de acordo com as características faciais de cada cliente.

A técnica fio a fio pode ser realizada para preencher pequenas falhas ou até mesmo redesenhar as sobrancelhas do zero. O melhor de tudo é que, por não ser definitiva, a mulher tem a liberdade de querer ou não refazê-la.

Agora que você já sabe sobre o procedimento fio a fio, que tal dar uma repaginada no visual utilizando a tecnica de nanoblading para garantir sobrancelhas ainda mais bonitas?

Jornalista (11783/PR), a típica taurina, apaixonada por leitura, escrita, cinema, cultura pop e chocolate.